Blog / Dicas

Onde fica o número da certidão de nascimento?

Onde fica o número da certidão de nascimento? A certidão de nascimento é, de longe, o documento mais importante que uma pessoa pode ter. Por mais que outros documentos como número de CPF e CNH são muito usados, ainda sim a certidão é aquele documento que sempre precisamos ter por perto.

Não necessariamente precisamos da certidão para sair na rua, porém, é ela que garante nossa “existência” no país, comprovando que nascemos, que somos cidadãos com direitos e que ainda não morremos – em algum momento, essa certidão de nascimento irá se resumir a uma certidão de óbito.

Porém, apesar de ser muito útil e usada no cotidiano, algumas pessoas ainda tem dúvidas quanto às informações de suas certidões, não sabendo, por exemplo, onde fica o número da certidão de nascimento. Esse número sempre é pedido em cadastros de concursos públicos ou outras ocasiões semelhantes.

Portanto, no conteúdo de hoje, resolvemos sanar a sua dúvida sobre o assunto, explicando-lhe de forma rápida, mas clara e direta, sobre onde fica o número da certidão de nascimento. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!

Onde fica o número da certidão de nascimento?

Antes mesmo de trazermos outras informações sobre a sua certidão de nascimento, é ideal que já respondamos a sua dúvida principal, que é saber onde fica o número da certidão de nascimento. Na realidade, é um número bem fácil de ser encontrado, visto que é o maior de toda a certidão, seja essa assinada digitalmente ou impressa.

O número da certidão é conhecido como “Matrícula” e fica bem no centro superior da certidão, composto por 32 números em negrito. Se você está com sua certidão em mãos, então já está bem nítido onde está localizado o número em questão. Na prática, o número fica disposto da seguinte forma (usaremos o 0 como exemplo prático):

  • 000000.00.00.0000.0.00000.000.0000000-00.

Tem como mudar o número da certidão de nascimento?

Mas afinal, tem como mudar esse número? Na realidade, não. O número em questão é único, intransferível e sem possibilidade de troca para cada cidadão brasileiro. O que isso significa? Que essa combinação aleatória de número que você vê em sua certidão é única, somente você a possui e ninguém mais a possuirá, mesmo que já tenha falecido.

Obviamente, em algum momento os números aleatórios irão começar a se repetir, mas, considerando que são possibilidades quase que infinitas, esse dia realmente irá demorar a chegar.

CPF é o número da certidão de nascimento?

Como mencionamos logo na introdução, o número da certidão de nascimento, assim como esse próprio documento, estão entre os mais importantes que uma pessoa comum pode ter. Isso ocorre mesmo que o CPF acabe sendo mais utilizado no cotidiano para abertura de contas e cadastros.

Como você deve saber, os novos modelos de certidões estão vindo já com o número do CPF incluso. Antigamente, para conseguir fazer um CPF era necessário se dirigir até os Correios ou então ao Banco do Brasil. O redator que vos escreve, por exemplo, fez seu próprio CPF somente aos 15 anos de idade, no Banco do Brasil.

Atualmente – e felizmente – os recém-nascidos já ganham um número de CPF assim que a certidão de nascimento é emitida. Porém, respondendo a sua pergunta: não, o número do CPF não é o número da certidão de nascimento. Este é outro documento, que está anexado a certidão devido a sua importância, mas não a representa.

Este foi o nosso conteúdo onde buscamos lhe explicar onde fica o número da certidão de nascimento. Caso ainda tenha dúvidas, comente abaixo e até a próxima!