Viagem de moto
Blog / Dicas

Saiba o que levar de essencial para uma viagem de moto

Vai fazer uma viagem de moto? Saiba como se preparar e levar o que for necessário!

Muitos brasileiros estão aderindo ao hábito de realizar viagens de médio prazo com motos, seja pela aventura que o automóvel proporciona, seja pela facilidade. No entanto, pelo espaço ser limitado, é muito importante priorizar o que será carregado no compartimento.

Existem itens essenciais que não podem ficar de fora, como o capacete e a capa de chuva — afinal, imprevistos podem acontecer. Mas, você sabe o que mais levar? Ou até mesmo como balancear o peso? Se você quer saber mais sobre o tema, basta continuar a leitura até o final!

Qual tipo de bagagem será necessária?

Antes de decidir o que levar em uma viagem de vários dias, você precisa descobrir como vai carregar. Se você tem uma moto de turismo com bolsas embutidas, não se preocupe. 

Mas para motos que exigem bagagem adicional, existem duas opções. Estojos rígidos oferecem mais segurança do que malas macias e proteção incomparável contra intempéries para o conteúdo, mas às custas de peso, tamanho e despesas. 

A bagagem flexível expansível é mais leve e barata, mas muito mais fácil de fechar — ou cortar — para acessar facilmente os pertences. No lado positivo, a bagagem macia facilita a descompactação da noite. Basta tirar tudo da motocicleta em uma unidade e descompactá-la no quarto.

Uma bolsa de tanque é útil para pequenas coisas que você deseja facilmente acessíveis, como óculos de sol, protetor solar, seu telefone e mapas. Mochilas não funcionam muito bem para duas pessoas, exceto para o passageiro. 

Nem o piloto nem a garupa devem levar nada duro e/ou pontudo na mochila em caso de desembarque. Guarde suas facas de bife de acampamento em outro lugar.

Leia também o artigo sobre a Praia de Grumari.

Como manter o equilíbrio e peso?

Posicione as coisas pesadas para baixo e o mais para frente que puder. Tente equilibrar a carga para a esquerda e para a direita também.

Um exemplo: colocar o colete e as luvas aquecidos, e um forro de jaqueta, na caixa superior; seu peso leve não afetará muito o manuseio e será possível pegá-los com pressa se o tempo mudar. Coisas mais pesadas vão nos alforjes.

Como fazer em uma viagem com duas pessoas?

Embalar para dois requer alguns compromissos. A regra geral para casais (e também para motociclistas individuais) é levar metade das roupas e o dobro do dinheiro que você acha que vai precisar. 

Se você estiver hospedado em um hotel, poderá se safar com duas mudas de roupa, uma para andar e outra para atividades fora da moto. Quando as roupas de montaria ficarem insuportáveis, ​​troque-as pelo outro conjunto e vá para a lavanderia do hotel.

Aprenda a priorizar

Antes de decolar em seu passeio, reserve o mínimo de equipamento de pilotagem que você usaria a qualquer momento, por exemplo, quando estiver quente. Agora coloque todo o seu equipamento para o tempo ruim — itens aquecidos, capa de chuva, capas de bota à prova d’água, térmicas, o que for — na moto. Dessa forma, você sempre terá espaço para esses pertences.

Se for o seu primeiro passeio de vários dias com bagagem, faça um grande favor a si mesmo: prepare a sua moto com tudo o que você pretende levar e dê um passeio, várias horas pelo menos. 

Pare em algum momento e verifique as alças de sua bagagem para ter certeza de que ficaram apertadas, que a carga não se deslocou e que nada caiu o suficiente para colocar o nylon em contato com um silenciador quente. Certifique-se de não ter embalado tantas coisas a ponto de não poder subir ou descer da bicicleta com facilidade.