O que é uma agência de performance?
A contratação de uma agência de performance é sempre algo a ser pensado. A maioria dos negócios opta por colocar certas funções para uma empresa especializada e, claro, com isso o empresário espera resultados verdadeiros, além da transparência durante todo o processo.
Mas não é só isso. Quem contrata, geralmente, deseja resultados rápidos. Bem, sabemos que nem sempre é possível conseguir algo assim, por outro lado, já existem algumas empresas que trabalham com esse tipo de serviço. É uma busca constante por resultados rápidos e de valor para o contratante.
Um exemplo disso são as agências de performance. É exatamente sobre ela que falaremos hoje. Será que realmente vale a pena apostar em algo assim? A agilidade cobra o custo da qualidade? Continue a leitura desse artigo e tire você mesmo suas conclusões a respeito.
Afinal, o que é uma agência de performance?
Pode-se dizer que esse é um modelo de agência que foca no marketing, visando sempre entregar resultados precisos, rápidos e concretos. Algo que se tornou cada vez mais relevante nos últimos anos.
A ideia é bem simples. As ações serão feitas de forma mais intensa e bem direcionadas. Toda essa intensidade é compensada com maior agilidade nos resultados. Dito isso, a comprovação deve chegar a partir de métricas, aumento do público alvo e até conversões. Na verdade, tudo dependerá daquilo que a marca busca.
Mas não é apenas isso! Como toda boa agência, essa trabalhará com os pós resultados. Isso quer dizer que ele continuará com o cliente buscando entender o resultado que cada ação gerou e, se possível, criando novas resoluções a partir deles.
Se está se perguntando se essa contração vale a pena, saiba que vale sim! A questão sempre é: “Em que momento?”.
Quando devo contratar uma agência de performance?
Sabe aquele momento que precisa de agilidade? Por exemplo, quando se inicia uma ação na web e precisa de resultados rápidos para desenvolver outras. Esse é o momento ideal para contratar. Busque aquela que irá oferecer um bom serviço, rápido, mas de qualidade.
Bem, em todo caso, a contratação ideal é nesse momento! Terá que analisar seu problema e buscar soluções com base no tempo que possui. Assim sendo, a agência irá fazer todo o trabalho para você.
Lembrando que essas empresas devem sempre prezar pela transparência, sobretudo falando sobre o que é possível e o que não é!
Qual a diferença entre as agências?
Você que está no mercado já entende o quão importante são as agências. Elas oferecem sempre um bom trabalho, direcionado como deve ser. No entanto, há certas características que apenas a agência de performance terá.
O primeiro deles é o nível de envolvimento. Apesar de toda empresa trabalhar com isso, é nas agências de performance que notamos uma dedicação extra. Realmente, há um foco maior.
Dito isso, ações são mais frequentes. Mudanças de estratégias, adaptação de campanhas e muito mais. Tudo para que, no final, esteja de acordo com o que o contratante desejava.
Entenda que as métricas possuem grande valor
Nesse setor em específico, é preciso entender que as métricas possuem um valor alto. Até porque, todas as ações são baseadas nela. Ou seja, é apenas a partir dessas informações que a agência irá agir.
Como o objetivo é oferecer algo rápido, sempre terá mensurações. Existem profissionais que irão apenas tratar dessa área. É claro, na maior parte dos casos poderá saber de tudo, a transparência é outro ponto importante!
Com certeza tudo isso vale a muito. As métricas são importantes em qualquer área, mas nesse nicho em específico são ainda mais relevantes!
O envolvimento com o cliente
A busca por uma boa comunicação com o cliente é um assunto fundamental. Isso porque as ações são mais diretas, então buscar um método de comunicação eficiente é extremamente importante.
Esse envolvimento com o cliente é criado de forma mais rápida, saiba disso. A estratégia dependerá muito do tipo de empresa que está lidando, assim como seus objetivos no mercado.
No entanto, é importante tomar cuidado para não acabar contratando uma agência de performance que seja “agressiva” nas ações. Isso poderá causar mais problemas do que solução!
O foco na marca
Como último ponto, aqui terá mais foco na marca. Isso fortalece o que falamos acima. A agência está preocupada em demonstrar resultados mais rápidos para seu cliente. O único problema é se toda a divulgação acontecer de forma “forçada”. Por isso é tão interessante que faça uma boa contratação.
Por outro lado, hoje é cada vez menos nítido algo assim. As empresas estão investindo da maneira correta para que tenham um bom público. Assim, as campanhas acontecem de forma mais direta, mas sem agressividade!
O objetivo não é apenas diminuir o tempo para conseguir resultados, é mostrar qualidade em cada ação. Afinal, é assim que funciona o marketing.