Leads
Marketing e Negócios

O que são leads? E como gerá-los de forma eficaz?

A geração de leads é um dos elementos que se conectam ao conceito de marketing digital e ganham uma grande relevância no mundo dos negócios atuais. Isso significa dizer que, para vender no mercado digital, se precisa de dominar esse conceito e seu processo. 

Nos dias de hoje, a capacidade de gerar leads está diretamente associada à capacidade de uma empresa de vender o seu produto ou serviço. Isso significa dizer que os leads são o fio indutor de possibilidades dentro do Marketing Digital. 

Em linhas gerais, o lead vai ser um usuário dos meios digitais que foi impactado de alguma forma pelas estratégias de comunicação da empresa, e, a partir disso, passou a se interessar por sua proposta de valor, recebendo uma recompensa em troca dos seus dados. 

É a partir desse momento em que a empresa de clínica veterinária próximo a mim tem os dados desse consumidor e em que ele passa a ser tratado como um lead. 

E é aqui, também, que ele passa a receber informações sobre o produto para aumentar a sua chance de conversão. 

Para entender esse fenômeno na sua integridade, é possível delimitar uma linha de atuação dentro de uma jornada de consumo mais aprofundada do que a venda direta que acontecia antes do atual estágio do marketing digital. 

É com a geração de leads que a marca de roda de lixa para esmerilhadeira consegue garantir uma conexão mais profunda, que constrói mais confiança e um relacionamento efetivo com os consumidores, o que, por consequência, aumenta a sua relevância.

Benefícios da geração de leads

Por muito tempo, a presença era, na internet, um grande diferencial competitivo das empresas de ponta. Entretanto, pode-se dizer que isso mudou muito.

Essa realidade, hoje, já mudou bastante, e o ecossistema virtual se tornou o principal meio de divulgação e de venda de produtos ou serviços. Por mais que isso pareça ter apenas vantagens, criou-se uma concorrência estrutural que exige uma mudança nas estratégias. 

Não é mais possível garantir uma boa quantidade de vendas apenas apresentando o produto com o valor. Mesmo que a qualidade seja superior e o preço mais baixo que a média do mercado, é necessário investir mais em comunicação dos diferenciais. 

As empresas que se atentaram a isso desenvolveram uma jornada de compra que dá mais valor a cada informação gerada pelo consumidor conectado.

E, com isso, acabaram, também, favorecendo a personalização dos discursos de venda, aumentando a sua chance de conversão. 

Ao gerar leads qualificados, uma empresa de brindes personalizados finos garante uma valorização de todas as informações oferecidas pelo público. Dentro da geração de leads, essas informações baseiam a estratégia e criam mais repertório a longo prazo.

Como gerar leads de forma eficiente

Depois de entender o que é a geração de leads e como na atual conjuntura do marketing digital esse elemento se tornou fundamental, é importante para uma empresa saber como gerar leads interessados na sua marca. 

Na prática, o que é mais importante de ser levado em consideração é a capacidade de desenvolver uma estratégia baseada nas práticas que funcionam mas focadas nas demandas e oportunidades da empresa. 

Sendo assim, é possível definir uma lista de passos que constituem uma boa estratégia para geração de leads, que não deve ser tratada como uma receita pronta, mas como um guia que orienta o desenvolvimento desse resultado. Estes passos são: 

  • Reconhecimento do público e desenvolvimento de uma persona;
  • Produção de materiais ricos e atrativos;
  • Desenvolvimento de uma estratégia ativa de captação;
  • Criação de um fluxo de nutrição dos leads;
  • Criação de uma rotina de relacionamento.

Reconhecimento do público e desenvolvimento de uma persona

O primeiro ponto para a produção de um fluxo de leads para qualquer empresa é essencial humanizar essa figura. A partir disso cada consumidor dentro desse sistema ganha uma tridimensionalidade e oferece mais informações para quem planeja e cria os passos seguintes. 

Para isso, antes de criar qualquer estratégia, é essencial que uma empresa de portaria virtual tenha uma base de informações sobre o seu público para planejar cada uma das próximas ações efetivas. 

