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Aprenda a desenvolver estratégias de marketing digital para startups

Desenvolver boas estratégias de marketing é essencial para qualquer negócio nos dias de hoje, principalmente quando se trata de marketing digital.

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A internet mudou a sociedade e o mundo, e as pessoas estão cada vez mais conectadas, por isso, é essencial que as empresas também estejam presentes nos canais digitais para se comunicar com o público-alvo.

Com as startups não é diferente, aliás, para essas empresas é ainda mais importante porque são conhecidas como negócios modernos e revolucionários, e por isso precisam acompanhar as tendências de divulgação.

O marketing digital se tornou a principal forma de divulgar produtos e serviços, independentemente do segmento do negócio. Isso porque suas ações acontecem em todos os canais usados pelas pessoas nos dias de hoje.

São veiculadas em site institucional, aplicativos, redes sociais, buscadores, entre outras plataformas importantes para impactar a audiência e levar uma solução ao conhecimento das pessoas que podem se interessar por ela.

Para esclarecer melhor o assunto, este artigo vai explicar os benefícios das parcerias estratégicas para startups, como entender o público-alvo de uma empresa desse tipo e quais são as melhores estratégias de marketing digital para elas.

Benefícios das parcerias estratégicas

Existem startups para diferentes tipos de produtos e serviços, e elas correspondem à demanda real das empresas parceiras. No caso de uma HR Tech, alguns serviços que podem ser contratados são:

  • Recrutamento e seleção;
  • Core de RH;
  • Gestão de talentos;
  • Office service.

São empresas que proporcionam benefícios para as organizações de diversos tamanhos e segmentos, visto que é possível encontrar a solução ideal para a realidade da companhia.

Para um fabricante de persiana horizontal para sala, fazer parcerias com startups melhor o processo de seleção, garante a gestão de dados menos burocrática, melhora a gestão de tempo e reduz os custos nos processos da empresa.

Além do mais, também é uma forma de aumentar a produtividade dos funcionários. Mas as startups só conseguem boas parcerias se puderem compreender seu público-alvo.

Como entender o público-alvo?

Definir o público-alvo de uma startup e compreender suas necessidades não é um processo muito diferente do que acontece em outros tipos de empresa. Para isso, o gestor precisa seguir alguns passos, como:

Conhecer as soluções que oferece

A primeira coisa para atingir o público certo é conhecer profundamente as características dos produtos e serviços oferecidos, e o tipo de problema que eles se propõem a resolver.

Só será possível definir para quem as soluções são direcionadas se a própria marca souber o que elas oferecem. Nesse contexto, é necessário definir os problemas que a solução vai resolver quando o cliente adquiri-la.

No caso de uma organização que oferece laudo cautelar veicular pela internet, ela resolve a questão burocrática que envolve esse processo e facilita a vida de pessoas que estão comprando e vendendo veículos.

Pensar sobre os segmentos

Depois de identificar o problema que a startup é capaz de solucionar, chegou o momento de descobrir quais segmentos dentro do mercado vão se interessar pelas soluções.

É necessário pensar no grupo de pessoas que podem apresentar os problemas que a organização está disposta a solucionar, e dependendo do tipo de produto ou serviço oferecido, podem surgir grupos com potenciais diferentes.

Fazer pesquisas sobre os grupos

O terceiro passo para definir o conceito de público-alvo da startup é fazer pesquisas de marketing que vão ajudar a compreender as características desses grupos que são o alvo da solução que a marca está oferecendo.

É essencial levantar durante as pesquisas, informações como idade, contexto socioeconômico, localização, expectativas, atuais necessidades e comportamento de consumo.

A empresa pode criar um questionário que misture perguntas abertas e fechadas para ter noção qualitativa sobre os resultados, e essa pesquisa pode acontecer por meio de formulários enviados no e-mail.

Tanto uma startup quanto um fabricante de fabricante de chapa expandida podem usar essa solução, inclusive organizações mais experientes que podem ter mudado de público-alvo e não perceberam.

Organizar as informações

Por fim, depois de coletar as respostas com as pesquisas, chegou o momento de organizá-las e criar o perfil ideal de público.

O gestor deve montar um relatório com todas as informações e identificar padrões nas respostas para saber quais são os aspectos em comuns entre os respondentes.

