Por que humanizar marcas?
Humanizar marcas é construir uma relação de aproximação com o público, não se limitando apenas às relações comerciais dos produtos ou serviços oferecidos. A humanização busca conexões verdadeiras com os clientes.
Essas conexões atingem também os colaboradores, fornecedores e todos os envolvidos nesse processo.
A ação de humanizar marcas é aplicar ações focadas no planejamento e na continuidade de gestão de marca (conhecido como branding) para atrair, fidelizar, reter e criar um forte vínculo emocional com os consumidores.
O processo da humanização aproxima o consumidor da empresa através de um tratamento acolhedor, que engloba os setores de atendimento, vendas e marketing dentro de uma organização.
Além disso, humanizar marcas é um processo interno da empresa. Os funcionários que defendem a empresa de limpeza de sofá de couro onde trabalham, vale mais que qualquer ação de marketing.
Dessa forma, as relações se tornam maiores e o público sente-se compreendido nos sentimentos, desejos e expectativas. Não é necessário personificar um mascote para agir e falar com o ser humano, basta construir essa aproximação.
Importância da humanização de uma marca
O ato de humanizar marcas é importante porque o consumidor não procura só por um produto ou serviço de boa qualidade e preço justo. Ele quer, na verdade, comprar em uma empresa onde receba um atendimento personalizado, priorizando a experiência que possui.
Também é importante porque o consumidor prefere empresas que sejam transparentes nos negócios, cujos valores estejam alinhados com seus próprios.
Isso gera um sentimento de confiança entre ambos, e essa percepção é fundamental para que o consumidor se torne fiel e, com isso, propague essa credibilidade e a reputação de uma organização no mercado.
Em um ensaio de gestante, cujo público tende a ser bastante específico, a interação harmoniosa entre a empresa que fornece o serviço e o cliente é fundamental para que o vínculo de confiança seja estabelecido dentro de uma relação diferenciada.
Benefícios de humanizar uma marca
Se uma marca humanizada é aquela que interage com o público e mostra as suas vertentes, surgem com ela alguns benefícios, tais como:
- Comunicação clara com o público;
- Criação de estratégias eficazes para o processo;
- Fortalecimento do branding;
- Fidelização do cliente;
- Identificação com a marca;
- Criação de empatia e vínculos com o cliente.
Portanto, ter uma linguagem clara com o consumidor que procura por forro drywall sala é fundamental para que a interação entre a companhia prestadora desse serviço e o cliente esteja de acordo com o que realmente é vital para ele.
Para dar início ao processo de humanização de uma marca, listamos algumas dicas, para a melhor compreensão do leitor, tais como:
- Tenha um plano de comunicação;
- Saiba a identidade da marca;
- Use linguagem adequada e acessível;
- Apresente a equipe para os clientes;
- Conte histórias ao público;
- Ouça o posicionamento dos clientes.
Ao ter um plano de comunicação, definir as estratégias a serem utilizadas e mostrar os objetivos da empresa ao cliente, a mensuração de como e onde realizar essas ações serão mais fáceis de serem alcançadas.
É importante ainda conhecer a identidade da marca. Portanto, imagine se ela é amiga e próxima ao cliente ou totalmente ao contrário.
Analise também se a linguagem utilizada está sendo bem compreendida pelo público. A mensagem enviada precisa fluir com clareza e ser acessível ao entendimento para que uma interação saudável seja estabelecida.
Não adianta vender envelopamento automotivo brilhante e utilizar gírias ou abreviações porque o público não vai entender por completo a mensagem transmitida. A linguagem direta e fácil facilita a humanização de uma marca.
Apresente aos clientes as pessoas envolvidas na contribuição para a marca. Os colaboradores e a equipe. Eles gostam de saber quem são elas e no que colaboram, ainda que estejam atrás dos bastidores realizando os trabalhos.
Normalmente, o ser humano acaba tendo uma melhor identificação quando fazem uma associação do que existe por trás das coisas.
Nesse exemplo citado, procure informar como o serviço se formou, porque existe uma forma mais específica de linguagem. O processamento da informação conduz a uma clareza maior.
Ouça também as histórias do consumidor. Ele gosta de ser ouvido a respeito das experiências vivenciadas em outros locais por onde passaram e procuraram pelos produtos e marcas desejados.
Questione o consumidor como foi a experiência quando foi alugar van para viagem com motorista, como foi o atendimento da equipe, se ele se sentiu acolhido e respeitado em suas necessidades, e assim por diante.
