Mensagem

A pessoa do Espírito Santo é de natureza Divina e de personalidade Própria!

Atualmente, quando tanto se tem falado sobre a pessoa e obra do Espírito Santo, percebe-se que alguns equívocos têm sido cometidos.

Talvez, até mesmo de maneira inconsciente e ingênua, muitos têm abraçado e desenvolvido uma teologia distorcida, marcada pela tentativa de manipulação do Espírito Santo, como se Ele estivesse a nosso serviço — e não o contrário, esquecendo-se de que “o vento sopra onde quer…” E por que não dizer: como, quando e sobre quem quer?

O Espírito está a serviço do Pai e do Filho, e não a nosso serviço. A tentativa de se manipular ou monopolizar a Pessoa do Espírito Santo pode ser uma forma de resistência à Sua obra, que é inédita, criativa, livre, dinâmica, às vezes surpreendentemente simples, às vezes simplesmente surpreendente.

Uma compreensão bíblica, equilibrada e destituída de preconceitos a respeito do Espírito Santo é de fundamental importância para uma vida cristã saudável e aprovada por Deus.

1 – A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO É DE NATUREZA DIVINA

Conforme o ensino bíblico constata-se que Espírito Santo integra a Santíssima Trindade, tendo da mesma essência do Pai e do Filho, Pode-se – e devemos fazê-lo com reverência e temor – afirmar que Ele é verdadeiro Deus At 5.3,4.

Percebe-se ainda pelo ensinamento bíblico que atributos do Pai e do Filho pertencem também ao Espírito. Por exemplo: Eternidade (Hb 9.14), Santidade e Verdade (Ap 7,13), Onipotência (Rm 15.19), Onipresença SI 139.7), Onisciência (I Co 2.9-11). A divindade do Espírito é confirmada também pelo ato de que a Bíblia lhe atribui obras que somente Deus realiza (Jó 33.4; SI 104.30; Rm 8.11; I Co 6.11; 12.8-11).

Não há dúvidas de que o Espírito está em condição de igualdade junto às outras Pessoas da Trindade. Isto se verifica de maneira inequívoca na obra da redenção (Tt 3.4-7; I Jo 5.6-8); na fórmula do Batismo (Mt 28.19) e na Bênção Apostólica (II Co 3.13).

2 – A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO TEM PERSONALIDADE PRÓPRIA

A idéia do Espírito Santo como um ser Pessoal está mais nítida no Novo Testamento. No Antigo Testamento o Espírito Santo é entendido mais como uma força impessoal, uma energia que procede de Deus. Por isso Ele é frequentemente designado como o “sopro de Deus”, a “força do Senhor”, o “Espírito de Deus” (Gn 1.2; Jó 33.4; SI 71.16).
O Antigo Testamento enfatiza o Espírito como sendo o “poder de Deus”, enquanto que no Novo Testamento sobressai a ideia de que o Espírito é a terceira Pessoa da Trindade.

Não é uma contradição, e sim, apenas uma questão de ênfase. No caso do Antigo Testamento, especialmente, talvez para evitar confusão com o politeísmo generalizado dos povos pagãos da época.

O texto de João 14.16 indica que o Espírito Santo é uma Pessoa. O termo Consolador verificado nesse versículo pode ser corretamente traduzido também por: “Conselheiro”, “Auxiliador”, “Advogado”, “Amigo”. Com estas palavras Jesus fez uma especial apresentação do Espírito, o “outro” que haveria de vir para dar continuidade à Sua obra. Jesus deixa bem claro que esse “outro” que viria é o Espírito Santo (Jo 14.16-17,26).

Pastores: Edvaldo Sousa e Weider Santiago

COMENTE O TEMA – CURTA NOSSAS PÁGINAS
Facebook: GospelMundo
Instagram: Prs.EvaldoeWeide

Mensagem BíblicaPrecisa de Deus? entre aqui!