Melhores estratégias de marketing digital

O marketing digital é viável para todo tipo de negócio, mais do que isso, ele é necessário para todas as organizações, mas para as startups, chega a ser imprescindível. Algumas das melhores estratégias são:

Reproduzir conteúdos interessantes

Geralmente, as startups estão chegando ao mundo dos negócios e precisam falar muita coisa sobre seu panorama de mercado. Essas questões podem ser transformadas em conteúdos interessantes e relevantes para as pessoas.

Uma empresa especializada em fechamento de sacada de vidro, por exemplo, se apoia no marketing de conteúdo para gerar posicionamento, autoridade e engajamento, e as startups podem fazer a mesma coisa.

É por meio desses materiais que as marcas vão atrair mais oportunidades de negócios e clientes, atingindo a escalabilidade que esse tipo de empresa precisa alcançar.

Criar a persona

O que torna o conteúdo realmente interessante não é a quantidade de palavras que ele possui ou os minutos que leva para ser consumido pelo usuário. Na verdade, ele se torna valioso por conta das informações que traz e do momento em que isso acontece.

Para fornecer conteúdos realmente úteis e no momento adequado, é necessário saber quem é a persona e mantê-la no foco dos negócios.

Antes de fazer qualquer coisa em relação ao marketing digital, primeiro é necessário definir esse perfil de cliente ideal para compreender quais são suas dores e problemas e de que maneira a startup pode ajudar em relação a isso.

Com suas ações direcionadas, uma loja de torneira Kohler banheiro consegue criar campanhas junto ao público e agregar valor, consequentemente, consegue se diferenciar e se tornar autoridade para o negócio.

Apostar em e-mail marketing

Por conta das novas formas de comunicação e interação trazidas pela internet, alguns empreendedores acreditam que o e-mail é uma plataforma inútil, mas isso não é verdade.

Os usuários precisam de uma conta de e-mail para acessar todos os outros canais que existem na internet, como no caso das redes sociais, ferramentas, entre outros.

Além disso, a estratégia de e-mail marketing é muito útil porque o e-mail é uma forma de contato direto com as pessoas que realmente podem se interessar pela empresa.

O segredo do sucesso com e-mail marketing é estabelecer uma comunicação com pessoas que realmente estão interessadas pelos produtos e serviços, visto que elas estão dispostas a ouvir o que a empresa tem a dizer.

Um negócio especializado em aluguel de piscina de bolas e pula pula desenvolveu uma landing page, também conhecida como página de captura, para trocar materiais gratuitos em troca dos contatos dos usuários.

A partir disso, estabelece uma comunicação promissora que vai amadurecer os potenciais clientes até que finalmente estejam prontos para comprar.

Diversificar os conteúdos

Quando se fala na criação de conteúdos, a primeira coisa que as pessoas pensam são os textos em blogs, e realmente eles são os tipos mais clássicos de levar informação para os usuários, mas não são os únicos.

Existem vários outros tipos de materiais que chamam a atenção da audiência e combinam muito bem com uma startup, como no caso dos vídeos compartilhados no YouTube e nas redes sociais.

Da mesma forma, o empreendedor pode fazer como uma empresa de projeto de climatização comercial e criar um whitepaper para apresentar um estudo de caso e o ebook para oferecer um guia completo sobre determinado assunto.

Os vídeos são usados para suprir uma demanda cada vez maior por parte dos usuários que desejam consumir conteúdos de qualidade e em formato audiovisual.

Trabalhar com marketing multimídia, uma startup consegue levar seus conteúdos para um público mais amplo. Como resultado, terá uma audiência muito maior, o que traz mais visibilidade para os negócios.

Mas além de diversificar o formato, também é muito importante que esses materiais sejam encontrados pelas pessoas.

Para uma empresa especializada em cartonagem industrial, a melhor forma de fazer isso é otimizar seus conteúdos por meio das técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que são aplicadas nos materiais e nas páginas.

Também é interessante investir em mídia paga, porque ela impulsiona as publicações nos buscadores e nas redes sociais, o que faz com que mais pessoas acessem os conteúdos.

Considerações finais

As startups são empresas modernas e que precisam investir em boas estratégias de marketing para que possam divulgar seus produtos e serviços.

Existem várias estratégias que podem ser trabalhadas por essas organizações, dessa forma, conseguem divulgar seu trabalho, criar oportunidades de negócios e até mesmo atrair investidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.