Cinema Notícias

Pecados dos Fariseus: Seguir tradição e rejeitar os Propósitos de Deus

O ministério de Jesus se caracterizou por lições de justiça, atitudes de compaixão somados aos atos de fé. Mas, a opressão religiosa dos hipócritas sobre Seu povo O revoltou sobremaneira. Tanto que lhes dirigiu um discurso violentamente condenatório, em Mateus 23.13-36:

…Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!…

O hipócrita se caracteriza pela meticulosidade. São mestres em picuinhas, fiéis nas coisas mínimas, mas negligentes nas importantes. Fazem questão de mostrar exteriormente o que não são interiormente. Adoram cobrar dos outros o que não fazem pelos mesmos.

Viviam hipocritamente
Os fariseus demonstravam hipocrisia de um segundo modo. Eles desequilibravam-se, dando o dízimo de cada pequena erva enquanto ignoravam totalmente os princípios mais importantes da vida espiritual. Jesus comparou-os com alguém que se certificasse de ter coado cada mosquito de sua bebida; após, porém, engolisse um camelo inteiro! Ele não estava criticando a insistência farisaica por um dízimo rigoroso, mas dizendo que a ênfase precisava ser posta na fidelidade, no amor e na justiça. Infelizmente, os escrúpulos dos fariseus em atender às minúcias deixavam que eles se sentissem justificados por negligenciar princípios elementares da lei. Do mesmo modo, muitas igrejas de nossos dias ressaltam pontos relativamente menores à custa da negligência completa dos assuntos de maior peso. Quando elas têm maior interesse pelo exato comprimento do cabelo de uma mulher ou pelo uso de gravata pelo homem e interessa-lhes menos a honestidade, a pureza moral e o amor a Deus, estão seguindo perfeitamente no caminho trilhado pelos fariseus.

Rejeitavam o Propósito de Deus
O que causava a cegueira deles? Eram preconceituosos, permitindo que seus desejos velassem o que as Escrituras ensinavam. Seu orgulho impedia-os de se humilharem o suficiente para permitirem que o Senhor abrisse seus olhos (João 7:45-52; 9:24-34). Eles deturpavam as palavras que Jesus dizia e negavam seus milagres (Mateus 12:22-24). Eles recorriam a desonestidade absoluta (Mateus 28:11-15). A questão penetrante é: somos cegos também? Ler a Bíblia não nos imuniza. Somente um coração terno e um amor pelo Senhor nos capacitarão a entender as Escrituras que lemos.

No discurso do Senhor, chama atenção o fato dEle julgá-los antecipadamente. Ou seja, já foram destinados ao Lago de Fogo e Enxofre, juntamente com o diabo, os demônios, a morte, o inferno, a besta, o falso profeta e todas as pessoas, cujos nomes, não estão escritos do Livro da Vida. Isso, sim, é FORTE!

Talvez não nos surpreenderíamos ao saber que os homens ainda agem como fariseus. Os homens não mudam muito. Deus não muda nunca. Ele se opõe aos modernos fariseus da mesma maneira que se opunha aos antigos. “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas…”

gospelmund.com