Afinal, como humanizar uma marca?
Na aproximação do cliente e construção de uma conexão adequada, criando uma atmosfera mais aconchegante e humanizada no negócio, uma marca precisa seguir alguns passos, que são:
- Tenha um propósito e o propague;
- Ouça o público e o trate com gentileza;
- Dialogue frequentemente com a audiência;
- Resolva os problemas e dúvidas com agilidade;
- Não tenha como meta interesse próprios, mas os do cliente;
- Ofereça atendimento personalizado;
- Pratique a inclusão;
- Seja ético, transparente e valorize os funcionários envolvidos.
Ao aplicar uma comunicação humanizada, aposte sempre no diálogo e não na formalidade. A falta de naturalidade causa estranheza por parte dos consumidores e faz com que eles não se sintam especiais e diferenciados.
Não seja sério ao apresentar para o cliente chaveiro de carro. Mesmo sendo um produto relativamente simples de se adquirir, fale a mesma língua do cliente. Seja objetivo, empático e eficaz, afinal, clientes são diferentes entre si e únicos.
Alguns momentos são mais protocolares, como os que envolvem questões jurídicas. Porém, eles não devem ser o manual de comunicação em uma empresa.
A comunicação mais informal não é aquela que apresenta gírias, tampouco aquela que força uma proximidade com o consumidor. Ela deve trazer a voz da marca, a verdadeira identidade.
Portanto, não há necessidade de uma linguagem complicada para levar ao consumidor informações sobre climatização de ambientes comerciais. Apenas traga a voz da marca para o produto e a verdadeira identidade.
Como dito anteriormente, as pessoas se identificam com histórias reais de outras pessoas. Sendo assim, uma boa estratégia neste sentido pode ser realizada por meio de vídeos simples, curtos e bem editados.
Para isso não é necessário contratar uma agência ou investir em softwares avançados. É suficiente levar uma linguagem sensível, com um bom roteiro e uma edição de qualidade. Essa prática é inspiradora e gera aproximação.
Uma das formas de humanizar marcas é feita através das redes sociais, justamente pelo fato delas serem amplamente acessadas nos últimos tempos. Ofereça, para isso, um conteúdo relevante.
É interessante lembrar ao leitor que as redes sociais não foram feitas para marcas, mas para pessoas. Elas se identificam com outras com relação ao produto ou a empresa e trocam informações a respeito e conteúdo bem elaborado é fundamental.
Atender bem é imprescindível diante de comentários, nunca deixe de responder. E, caso ocorra algum erro de comunicação ou de explicação, reconheça esse erro, peça desculpas e corrija o que for necessário. entrega expressa motoboy
Colete feedbacks dos clientes a respeito do produto e do atendimento oferecido. É vital investir no atendimento humanizado adquirindo um software que traga o histórico do cliente.
A humanização não tem a ver com a tecnologia, mas sim, por meio da inteligência artificial, como os bots. Estas são aplicações autônomas que rodam na internet, desempenhando algum tipo de tarefa pré-determinada.
O uso do Machine Learning não só oferece um diálogo personalizado, como também traz um aprendizado com as interações com os clientes.
Machine Learning trata-se de uma tecnologia em que os computadores são capacitados para aprender de acordo com respostas esperadas, por meio de associações de diferentes dados.
Esses dados podem ser imagens, números e tudo que a tecnologia possa identificar. Na tradução, Machine Learning significa “aprendizado de máquina”.
Ainda no aspecto das redes sociais, tente conhecer as pessoas, futuros consumidores, por trás das publicações do feed no Facebook ou dos posts e stories no Instagram, por exemplo, e analise o comportamento dessas pessoas.
Considerações finais
Ao se falar na humanização de marcas, dentre todas as ações aplicadas, a aproximação carinhosa e atenta deve ser o primordial para que a empresa consiga uma relação diferenciada com o cliente.
Ele precisa se sentir único, respeitado, e ter a certeza de que será suprido em tudo aquilo pelo qual busca e deseja. Tanto no aspecto de informações claras, entendimento da mensagem e confiança na empresa, como do produto.
A criação de vínculos adequados, o atendimento personalizado, a presteza em ouvir as histórias das experiências vividas pelo consumidor, levam à uma fidelização forte que, certamente, trará o cliente para a empresa.
Ainda que estejamos numa época onde a tecnologia impera de todas as formas, clientes gostam de ser tratados como pessoas portadoras de sentimentos, e isso faz toda uma diferença dentro de uma organização.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.