A\B
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O que é teste A/B?

No ramo do marketing, é importante que uma estratégia seja testada para saber como funciona e quais são os erros e acertos que se podem haver dentro dela, e um exemplo deste método o teste A/B.

O split testing, como também é conhecido, é uma amostra que compara as variáveis que existem no marketing para que assim consiga ser definido uma melhor resposta para o que se deseja, com base em um dos formatos de estratégia.

Um exemplo de como o teste A/B funciona com uma situação do cotidiano podem ser os testes que uma empresa de lavagem de tapetes grandes realiza, onde o negócio pode avaliar quais melhores produtos deixam os consumidores mais satisfeitos.

Com isso, essa experiência pode contribuir para que, por meio de feedbacks, haja uma base para o empreendimento se estabilizar.

Os testes A/B não podem ser confundidos com os testes multivariados, sendo que esses testam vários em uma única vez, enquanto o A/B realiza seus testes com uma única variável de cada vez dentre duas opções para escolher a melhor entre estas.

É importante também haver uma distinção do A para o B, sendo um denominado como controle que irá ser a base, e o outro como a alternativa que não pode ser descartada mas que não pode ser lançada para os consumidores.

O formato de testagem A/B pode contribuir com uma maior certeza com base em dados, para que deste modo não tenha riscos de problemas futuros atrapalharem o objetivo do negócio. 

O que deve ser considerado com o teste A/B?

Quando se trata de testes, um empreendimento deve sempre buscar os melhores para entender e aprimorar seus conhecimentos com a base de dados que lhe é apresentada.

Por isso, este formato pode incluir testes em áreas da empresa como:

  • Análise técnica;
  • Pesquisa;
  • Conversa com consumidores;
  • Replay de compra;
  • Análise de dados.

O teste A/B de uma análise técnica pode estar relacionado às redes sociais do negócio, sites de venda ou até mesmo os blogs, fazendo um parâmetro de como funciona em cada sistema operacional usado por um consumidor.

Deste modo, um blog que fala sobre fachada retrofit deve abrir em todos os dispositivos, sejam eles mobile ou desktop, principalmente em aparelhos mais antigos.Do contrário, as chances da empresa ter uma conversão de consumidores pode cair.

Isso porque irá demonstrar que o empreendimento não está pensando em quem não está tão avançado na tecnologia ou não tem bons meios de acesso a ela, e com isso, as chances de se obter um grande número de consumidores pode acabar reduzindo.

Pesquisas são pontos que podem ajudar antes mesmo do teste A/B serem postos em prática, como uma empresas de limpeza de condomínios pode montar um questionário para seus clientes sobre os melhores horários para se realizarem o serviço.

Essa pesquisa pode ser feita principalmente em sites onde há coleta de dados, utilizando o formato de mensagem e conversão pop-up, onde o visitante pode se inscrever para receber newsletter por e-mail, facilitando a coleta de informações.

Dados que se referem diretamente ao consumidor também são muito importantes, incluindo suas análises de como foi o atendimento, pois isso pode ajudar os testes A/B a serem uma forma de descobrir o quão diferente está sendo a empresa e como sempre melhorá-la.

Tanto em tempo real como também em um determinado período, os testes A/B podem fazer ações específicas conforme a gestão desejar.

O formato de teste de replay de compra consiste nos dados armazenados que, quando o consumidor desejar ter algum produto ou serviço novamente, há informações que foram armazenadas anteriormente.

Por exemplo, se um consumidor comprou uma  Conserto de fechaduras de automóveis  e posteriormente foi comprar um novo vidro, as informações de pagamento e de dados que estavam na primeira venda podem aparecer novamente na segunda.

Esse meio facilitado para atrair o consumidor deve ser testado para que funcione corretamente, visto que os testes A/B de dados podem avaliar o comportamento que o usuário teve durante o processo.

Isso pode ajudar no entendimento da etapa do funil de vendas daqueles que pararam no meio do percurso de vendas de um empreendimento de galpões pré fabricados ou não tiveram interesse nenhum de ao menos percorrê-lo.

Como funcionam os testes A/B?

