Marketing de influência: como usar o poder das redes sociais para promover seus produtos e serviços
O marketing de influência é um dos mais poderosos conceitos dos últimos tempos e isso pode se atrelar a todos os setores, desde o automotivo, passando pelo de abrigo para extintores e chegando ao setor de moda.
Mas como fazer esta promoção da forma mais pertinente possível? Se você não sabe e quer ter esse entendimento, para se posicionar à frente da concorrência, chegou ao lugar certo!
Defina seus objetivos
Seu objetivo será a força motriz de sua estratégia de marketing nas redes sociais. Mas antes de avançarmos, aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao definir metas:
- Seja específico;
- Defina metas atingíveis;
- Certifique-se de que seus objetivos são mensuráveis;
- Tenha organização para alcançar as metas.
Com isso tudo em mente terá assertividade em expor se gostaria de gerar novos leads, mais comentários, retenção de clientes, expansão de número de seguidores, etc. A partir de então, seu caminho está traçado (mas ele também é mutável e, ao longo do processo, a equipe avaliará os pontos positivos e negativos que tomou).
Aprenda sobre seu público-alvo
Agora que você tem seu objetivo em mente, olhemos para seu público como uma pessoa olha para um manequim para loja que está vestido com aquela roupa que gostaria de adquirir.
Desenhar sua estratégia em torno de seu público é uma obrigação, pois é ele que o ajudará a descobrir tudo, desde as plataformas que você precisa acessar até a voz que seu conteúdo terá.
É essencial definir as dúvidas, preocupações e problemas dos clientes. Para a maioria das empresas, um dos maiores desafios é se conectar com o público certo. Então, encontre seu público ideal e descobra quais os apps, sites e plataformas mais utilizadas por eles.
Selecione suas plataformas de rede social com sabedoria
Não é necessário estar disponível em todas as plataformas, o que importa é causar impacto naquelas em que você está presente. Ou seja, não é a quantidade que importa, mas sim a qualidade! Colocar conteúdo abaixo do padrão só piora as coisas para você.
Em vez disso, pesquise e planeje sua presença na rede social que se alinhe aos seus objetivos e atraia seu público-alvo. Concentre-se naquelas que são as preferidas dessas pessoas, ou seja, se sua marca de compressor de ar pistão está no Instagram e seu público no Tik Tok, algo está errado, portanto, é hora de rever a estratégia e ir para onde está o seu público-alvo.
Crie um plano vencedor para o marketing de rede social
Várias pesquisas sugerem que os profissionais de marketing que documentam suas estratégias têm mais chances de sucesso. Colocar uma equipe focada neste trabalho é ideal.
Enquanto você prepara sua estratégia, considere as plataformas mais relevantes nas quais estará ativo. Certifique-se de que suas postagens atraem seu público-alvo e se alinham com seus objetivos.
Aqui estão algumas dicas que selecionamos para ajudá-lo nessa empreitada:
- Faça uma lista dos próximos feriados e datas especiais;
- Crie um tema de conteúdo para fornecer ao seu público uma experiência unificada;
- Prepare uma lista de hashtags para diferentes plataformas;
- Faça a cobertura de seus principais eventos, recursos e campanhas.
Configure um calendário de conteúdo para as redes sociais
Sem planejamento você falhará. Portanto, use ferramentas de calendários de conteúdo de redes sociais para organizar e publicar tudo aquilo que deseja de maneira oportuna e eficiente.
Essas ferramentas também ajudam a distribuir recursos de forma eficaz, melhoram a colaboração da equipe e dará a todos uma compreensão mais aprofundada do que funciona e do que não funciona.
Basta uma rápida pesquisa no Google para encontrar vários modelos online para preparar seu calendário. Com isso, já irá preparar seus conteúdos com antecedência. Imagine que deva fazer uma postagem sobre o Dia do Bombeiro, especificando os melhores modelos de mangueira de incêndio e, com isso, gerará valor e atenção das pessoas interessadas.
A melhor coisa é que ele permite que você coloque imagens, defina horários para suas postagens em várias mídias sociais e muito mais em um único painel. Isso ajuda a facilitar a organização e também, você sempre terá conteúdo para o seu público.
Gostou das nossas dicas? Agora é hora de colocar esses ensinamentos em prática e partir para novos lucros e possibilidades de negócio. Com trabalho, dedicação e organização, sua estratégia irá longe!
O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre o marketing de influência e poder das redes sociais para promover seus produtos e serviços? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!