estética
Saúde

Estética Bucal: o que é?

Cuidar da estética é uma das coisas que a maioria das pessoas prioriza, afinal estar satisfeito com a própria aparência é fundamental para a autoestima e para a autoconfiança.

As pessoas cuidam do corpo, do cabelo e do rosto por meio de vários procedimentos e cuidados, como a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, idas ao salão de beleza e idas a clínicas de estética.

Mas um dos pontos mais importantes para a autoconfiança é a boca, mais especificamente os dentes. Quando se fala em cuidados com a saúde bucal, um dos principais argumentos é a possibilidade de se ter dentes brancos e bonitos.

A estética dos dentes é fundamental para qualquer pessoa e faz toda a diferença no seu dia a dia. Quando alguma coisa não vai bem com o sorriso, a pessoa se sente insatisfeita com sua imagem, algo que abala a autoestima.

Isso pode trazer muitos problemas até mesmo à convivência com os demais, e, além do mais, a fala pode ser prejudicada, o que atrapalha na vida profissional.

Procurar o dentista é uma forma de garantir a estética bucal, mas, antes disso, é necessário saber um pouco mais sobre seu conceito, os tratamentos oferecidos e os benefícios de investir nesses procedimentos.

Conceito de estética bucal

Uma boca saudável tem dentes bonitos, mas existem algumas características que podem fazer com que o indivíduo se sinta insatisfeito com seu sorriso, tais como:

  • Diferenças de tamanho;
  • Manchas;
  • Irregularidades na borda;
  • Assimetrias;
  • Excesso de gengiva;
  • Espaço entre os dentes.

Estes e outros aspectos são exemplos que podem prejudicar a aparência da arcada dentária e incomodar as pessoas que sofrem com esses problemas.

Qualquer indivíduo, como no caso dos colaboradores de fornecedores de concreto usinado, precisa cuidar da estética bucal para ter uma boca livre de bactérias, infecções e inflamações, além de evitar cáries e outros problemas.

Só que, mais do que ter uma boca saudável, esses cuidados também garantem um sorriso bonito, e essa busca transformou a odontologia em uma grande tendência.

A estética bucal nada mais é do que uma especialidade que oferece tratamentos e procedimentos que melhoram a aparência dos dentes. As intervenções cuidam da arcada dentária e de toda a estrutura bucal e facial.

Ela promove harmonização entre os dentes e tecidos da boca, bem como da face de maneira geral. O objetivo é tornar o conjunto mais simétrico, agradável visualmente, e aumentar a satisfação do paciente com sua aparência.

Mas é importante lembrar que a estética bucal está além de ter dentes bonitos, isso porque qualquer problema pode trazer insatisfação e abalos na autoestima, o que acaba afetando a vida pessoal e profissional.

As pessoas procuram cuidar de tudo o que faz parte de sua vida, por exemplo, quando alguém procura venda e instalação de piso laminado para reformar a casa. O propósito é renovar o imóvel e torná-lo mais confortável.

A estética bucal, por sua vez, favorece o equilíbrio da saúde da boca, como no caso de tratamentos ortodônticos que promovem o encaixe perfeito entre as arcadas dentárias.

É possível alcançar um sorriso perfeito, renovar a imagem e deixar os dentes e a boca como um todo mais saudáveis.

Tipos de tratamentos oferecidos

A estética bucal trabalha com diferentes intervenções para corrigir problemas e alterar características, e entre os mais comuns estão:

Gengivoplastia

Trata-se de uma cirurgia plástica realizada nas gengivas de modo a mexer no tecido gengival para que ele seja mais harmônico e simétrico, o que valoriza a arcada dentária.

Algumas pessoas apresentam alturas diferentes na gengiva, assim como aquelas que têm excesso de tecido. Também existem indivíduos insatisfeitos com o desenho da gengiva e todos esses problemas podem ser corrigidos.

O procedimento é simples e com poucos riscos de complicação, mas o paciente precisa seguir as recomendações de cuidados e higiene durante o pós-operatório, assim evita a proliferação de bactérias e inflamações.

Clareamento dental

Hoje em dia, as pessoas podem contar com várias facilidades, como no caso da direção defensiva curso, para melhorar suas habilidades no volante.

A ontologia também evoluiu muito, principalmente em alguns procedimentos mais procurados, como no caso do clareamento dental. O processo é simples e seguro e seus resultados são rápidos, impactando de maneira positiva a aparência dos dentes.