O formato dos testes A/B não são complexos de serem feitos, porém, necessitam de uma atenção para que possam ser interpretados no formato correto para não resultarem em empecilhos.

Neste modelo de teste, é necessário que tanto a versão A quanto a versão B sejam testados de uma forma separada, mas que juntos, possam chegar a um único resultado.

Como por exemplo, uma empresa que realiza reformas e decoração de interiores. Um portfólio montado no formato A para reforma de ambientes grandes, e o portfólio montado em outro formato denominado como B para reforma de sala pequena.

Os resultados esperados para esses dois modelos devem ter alguma diferença entre um e outro, que possa ser implementado como um resultado final no conjunto todo.

Portanto, se o portfólio de sala pequena obter mais vendas e uma busca maior do que de ambientes grandes, a empresa de decoração deve encarar os dados como um indicativo das preferências do seu público-alvo e também dos clientes que já possuem.

Fazendo com que, desta forma, as melhorias possam ser implementadas e essa versão escolhida seja o principal ponto da empresa, e suas estratégias de marketing em torno dela devem garantir que haja um aumento de conversão de leads.

Essa conversão deve sempre ser acompanhada para que os pontos que atraem e os que afastam o consumidor da página sejam observados, e assim buscar melhorias ou meios para que eles não desistam no meio do funil de vendas.

Quais ferramentas podem ser utilizadas?

Quando uma empresa de tela proteção janela apartamento decide investir e realizar testes no formato A/B, existem algumas ferramentas que podem contribuir para que essa amostragem possa trazer os resultados esperados para a empresa.

Uma ferramenta de otimização é um dos meios que podem acabar contribuindo, isso porque as versões tanto pagas quanto as gratuitas, ajudam a melhorar as conversões de leads.

As ferramentas de otimização podem também identificar de uma forma mais rápida, quais são os pontos que a empresa aderiu que podem ser mudados ou então aprimorados com força total. 

Ferramentas de análises e de testes são fundamentais para se ter uma base de onde realizar os testes A/B, sendo algumas no formato gratuito ou pago, com as possibilidades de armazenamento na nuvem, algo fundamental quando se trata de arquivar dados.

Isso porque este modelo de arquivo não pesa tanto em um único dispositivo e pode ser acessado quando for necessário do local onde se estiver, uma vantagem quando uma equipe está em diferentes pontos fazendo análises.

Pelo fato das redes sociais estarem impactando cada vez mais o mercado e o cotidiano das pessoas, visto que nelas podemos encontrar tutoriais para uma instalação de piso elevado em aço com concreto celular, o modo business destas plataformas auxiliam os testes.

Já que ao entrar e o usuário pode realizar ações na página, acaba criando um registro de dados e com base neles ter um meio de entender quais postagens e conteúdos funcionam, os mais atrativos e os que não são tão acessados, moldando assim as informações.

Afinal, o público-alvo de um negócio deve ser cativado e engajado a acompanhar o conteúdo sobre o produto ou serviço, estratégia que acaba gerando uma grande conversão de leads e a fidelização de consumidores que realizaram uma compra anterior. 

Arquivando dados A/B anteriores

Todos os dados que uma empresa levantou e foi analisado devem ser guardados para que, futuramente, possam ser comparados com os dados iniciais, e ver se a hipótese inicial da qual moveu o teste funcionou ou foi alterada.

Por se tratar de dados mais visuais, capturar a tela pode contribuir para que os dados sejam entendidos com uma maior facilidade, desde todos os processos até mesmo a opção que se tornou a utilizada pela empresa.

Arquivar os erros e empecilhos também são importantes para que possam ser evitados futuramente.

Considerações finais

Sendo uma estratégia para saber como está o andamento de um empreendimento, os testes A/B têm a função de entender a melhor variável para uma determinada estratégia.

Podendo ser realizado e mensurado em plataformas pagas ou gratuitas, os testes A/B são dados importantes, por estarem relacionados ao consumidor e a forma como ele vê o trabalho da empresa.

Com isso, analisar e sempre ter os dados em dia do que as ferramentas e softwares podem levantar, é essencial para garantir que conversões de leads não sejam perdidas no meio do caminho do funil de vendas, e com isso, atrair mais consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.