Notícias Política

Morreu Roman Herzog, ex-presidente da Alemanha aos 82 anos nesta terça-feira

O ex-presidente da Alemanha Roman Herzog, que governou entre 1994 e 1999, morreu aos 82 anos, informou nesta terça-feira o gabinete presidencial. O atual presidente alemão, Joachim Gauck, escreveu uma mensagem de condolência à viúva Alexandra von Berlichingen e disse que Roman Herzog tinha um caráter admirável. Herzog sofria de uma “grave doença”, mas a família não revela qual — a imprensa alemã noticia que o ex-presidente tinha câncer.

“Foi uma personalidade notável que marcou e projetou a percepção que tem a Alemanha tem de si mesma e a convivência em nossa sociedade. Defendeu nosso país e nossa constituição liberal com objetividade, inteligência e grande experiência vital”, escreveu Gauck, que acrescentou que o falecimento o deixou profundamente triste. Herzog foi o sétimo presidente da República Federal da Alemanha, e o primeiro a ser eleito depois da reunificação do país, em 1994.

Na lembrança dos alemães permanece um discurso feito por Herzog em 26 de abril de 1997, quando pediu a renovação interna da Alemanha e se queixou da “paralisia social”, o “desalento generalizado” e os “impedimentos burocráticos inimigos de toda reforma” que há muito tempo afetavam à sociedade alemã.

“Quem adia ou bloqueia as grandes reformas tem que ser consciente que nosso povo terá que pagar um alto preço por isso”, disse, em um discurso que durou 55 minutos. Durante o dia, Gauck deve comparecer perante a imprensa para falar sobre a figura de Roman Herzog. (Com agência EFE)

Siga-nos nas redes sociais
Facebook: GospelMundo
Instagram: prs.edvaldoeweider

Musica Gospel – Para você