brindes
Blog / Dicas

O que é educação ambiental e qual sua importância?

Atualmente vemos frequentemente cenas de florestas inteiras sendo devastadas pelo desmatamento ambiental e/ou pelas queimadas. Rios poluídos pelo derramamento de óleo pelo litoral, destruindo a vida marinha, também se tornaram cenas comumente vistas. 

Esses problemas ligados à conservação do meio ambiente geram debates acerca dos benefícios obtidos a partir da sustentabilidade

Com isso, outro problema se mostra ainda mais nítido. Estamos falando da educação ambiental! A cada dia há mais interesse em criar um mudo que seja equilibrado, sem grandes problemas na natureza e com uma boa possibilidade para todos da sociedade.

Antes de falar mais sobre a educação ambiental, vamos entender um pouco mais sobre a sustentabilidade ambiental.

O que é Sustentabilidade Ambiental?

A sustentabilidade ambiental está intimamente ligada à preservação total do meio ambiente. Diz respeito então à habilidade de conservação e sustentação dos ecossistemas em sua totalidade – partindo do primeiro agente biológico constituinte da cadeia, até o último. 

Segundo Ignacy Sachs, um economista francês, a sustentabilidade ambiental “é a capacidade dos ecossistemas de se sustentarem mesmo diante das interferências das atividades humanas.”

A Sustentabilidade Ambiental contribui com criação de soluções saudáveis, visando as características específicas de cada região e contexto. 

Mas para que uma ação seja considerada ambientalmente sustentável é necessário que não haja nenhum tipo de risco para todos os elementos naturais, como por exemplo: seres vivos, qualidade do ar, dos solos, das águas. Para tal são necessários os desenvolvimentos de tecnologias avançadas, capazes de minimizar os impactos ambientais. 

E o que é a educação ambiental?

Em suma, são maneiras de aplicar a sustentabilidade que deve ser estudada. Ações para melhorar a educação ambiental podem acontecer em diferentes ambientes, como por exemplo em escolas.

A palavra sustentabilidade deriva do termo “sustentare”, que vem do latim e significa preservar, apoiar, defender, apresentando três fundamentos de caráter: ambiental, social e econômico. 

A educação ambiental possui um significado bem semelhante! Ela não visa apenas o estudo de formas para diminuir impactos, mas mostra como isso pode ser benefício e maneiras de mesclar tudo para que não haja perda para empresas, por exemplo.

Quais são os maiores problemas no meio ambiente hoje?

O descarte de restos advindos do progresso da humanidade, se transformam em rejeitos em santuários ecológicos, barragens rompidas e diversos outros acidentes ambientais, rotineiramente anunciados. 

O conceito de sustentabilidade surge exatamente para promover o conhecimento sobre os benefícios que determinadas ações promovem ao meio ambiente, e para a continuação da vida na Terra.

A comunidade global tem refletido muito a respeito dos impactos negativos que foram causados por modelos de produção antigos, como por exemplo a queima de combustíveis fósseis.

Existem ações para diminuir o impacto?

Algumas atitudes vêm sendo tomadas porque chegamos ao limite daquilo que o meio ambiente consegue suportar e, caso mudanças não comecem a ser feitas, as crises climáticas serão cada vez mais constantes, além da extinção da fauna e a presença de desastres ambientais.

Nos dias atuais vemos que a sociedade tem se tornado cada vez mais consciente e preocupada com a natureza. Campanhas de conscientização são apresentadas a comunidades. O consumo consciente, por exemplo, é bastante difundido e leva a mudanças reais e visíveis na sociedade, transformando assim a lógica de compra e venda.

Do que trata a educação ambiental

Geralmente são muitos assuntos que acabam sendo desenvolvidos, a seguir poderá saber mais sobre alguns.

Lembrando que são assuntos difundidos em diferentes locais, de escolas até o trabalho.

Melhorias na qualidade de vida

A melhora na qualidade de vida contribui com a diminuição de emissão de gases efeito estufa: o ar respirado nas sociedades se torna então melhor, mais puro. Isso influencia diretamente na qualidade da saúde das pessoas, principalmente das que vivem em grandes centros urbanos e industriais. 

A redução da poluição torna o tratamento de água potável mais simples, e colabora ainda com a diminuição das enchentes que são causadas devido ao entupimento das tubulações de esgoto. Outro fator que influencia na qualidade de vida das pessoas através da sustentabilidade ambiental é a diminuição da produção de lixo. 

Melhorias na preservação do meio ambiente e recursos naturais

O principal objetivo da sustentabilidade é o cuidado com o meio ambiente. Inúmeras espécies já foram extintas e diversos ecossistemas foram destruídos, devido ao uso exagerado e não planejado dos recursos naturais. 

Devido ao uso consciente dos recursos, as próximas gerações podem viver em um mundo melhor equilibrado. Por isso é tão importante que isso seja algo estudado nas escolas.

Melhorias na diminuição das ocorrências de acidentes ambientais

Muitas tragédias ecológicas são naturais. Mas atualmente estão cada vez mais evidentes as tragédias que são ocasionadas pelas ações humanas e que causam desequilíbrio nos ecossistemas. 

Mas não são só as empresas que desrespeitam a natureza, ações como jogar lixo na rua, fazer o descarte inadequado de materiais também são atos que vão contra a sustentabilidade ambiental.