Cinema Notícias

O que é religião? Pode se resumir religião como fé em ação, ou não?

A Bíblia diz que a religião pode ser boa. “A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.” – Tiago 1:27. Só a religião firmada na Bíblia é boa e fiel. No entanto não são as práticas religiosas que salvam uma pessoa mas sim a graça de Deus que atua pela fé (Romanos 3:27-28).

O que é religião?
Quem tem uma religião acredita em algum tipo de força sobrenatural (Deus, deuses, espíritos, etc.), que deve ser adorado. Religião inclui as formas e os rituais de adoração, a doutrina e preceitos éticos. É também a forma como essa crença se manifesta no dia-a-dia da pessoa, é um modo de vida.

De acordo com esta definição, a Bíblia traça os fundamentos de uma religião. Ela diz que há um Deus todo-poderoso, que criou tudo para a Sua glória e que devemos adorá-lo (Salmos 148:5). Também diz o tipo de adoração de que Deus se agrada e a forma como o crente deve viver a sua vida (Miquéias 6:8). A Bíblia não ensina só a ter fé. A Bíblia também não ensina só a viver de maneira correta. Ensina a ter fé e a viver de maneira correta, em conformidade com a fé (Tiago 2:22). Isso é religião.

Religião é má?
Não, se estiver de acordo com a Bíblia. As religiões que não estiverem de acordo com a Bíblia devem ser rejeitadas. Atenção: religião não é cumprir as regras (ir à igreja, ser batizado, ler a Bíblia) só porque sim. Isso se chama legalismo e era o problema dos fariseus na Bíblia. Também não é achar-se superior e apontar o dedo aos “pecadores”, que não são tão bons como você. Isso é hipocrisia, outro problema dos fariseus.

Cumprir as regras faz parte mas tem de ser com a atitude correta, em fé e por amor aos mandamentos. Se realmente seguimos Jesus, então nossa religião se mostrará na forma como tratamos e cuidamos dos outros e na nossa integridade (Tiago 1:27; 1 Timóteo 5:4).

Qual é certa?
A Bíblia diz que devemos congregar com outros irmãos em adoração a Deus, para crescermos, nos ajudarmos e nos motivarmos. Para isso é preciso encontrar uma igreja. Veja aqui por que é importante ir à igreja. Com tantas denominações é difícil distinguir o que é bom do que é mau. Se uma igreja está em conformidade com a Bíblia, ensinará que:

1-Deus é todo-poderoso e criou o mundo; Ele nos criou para o Seu louvor (Salmos 148:5).
2-Todo o homem está em pecado e separado de Deus; a consequência é morte física e ir para o Inferno (Romanos 3:23; Romanos 6:23).
3-Porque Deus nos ama, Ele enviou Seu filho Jesus para morrer pelos nossos pecados na cruz; no terceiro dia Ele ressuscitou (Atos dos Apóstolos 2:22-24).
4-Jesus veio como um homem, totalmente homem, mas ao mesmo tempo era totalmente Deus (1 João 2:22; 2 João 1:7).
5-Para ser salvo você deve se arrepender dos seus pecados, crer que Jesus morreu e ressuscitou e confessá-lo como seu senhor e salvador – a salvação vem pela fé; depois você deve ser batizado como prova disso (Romanos 10:9).
6-Quem é salvo recebe o Espírito Santo, que o ajudará a viver uma nova vida, livre do pecado (Atos dos Apóstolos 2:38).

Um dia Jesus voltará para buscar os salvos e levá-los para morar no Céu com Ele; também haverá um julgamento e os ímpios serão destruídos junto com o diabo (1 Tessalonicenses 4:16-17; Mateus 25:31). Há várias igrejas que pregam estes princípios. Dentro delas, denominações diferentes têm opiniões diferentes sobre outros assuntos. Normalmente, se têm estes princípios fundamentais, sua doutrina é sã. Mas é sempre importante analisar tudo à luz da Bíblia e pedir sabedoria a Deus para distinguir o certo do errado (1 Tessalonicenses 5:21; 1 João 4:1).

GospelMundo.com