Os impactos da prospecção em vendas empresariais
Atrair novos clientes e fazer com que mais consumidores se interessem pelo seu segmento é o sonho de qualquer empresa, mas para que você consiga chegar no ponto de conversão, é preciso passar por várias etapas antes, e uma das mais complicadas para muitos é justamente a de conhecimento e negociação.
Muitos acreditam que seja necessário sair batendo de porta em porta oferecendo seu produto, ou que é necessário criar anúncios invasivos mesmo que aquela pessoa não precise daquilo, mas, em ambas as estratégias, o risco acaba sendo muito alto e as chances de sucesso são mínimas.
Afinal, por mais que seu produto seja bom, de nada adianta oferecê-lo para quem não tem interesse. Em outras palavras, o que adianta uma câmera de monitoramento para alguém que não tem endereço fixo, por exemplo? É exatamente nesse ponto que entra a prospecção de clientes.
Ela é considerada a primeira etapa de toda a negociação, onde são definidos os termos e o tipo de abordagem que sua marca vai ter com determinados clientes, tendo um papel fundamental dentro das empresas. No texto de hoje, iremos mostrar quais são os impactos da prospecção em vendas empresariais, confira!
O que são as prospecções em vendas empresariais?
Se você não conhece ou nunca ouviu falar sobre o termo prospecção, saiba que está perdendo tempo e muitas oportunidades de vendas.
Esse é um conceito que se refere à primeira etapa de uma negociação, onde é decidido qual segmento, público-alvo e regiões devem ser abordadas para apresentar as suas soluções comercializadas.
Ou seja, se trata de um estudo completo, para conhecer de maneira precisa onde você vai oferecer o seu produto, ou até mesmo se irá fazer com que o público chegue até você, essa é a hora de correr atrás de novos consumidores, mas de uma forma inteligente, ordenada e com um planejamento por trás.
Empresas que não se movimentam tendem a se tornarem obsoletas e até desaparecerem, por isso é preciso sempre acompanhar o mercado e buscar agradar ao público da melhor forma possível.
O objetivo da prospecção é separar a dedo os leads que se encaixam com o perfil da sua empresa, oferecendo suas soluções de maneira eficiente, independente da metodologia utilizada, seja ela através do marketing digital, ligações telefônicas, mensagens diretas ou até mesmo do inbound marketing e de conteúdo.
Prospectar novos clientes é uma jornada muitas vezes complicada, mas assim como uma fresadora cnc, que você pega o jeito e entende seus conceitos, tudo fica mais simples e funciona quase como um processo natural. Abaixo, destacamos os principais impactos que a prospecção gera nas vendas empresariais, confira!
Reduz o CAC e o ciclo de vendas
Ao realizar a prospecção de clientes, você consegue separar leads mais quentes e pessoas com maior potencial de conversão, ou seja, ocorre uma filtragem em relação ao seu público, no qual a qualidade acaba sendo mais relevante que a quantidade.
Isso gera em um ciclo de vendas mais curto, já que muitas das pessoas que você coletou na prospecção, estão mais propensas a tomarem uma decisão positiva com maior agilidade.
Isso também ajuda a reduzir o Custo de Aquisição dos Clientes, já que você vai acertar mais em cheio nas suas vendas, sem precisar de várias tentativas até converter um cliente, potencializando também o contato e a tarefa do vendedor.
Ele pode ter um foco muito mais claro e eficiente, oferecendo produtos e serviços para pessoas realmente interessadas, ajudando em ambas as reduções tanto do CAC quanto do ciclo de vendas, além de tornar a abordagem do vendedor mais eficaz e com maior chance de sucesso.
Melhora a qualificação
Dentro de uma prospecção, o foco vai ser sempre aquelas pessoas que melhor se enquadram no perfil da sua empresa, seja para compra de sistema de som ambiente ou produtos de beleza. Dessa maneira, é como se você estivesse separando aqueles que possuem maior interesse do público que, dificilmente, se tornaria seu cliente.
A partir do momento que você executa essa ação, automaticamente já está melhorando a qualificação do seu negócio, tanto na captação de leads, quanto no aprofundamento e conhecimento do público-alvo, quanto nos futuros consumidores do seu negócio.
É como se você estivesse passando um pente fino ou fazendo, e deixando apenas os alto-falantes que irão te dar algum tipo de lucro. Na prospecção, você acaba deixando apenas as pessoas que realmente interessam para a sua empresa, conseguindo separar os prospects que se destacam.
Aumento do ROI e da taxa de conversão
Empresas que possuem maior controle sobre o seu funil de vendas e captar leads mais qualificados, tendem a aumentar consideravelmente duas métricas cruciais: a taxa de conversão e o ROI.
Afinal, a prospecção auxilia em uma base de funil mais sólida, além de potencializar futuras abordagens, resultando em todo um sistema muito mais consolidado e com maior probabilidade de sucesso.
Dessa maneira, além de uma ótima taxa de conversão, ainda é possível ter um bom retorno sobre o investimento, gastando menos e conseguindo resultados tão bons quanto a segurança de um laudo Avcb.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.