Periodontite
Saúde

Periodontite: Saiba como evitar essa infecção

A periodontite acomete grande parte da população, que não se preocupa com o problema até ele se agravar.

Essa doença bucal é extremamente complicada, porém pode ser prevenida com os devidos cuidados de higiene nos dentes. 

Quer saber mais sobre como prevenir e evitar a periodontite? Continue lendo o conteúdo a seguir.

O que é a periodontite, e quais são os seus sintomas?

A periodontite é o quadro agravado da gengivite – infecção das gengivas, devido acúmulo de placa bacteriana e tártaro. A partir dessa piora, a infecção gengival passa para o periodonto – tecidos das gengivas que consistem em ligamentos ossos.

Ao não tratar essa patologia bucal, o agravamento pode atingir drasticamente o periodonto, trazendo como consequência a perda dos dentes.

Deve-se atentar-se aos sintomas e na mudança que acontece na gengiva quando ocorre a periodontite, os sintomas incluem: 

  • Gengiva inchada e vermelha;
  • Sensibilidade na gengiva;
  • Sangramento gengival, principalmente ao escovar os dentes; 
  • Halitose (mau hálito).

Ao notar esses sinais, deve-se ir imediatamente ao dentista, tenha o convênio odonto empresarial para ter acesso aos melhores profissionais e preços acessíveis para o seu tratamento. 

O quadro de periodontite se tratado do início é reversível, caso demore para procurar um tratamento é perigoso afetar toda a parte periodontal, podendo gerar perda óssea e das gengivas.  

Para um diagnóstico preciso, o profissional dentista irá pedir uma radiografia, caso esteja no início, para ver qual o grau de profundidade do tártaro acumulado, e observar se há perda óssea.

O profissional avalia a profundidade da gengiva que foi afetada para indicar o tratamento adequado.

Como prevenir a periodontite?

Na maioria dos problemas dentários existem prevenção e no caso da periodontite não é diferente. Devemos observar alguns fatores de risco e causas que podem se obter a partir de problemas de saúde e alguns hábitos que podem potencializar a doença como: 

  • Tabagismo;
  • Doenças sistêmicas; 
  • Precariedade na higiene bucal;
  • Alterações hormonais. 

Para prevenir a periodontite, é fundamental manter os dentes escovados sempre após as refeições, evitando o acúmulo de placa bacteriana. 

É imprescindível preservar uma higiene bucal apropriada para impossibilitar que se forme tártaro nos dentes, causando a gengivite. 

Para manter uma escovação excelente, tenha consciência que é indispensável o uso de:

  • Escovas com cerdas macias;
  • Antiséptico bucal com flúor;
  • Creme dental com flúor;
  • Fio dental para retirada de restos de entre os dentes.  

Saiba que é preciso fazer os uso desses produtos, porém é necessário que isso seja realizado após todas as refeições e, principalmente,antes de dormir, pois é o momento onde a produção de saliva diminui, aumentando o risco de cáries e placa bacteriana, motivo central para a doença periodontal. 

A escovação é importante, entretanto ela não é capaz de retirar todo o tártaro que já foi acumulado e, para isso, é essencial manter consultas periódicas no profissional dentista, e fazer a profilaxia – limpeza dos dentes.

Tenha um plano empresarial odontológico para aproveitar os melhores benefícios e serviços dentários de qualidade. 

Como fazer o tratamento adequado?

Existem algumas opções de tratamento dependendo da gravidade da periodontite, que podem ser feitas com o uso de antibióticos, curetagem, ou processos cirúrgicos, tudo depende do modo em que a infecção se encontra.

Há casos que mesmo com o tratamento não existe cura, mas sim controle. 

Todos esses tratamentos devem ser feitos por um profissional especialista em periodontia, alguns deles são:

  1. Curetagem 

Essa tática no tratamento é feita através da raspagem dos dentes, retirando todo tártaro, e parte do interior da gengiva.

Com isso é possível evitar a contaminação do tecido periodontal, e ossos.  

  1. Uso de antibióticos 

Para controlar e eliminar os microorganismos, o antibiótico é receitado pelo profissional periodontista, evitando que as bactérias se proliferem. 

Para um tratamento com os melhores profissionais, experimente o plano odontológico pme, aproveitando tudo o que ele oferece com os melhores especialistas em periodontia do país, tendo descontos exclusivos e uma mensalidade que cabe no seu bolso e de toda a sua família.

Busque saber sobre o mesmo, verificando as promoções e qualidade dos nossos profissionais de saúde bucal e desfrute dos benefícios plano odontológico empresas.

  1. Cirurgia

A cirurgia irá depender do grau que se encontra a periodontite, podendo ser feita a operação que envolve enxerto de parte da gengiva e osso devido a destruição que houve com a infecção de bactérias.

  1. Aplanamento da raiz

Esse método é feito alisando a superfície da raiz dos dentes para que se reduza a chance das bactérias atingirem os ossos e tecidos. 

Para um diagnóstico correto, procure um dentista especialista na área periodontal, com o plano dental para empresa é possível ter todos esses procedimentos com um custo benefício de qualidade.

Não deixe de tratar a inflamação na gengiva, evite que se agrave, e tenha uma saúde bucal em dia.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.