tráfego pago
Marketing e Negócios

O que fazer antes de investir em tráfego pago?

O tráfego pago é considerado uma ferramenta importante de marketing digital, visto que permite aumentar o acesso à plataforma online de uma empresa, seja ela um site, blog, comércio eletrônico ou redes sociais.

Ao utilizar anúncios promovidos em diversas plataformas digitais, é possível atrair mais visitantes que possam consumir o conteúdo, produto ou serviço oferecido pela empresa.

Esse tipo de estratégia pode ser muito útil para que uma empresa especializada em construção de piscina, por exemplo, possa aumentar a visibilidade da marca e gerar mais conversões.

Por isso, é fundamental que os empreendedores entendam alguns pontos fundamentais antes de escolher investir em tráfego pago. Afinal, direcionar mais pessoas a um negócio nem sempre é a melhor opção se outros aspectos importantes não estiverem em ordem.

Tráfego pago: uma breve descrição do que é

O tráfego pago é uma técnica de marketing que tem como objetivo atrair visitantes para uma plataforma, como sites, blogs, marketplaces ou lojas virtuais, visando gerar leads e conversões.

A principal diferença entre o tráfego pago e o tráfego orgânico é que a primeira opção demanda um investimento financeiro para promover o aumento do tráfego na plataforma, por meio de anúncios publicitários na internet.

Dessa forma, é possível que uma empresa especializada em rede de proteção para playground promova o conteúdo, materiais e produtos para um maior número de pessoas em um curto período de tempo.

A logística dessa estratégia é simples: o visitante é direcionado para a plataforma por meio de um anúncio publicado na internet.

É possível promover esses anúncios de diversas maneiras para aumentar a visibilidade do conteúdo ou produto. O objetivo é gerar cliques e atrair mais visitantes para conhecer o que a empresa tem a oferecer.

O tráfego pago é uma excelente estratégia de marketing digital e é amplamente utilizada pelas empresas, principalmente as que estão iniciando no mercado, como um fator importante para se manterem competitivas.

A plataforma mais utilizada para promover anúncios e gerar tráfego é o Google Ads, que é uma plataforma pertencente ao Google com foco exclusivo em anúncios. Mas existem outras, como:

  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • Youtube Ads;
  • Linkedin Ads;
  • Bing Ads.

Todas essas plataformas têm suas vantagens e desvantagens. A escolha de qual plataforma anunciar deve ser feita pela empresa com base nos objetivos e perfil de público que deseja atingir.

Isso quer dizer que uma empresa terceirizada de jardinagem, por exemplo, pode se beneficiar em anunciar seus serviços no Google Ads, enquanto uma loja de roupas pode ter melhores resultados em fazer anúncios no Facebook e Instagram.

Por que negócios devem investir em tráfego pago?

Uma das principais vantagens do tráfego pago é a possibilidade de distribuir melhor os posts, gerando um retorno mais rápido.

E apesar da publicidade física ainda ter benefícios, os negócios que buscam uma empresa para entregar panfletos, por exemplo, podem ter muito mais resultados ao expandir os anúncios para o meio digital com a estratégia de tráfego pago.

Ao utilizar essa estratégia, é possível aumentar a visibilidade de um site e gerar mais visitas, o que pode contribuir para o aumento do prestígio de uma empresa.

Além disso, o tráfego pago permite que o anúncio seja direcionado de forma personalizada para o público que possui interesse na informação divulgada.

Quando aplicada corretamente, essa estratégia pode gerar páginas com foco em relacionamento e conversão de leads.

Desse modo, o tráfego pago pode contribuir para um notável crescimento no número de clientes de um empreendimento de terceirização de mão de obra, tornando-o mais relevante para o público em potencial.

O que analisar antes de fazer tráfego pago?

Para que um negócio tenha bons resultados no meio digital, é fundamental entender que não basta apenas escolher uma estratégia e focar nela cegamente.

Com isso em mente, os empreendedores devem buscar alternativas para melhorar o desempenho das vendas e campanhas antes mesmo de cogitar investir em tráfego pago para atrair mais clientes. Com isso, é preciso analisar alguns pontos como:

Jornada de compra e funil de vendas

Ao avaliar o funil de vendas e as jornadas de compra de diversas empresas, verifica-se que investir nos dois tipos de tráfego é o ideal, ou seja, não apenas impulsionar conteúdos de conversão.

Mas, também, aqueles voltados para a construção de marca e educação do cliente. Isso porque mais de 90% do público não está pronto para finalizar a compra.