A melhor ferramenta para isso é a persona, um conceito que cria um avatar, um personagem semi-fictício que engloba características gerais de todo o público e pode ser consultado a cada formulação estratégica dessa geração de leads. 

Produção de materiais ricos e atrativos

A produção dessa persona ancorada nas características do seu público-alvo faz com que a empresa de martelinho de ouro funilaria tenha uma base de atuação e de informação que pode maximizar os resultados. 

Desde a identidade visual das comunicações até o lugar e a plataforma que será utilizada para realizar a nutrição de leads devem ser planejadas, para efetivar e balizar o investimento da estratégia de geração e conversão de leads.

Com todas as informações em mãos, a empresa especializada em andaime tubular com guarda corpo pode iniciar a produção de conteúdo. Aqui está o coração da estratégia e o oferecimento de uma proposta de valor inicial em forma de informação ou ferramentas. 

Um conteúdo rico é aquele que vai atrair o usuário para se tornar um lead, ou seja, um visitante interessado na marca. 

Além de atraí-lo, é fundamental apresentar a ele o valor que têm os conteúdos para que, também, sejam gerados nele curiosidade e interesse, e, por consequência, para que ele avance na jornada de compra. 

Desenvolvimento de uma estratégia ativa de captação

Conhecendo quem é o público alvo da estratégia e tendo em mãos um conteúdo não só bem desenvolvido, mas  também estratégico, a próxima etapa é garantir o alcance desse conteúdo para a base de consumidores em potencial interessadas no trabalho produzido. 

A partir daí que se fala efetivamente de geração de leads. Uma das formas de criação de leads é a formatação e a distribuição de landing pages, ou seja, páginas de aterrissagem que vão receber esse visitante e dar as informações para que ele se transforme em lead.

Nessa etapa, não existem receitas prontas nem fórmulas secretas, mas é possível realizar uma série de testes até chegar em um resultado mais satisfatório e ao máximo desempenho na captação e na conversão dos leads.

Criação de um fluxo de nutrição dos leads

Com a criação de conteúdo e com a estrutura de geração de leads pronta, é muito importante que o gestor de marketing de uma empresa de Peugeot oficina especializada entenda que existe muito a se fazer depois da geração de leads. 

É preciso entender a geração como apenas mais uma etapa da jornada de venda. Isso significa dizer que, depois da geração de leads não pode estacionar a estratégia, é essencial que esse lead seja nutrido com novos conteúdos focados na conversão. 

É essa continuidade que faz com que o lead que se interesse previamente por uma primeira proposta de valor, e também se interesse por mais produtos, não só aumentando a sua chance de conversão, mas também aumentando o ticket médio das compras. 

Criação de uma rotina de relacionamento

Nesse sentido, é essencial que as empresas criem uma rotina de nutrição de leads e relacionamento que seja construída entre clientes e empreendimentos. Mesmo que a persuasão direta não seja eficiente, a rotina tende a aumentar as conversões. 

Considerações finais

Por muito tempo, o processo de venda de um produto ia desde o primeiro contato entre marca e cliente até a sua compra ou não em poucos meninos, hoje em dia, em especial com o desenvolvimento do marketing digital, esse processo se complexificou.

Esse novo funcionamento do marketing digital pode ser aplicado tanto para a venda de uma instalação elétrica ar condicionado como para a venda de serviços mais caros. Essa nova fórmula busca uma conexão mais aprofundada e próxima entre a empresa e o cliente. 

Enquanto o consumidor está apenas na pesquisa, ele é um usuário, mas a partir do momento em que ele entra em contato com uma empresa em seu site, rede social ou landing page e deixa informações, ele passa a ser tratado como um lead. 

Isso significa que ele é um cliente em potencial que já teve um contato positivo com uma determinada marca e que falta pouco para que a persuasão faça o seu trabalho e conclua as vendas. Esse processo é facilitado pelas informações adquiridas anteriormente. 

Uma das formas de entender esse sistema é a partir da imagem de um funil, onde todos os leads são coletados e descem se aproximando de uma compra. A geração de leads é importante porque, quanto mais adentram nesse funil, maior é o volume de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.