Saiba como organizar a mochila do seu filho para passeios da escola
Essas seis dicas vão tornar o passeio escolar do seu filho muito mais seguro e agradável
Os passeios na escola estão na lista de momentos memoráveis na vida de qualquer criança em idade escolar. Isso porque esse é o momento em que a maioria delas tem sua primeira experiência de independência dos pais junto aos amigos, além de se divertir com as novas oportunidades de explorar o mundo e as novidades dele.
Por isso, arrumar a mochila de uma criança que vai fazer um passeio escolar é um pouco diferente de arrumá-la para o dia a dia: cadernos são substituídos por casacos, a bolsa térmica toma o lugar do estojo e o lanche precisa ser reforçado — para a criança comer bem, já que vai passar boa parte do dia fora da escola e longe de casa e, muitas vezes, dividir com os amigos. Isso tudo pode ser estressante para alguns responsáveis, que não sabem por onde começar.
Com essas dicas que temos para você, arrumar a mochila do seu filho para um passeio escolar não vai ser mais uma dificuldade. Leia agora!
Conheça o lugar para onde seu filho vai
O primeiro passo para organizar a mochila do seu filho para o passeio da escola é saber para onde é o passeio. Esse passo pode ser óbvio, mas é o principal para mandar os itens corretos dentro da mochila, evitando erros como mandar um casaco extra para um dia de sol em um parque ou enviar pouca comida para um passeio de oito horas.
Por isso, pesquise não apenas sobre o local para onde a escola levará a criança, mas também a previsão do tempo do dia e pergunte para a escola quanto tempo durará o passeio.
Prepare os lanches para o dia do passeio
Muitas vezes, os passeios escolares duram um dia inteiro — algo diferente da rotina da maior parte das crianças, que passam apenas um período na escola — e passar fome é a coisa mais desagradável que pode acontecer durante esse dia. Por isso, é importante preparar lanchinhos para serem consumidos durante o passeio.
Invista em sanduíches naturais, frutas que não precisam de refrigeração constante — como maçãs e bananas — e sucos feitos em casa. Garanta que a criança tenha algo para se alimentar a cada três horas de passeio e armazene essa comida em recipientes adequados, mas que ocupem pouco espaço e não pesem na mochila, como bolsas e garrafas térmicas.
Tome cuidado com o cardápio: industrializados, como salgadinhos e sucos de caixinha, podem ser alternativas rápidas para lanches, mas nem sempre são saudáveis e podem prejudicar a saúde da criança.
Não se esqueça da garrafa de água!
É fundamental levar uma garrafa de água de fácil manipulação, para que a criança possa não apenas beber água durante o dia e se manter hidratada, mas também enchê-la em bebedouros disponíveis sempre que possível.
Coloque um casaco na mochila
Mesmo com a previsão do tempo indicando calor durante o dia, nunca se sabe quando a criança irá sentir frio. Por isso, vale a pena deixar um casaco ou um moletom na mochila para ser usado nesse caso.
Prefira aqueles feitos de tecidos que, mesmo sendo quentes, ocupam menos espaço na mochila e não pesam tanto.
Identifique todos os itens
Desde a mochila até o pote usado para levar alimentos devem ser identificadas com o nome da criança, nome e número de contato do responsável, nome e número de contato da escola e nome do professor responsável.
Esse tipo de cuidado evita não apenas que itens sejam perdidos durante o passeio, mas também ajuda a entrar em contato com você ou com a escola caso a criança se perca do grupo.
Mostre ao seu filho o que você colocou na mochila
É muito importante que a criança saiba o que está levando e por que ela está levando aquilo. Por isso, busque organizar a mochila com a ajuda do seu filho — que também irá opinar sobre coisas que ele quer levar, o que ajuda na hora de preparar o lanche ou escolher um casaco, por exemplo. Além disso, ensine a ele a utilidade de cada item e por que eles estão na mochila.
Assim, a criança terá um passeio seguro e sem preocupações!