Mensagem

Não devemos tomar decisões no momento de fúria

Abilgail era uma mulher sensata e formosa. Era casada com Nabal, um homem grosseiro, tratante e dominador (1Sm 25.3). Muitos casamentos naquela época eram arranjados pelos pais. No caso de Abigail, não foi diferente. Ela entrou nesse relacionamento sem opinar. Nesse contexto, encontramos Davi. Ele estava no deserto com seu exército e  passava por dificuldades para alimentá-lo. Sabendo que Nabal era um homem que possuía recursos, resolveu enviar dez moços para pedir ajuda, instruindo-os a falar em seu nome. A recepção não foi cordial, ele os tratou com indiferença e grosseria. “Quem é Davi, e quem é o filho de Jesse”? (1 Sm 25.19b).

Então, os moços puseram-se a caminho, voltaram e contaram tudo a Davi, que reagiu com fúria, convocando quatrocentos homens com espadas para atacarem as dependências de Nabal. O confronto era eminente e sangue inocente poderia ser derramado. Mas um jovem da casa de Nabal, sentindo o desastre que viria, dirigiu-se a Abigail e relatou tudo o que estava acontecendo.

Nesse momento, ela sentiu que poderia reparar o erro de seu marido, salvar sua família e seus servos. Então, imediatamente, preparou provisões generosas para Davi e seus homens, na esperança de interceptá-los enquanto estivessem a caminho.

Davi era ungido do Senhor, Abigail lembrou que ele lutou as batalhas do Senhor e  estaria sob a proteção de Deus. Ela saiu pelo caminho, estrada a fora, e, quando o viu, se prostrou ao chão em atitude de humildade. E isso mexeu com Davi.

“Ah! Senhor meu, caia a culpa sobre mim; permite falar a tua serva contigo e ouve as palavras da tua serva” (1 Sm 25.24). Ele a ouve atentamente e reconhece que Abigail tinha sido enviada por Deus para impedi-lo de pecar (v. 32-34).

Quando ela retornou ao lar, no momento apropriado, compartilhou tudo com seu esposo, não importando com as consequências. Abigail era serva, humilde, pacificadora e possuía  habilidades para governar seu lar.

Essa história nos traz muitos ensinamentos, um deles é que não devemos tomar decisões no momento de fúria,  elas serão desastrosas. Davi foi sensível e entendeu o recado de Deus por meio daquela mulher.

COMENTE SOBRE O TEMA – CURTA TAMBÉM NOSSAS PÁGINAS

FACEBOOK GOSPELMUNDO

INSTAGRAM: PRS.EDVALDOEWEIDER