Por outro lado, investir exclusivamente em tráfego orgânico e esperar que o compartilhamento espontâneo propague os produtos na web pode levar muito tempo.

Para aproveitar melhor os dois tipos de tráfego, é fundamental desenvolver uma estratégia forte e bem estruturada.

Compreender a fundo a jornada de compra do negócio

É crucial para que uma empresa do ramo de recuperação de fachadas com pastilhas, compreenda exatamente o local de onde cada lead se encontra dentro da jornada de compra e qual o caminho deverá percorrer até realizar uma venda.

Com isso, é possível concluir que o primeiro passo para uma boa estratégia de vendas é entender a fundo a jornada de compra dos clientes e discernir quais as porcentagem de pessoas que de fato se tornam clientes e estabelecer estratégias para aumentar essa taxa.

Desenvolver conteúdo relevantes para os leads

A criação de conteúdos de qualidade estabelecida pela estratégia desenvolvida no marketing de conteúdo é uma ótima forma de empresas especializadas em projetos de sala planejada para apartamento pequeno mostrarem aos clientes a importância do serviço.

E, para que isso seja bem-sucedido, é essencial que os empreendedores criem conteúdos adequados com base nas etapas que os leads se encontram na jornada de vendas e, com isso, o conteúdo deve direcioná-los à próxima etapa do funil de vendas.

A criação de conteúdos deve ter como base as principais dúvidas que os clientes buscam sobre determinado produto ou serviço que a empresa oferece. Com base nisso, o desenvolvimento de conteúdo relevante se torna muito mais prático e intuitivo.

Buscar atualizações constantemente

O mundo digital está em constante mudança o tempo todo, então as empresas que desejam se destacar no mercado não devem apenas escolher uma estratégia e simplesmente abandonar todo o resto.

É preciso que a companhia analise todos os pontos que compõem uma campanha de marketing bem sucedida e estabeleça os principais objetivos e meios para alcançar os resultados que desejam.

Isso só é possível através de uma constante atenção aos métodos e estratégias validadas que estão em atualização quase que diariamente no meio do marketing digital.

Por isso, se uma distribuidora de barita mineral, por exemplo, quiser atingir mais pessoas para gerar vendas, deve aproveitar tudo que está à disposição do negócio, sejam ferramentas, estratégias ou conteúdos que ajudem o negócio a alcançar o público-alvo.

Somente assim será possível que as empresas obtenham bons resultados para as campanhas de marketing e de fato consigam não só atrair mais clientes para o negócio, mas também fidelizar os que já confiam na empresa.

Estabelecer objetivos reais

Estabelecer objetivos para serem atingidos com base nas estratégias escolhidas é fundamental para que o negócio saiba onde precisa melhorar para chegar a tal objetivo.

Definir quais estratégias devem ser seguidas, qual o tipo de conversão é ideal, como transformar os leads existentes em vendas, escolha entre cadastros ou abordagens diretas são questões que consequentemente levam a uma definição de estratégia.

Entender qual o perfil do público-alvo

O público-alvo é o grupo de pessoas com potencial para consumir produtos ou serviços que um negócio oferece. E é nesse grupo demográfico específico que os esforços de marketing devem se concentrar.

Esse grupo compartilha certas semelhanças, como interesses, educação e localização. O comportamento de uma pessoa online determinará se ela pode ou não se associar diretamente à marca.

Como resultado, se o público determinado fará ou não parte do seu público-alvo quando a empresa lançar uma campanha vai depender do perfil ideal que o empreendedor deseja atingir com as estratégias de marketing.

Isso pode variar de negócio para negócio, mas no geral, grande parte das pessoas que consomem determinados produtos ou serviços buscam por qualidade, preço atrativo e boas experiências.

Dessa forma, as empresas podem estabelecer alguns critérios principais para direcionar os esforços de captação de leads para impactar justamente as pessoas com base nessas questões e, assim, ir atraindo mais e mais potenciais clientes para o funil de vendas.

Considerações finais

O tráfego pago, assim como diversas outras estratégias de marketing digital, pode ser uma ótima maneira de empresas de pequeno, médio e até grande porte aumentarem a cartela de clientes.

No entanto, para que isso ocorra, os empreendedores devem analisar diversos pontos, internos e externos e implantar melhorias em ofertas, qualidade de produtos e serviços, atendimentos, dentre outros aspectos importantes para uma operação bem sucedida.

Após considerar estes e diversos outros pontos, será vantajoso para que as empresas invistam recursos em tráfego pago e de fato sejam bem-sucedidas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.