Notícias Polêmicas

Milionário dona da Zara, doa 320 milhões de euros a hospitais público espanhol

O dinheiro doado por Amâncio Ortega está destinado à compra de 290 equipamentos dedicados ao diagnóstico e tratamento do cancro. Já em 2015 o multimilionário tinha doado verbas ao sistema de saúde galego. A Fundação Amâncio Ortega, criada pelo dono do grupo Inditex, que detém marcas como a Zara, vai doar 320 milhões de euros à rede de hospitais pública espanhola. O objetivo passa por dotar as instituições de saúde pública de verbas para poderem adquirir equipamento de última geração de diagnóstico e tratamento de cancro, segundo avança o diário “El País”.

Ao todo são 290 unidades de material para as alas oncológicas dos vários hospitais espanhóis, onde estão incluídos os das regiões autônomas da Galiza e da Andaluzia, como já havia sido orçamentado em 2015 e 2016. O peso de cada uma das comunidades é de 17 e 40 milhões de euros, respetivamente, no universo de 320 milhões.

Em comunicado, a fundação sublinhou que o “recurso a equipamentos de última geração, como a mamografia digital com tomossíntese ou aceleradores lineares avançados, permite realizar diagnósticos mais precisos e proporcionar aos pacientes tratamentos mais eficazes, menos agressivos e de menor duração.” Esta não é a primeira vez que a Fundação de Ortega doa dinheiro a instituição liga à saúde. Em 2015 a instituição ofereceu 17 milhões de euros ao Serviço Galego de Saúde. Amâncio Ortega é o homem mais rico de Espanha e ocupa a quarta posição no ranking dos mais milionários do mundo, segundo a “Forbes”.

Siga-nos 
Facebook: Globo Expresso.com
Instagram: prs.edvaldoeweider