Cinema Justiça Notícias Topo

Palocci e Guido Mantega estão na mira da Federal por corrupção

O MPF (Ministério Público Federal) denunciou, nesta sexta-feira (10), o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. É a primeira denúncia contra Mantega no âmbito da Operação Lava Jato, em Curitiba. O ex-ministro Antônio Palocci, os publicitários Mônica Moura e João Santana e mais sete pessoas também foram denunciadas pelos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

A ação investiga a suposta edição das medidas provisórias 470 e 472 (MP da Crise) para benefício direto das empresas do grupo Odebrecht, como a Braskem. De acordo com o MPF, a aprovação das medidas permitiu o pagamento parcelado de tributos federais devidos, com redução de multa e compensação com prejuízos fiscais. O advogado de Mantega, Fábio Tofic Simantob, disse que vai se manifestar nos autos quando tomar conhecimento da denúncia. O R7 tenta contato com a defesa de Antônio Palocci.

Investigação

Segundo a investigação, foram disponibilizados R$ 50 milhões em uma conta do setor de propinas da Odebrecht, que ficou à disposição dos acusados. Parte do valor teria sido repassada aos publicitários para ser usada na campanha eleitoral de 2014.

“Durante as investigações ficou comprovado que, ao longo dos anos de 2008 e 2010, houve intensa negociação entre Marcelo Odebrecht e, sucessivamente, Antônio Palocci e Guido Mantega, para a edição de medida provisória que beneficiasse as empresas do grupo Odebrecht e permitisse a solução de questões tributárias do grupo. O objetivo da manobra legislativa era permitir o pagamento parcelado de tributos federais devidos, com redução de multa, bem como sua compensação com prejuízos fiscais”, diz o MPF.

Portal: radarurgente.com