O dentista aplica um produto para clarear a tonalidade do esmalte, sempre respeitando a tonalidade natural da pessoa. A técnica é muito eficiente para rejuvenescer o sorriso, elimina manchas e deixa a aparência mais saudável.

Existem diferentes tipos de clareamento, sendo o clareamento de consultório (realizado pelo dentista); e o clareamento caseiro (feito pelo paciente e acompanhado pelo dentista).

Alinhamento dentário

O alinhamento dentário é feito por meio de tratamento ortodôntico e realizado com diferentes aparelhos que estimulam a movimentação dos dentes até que alcancem a posição ideal, de modo a trazer simetria e encaixe.

Os funcionários de uma consultoria em segurança do trabalho e meio ambiente podem realizar o tratamento em qualquer idade, assim como no caso de crianças, adolescentes e idosos.

Faceta de porcelana

A faceta de porcelana é como se fosse uma prótese dentária, confeccionado de maneira personalizada para o paciente, com tamanho, formato e tonalidade dos outros dentes.

É um laminado protético com poucos milímetros de espessura, semelhante a uma capa e que é colado sobre os dentes de modo a recobrir o esmalte natural e mudar suas características.

O recurso é usado para corrigir diferenças de tamanhos, suavizar o esmalte dentário, preencher espaços entre os dentes, corrigir desalinhamentos, alterar a tonalidade do sorriso, esconder manchas e tratar trincas e fraturas.

Pode ser necessário desgastar o esmalte dentário para colar a faceta, assim, ela se encaixa perfeitamente, sem deixar áreas ressaltadas, sendo este um tratamento definitivo.

Implante dentário

Uma empresa prestadora de serviços gerais que oferece convênio odontológico para seus pacientes possibilita a realização de implantes dentários, sendo este é um tratamento de reabilitação oral que favorece a estética bucal.

É feito por pessoas que perderam os dentes, fazendo a substituição por uma prótese fixa. É muito importante ter boa saúde bucal e orgânica, visto que se trata de uma pequena cirurgia.

O dentista precisa fixar um pequeno pino osso e este será envolvido por um tecido para se manter preso na boca. Depois, é feita uma prótese que se encaixa ao pino e este substitui o dente na arcada.

Benefícios de investir na estética bucal

Investir na estética bucal traz muitos benefícios para a aparência e para a saúde das pessoas. Muitos ainda têm medo de se consultar com o dentista, mas ao longo do tempo, os problemas podem se agravar e prejudicar a saúde como um todo.

Uma pessoa que está procurando por curso de controlador de acesso valor precisa estar com boa saúde bucal para trabalhar, e a melhor forma de garantir isso é procurando um dentista que vai identificar possíveis problemas.

Quando a arcada dentária não é bem cuidada, além dos problemas estéticos que prejudicam a autoestima e a autoconfiança, algumas situações podem até mesmo prejudicar a mastigação, a fala e por aí vai.

Um tratamento estético leva os pacientes a adotarem novos hábitos de higiene bucal e outras práticas relacionadas à alimentação, exercícios físicos, entre outros.

Um exemplo disso é o clareamento dentário que faz o paciente evitar alimentos com corantes, além disso, a pessoa precisa abrir mão de hábitos nocivos para a saúde, como o tabagismo.

Ao longo do tempo, o funcionário de uma empresa de limpeza de sofá começa a se sentir mais bem disposto no dia a dia e realiza suas tarefas da melhor forma.

Alimentos com corantes são prejudiciais à saúde, e quando são trocados por alimentos naturais, a saúde geral melhora.

Cuidar da estética bucal também evita problemas com a gengiva, uma situação complicada que pode se agravar, prejudicando a aparência dos dentes, a saúde gengival e podendo até mesmo provocar situações mais graves.

As bactérias que se acumulam na gengiva podem prejudicar a saúde do coração, portanto estar atento aos cuidados com os dentes é a melhor forma de garantir a saúde do corpo como um todo.

Os funcionários de uma oficina mecânica honda devem procurar o dentista regularmente para saber quais procedimentos devem realizar para manter a saúde e a estética bucal.

Considerações finais

A saúde bucal está muito além de dentes brancos e bonitos, pois também garante a saúde da boca como um todo, algo que interfere de maneira positiva na saúde do corpo.

Pessoas que cuidam bem de seus dentes são mais autoconfiantes e possuem boa autoestima, dois elementos fundamentais para o bem-estar e a qualidade de vida.

Diversos procedimentos podem ser realizados de acordo com as necessidades do paciente, e todos eles são capazes de melhorar a saúde e a vida de qualquer pessoa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.