Devocional

O que faz uma pessoa a perguntar para Deus: Até quando Senhor?

A pergunta “Até quando?” aparece quase 50 vezes na Bíblia. Às vezes, homens perguntam a outros homens, ou Deus pergunta aos homens . Neste artigo, consideremos alguns casos em que os homens perguntam a Deus. Quando os homens fazem esta pergunta a Deus, geralmente representa o grito angustiado de uma alma perturbada. Davi, ameaçado por inimigos, sentiu-se abandonado e esquecido por Deus. Ele perguntou: “Até quando, SENHOR? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto? Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia? Até quando se erguerá contra mim o meu inimigo?” (Salmo 13:1-2). Mas ele mostrou uma atitude certa na sua pergunta, terminando o mesmo salmo com estas palavras de fé: “No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação. Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem” (13:5-6).

Tais questionamentos por parte de homens justos não foram súplicas egoístas por proteção própria, e sim expressões de um desejo maior para a justiça do santo Deus. A questão não era a mera defesa do homem, e sim a defesa do nome de Deus. Asafe bem falou: “Até quando, ó Deus, o adversário nos afrontará? Acaso, blasfemará o inimigo incessantemente o teu nome?” (Salmo 74:10). Mesmo enfrentando seus adversários, estes servos de Deus não procuraram a vingança própria (cf. Romanos 12:18-21). Até os mártires no Novo Testamento pediram a vingança divina e tinham de esperar a resposta de Deus (Apocalipse 6:9-11).

Habacuque, também, queria justiça quando fez sua pergunta a Deus. Ele viu a violência e injustiça em Judá e pediu que Deus corrigisse o povo (Habacuque 1:1-4). Mas ele não estava preparado para a resposta de Deus, que prometeu trazer os babilônicos contra Jerusalém. A resposta levou a uma série de outras perguntas. No final, Habacuque humildemente aceitou a resposta do Senhor. Ficou alarmado pela resposta, mas depositou a sua confiança em Deus (3:2,16,18-19). Esta atitude de aceitar a vontade de Deus, mesmo quando não compreendemos totalmente a sua maneira de agir, deve caracterizar todo servo dele.

Notemos mais um exemplo – Isaías 6:11. Depois de ser encarregado com a missão de pregar aos rebeldes de Israel, o profeta perguntou “Até quando?” Até quando continuar pregando, mesmo quando ninguém ouve? A resposta de Deus: Até vir o castigo de Deus sobre o povo, quando não terá mais ninguém para ouvir. Quando divulgamos a palavra de Deus hoje, a mesma resposta vale. Não desistamos!

Pastores: Edvaldo Sousa e Weider Santiago

GospelMundo.com