Gamificação: tecnologia e sua aplicação no mundo corporativo
A gamificação é um recurso que se tornou popular com os avanços tecnológicos, mas que já vem sendo aplicado ao meio empresarial há muito tempo.
Empresas que trabalham com programa de educação ambiental PEA e outros diversos segmentos são beneficiadas dia após dia pelo uso de jogos adaptados às necessidades corporativas.
Neste texto iremos abordar o que é a gamificação e quais suas principais vantagens e aplicações no mercado de trabalho.
O que é gamificação?
Gamificação é o uso de elementos lúdicos em contextos diversos, como treinamento corporativo, marketing, entre outros. Esses elementos podem incluir:
- Recompensas;
- Desafios;
- Competições;
- Evolução dos “jogadores”.
O objetivo de uma empresa de georreferenciamento com drone que usa a gamificação é envolver e motivar as pessoas a alcançar determinados objetivos e comportamentos desejados, tornando o processo mais divertido e gratificante.
Ao incorporar os jogos em outros contextos, é possível traduzir os procedimentos a uma linguagem mais compreensível e de fácil absorção, permitindo que os funcionários retenham melhor as informações e se engajem com os processos internos da empresa.
Quais suas vantagens para o ambiente corporativo?
Incorporar os sistemas de jogos ao mundo corporativo é uma forma de adaptar tarefas maçantes e repetitivas para que elas se tornem mais fluidas e agradáveis de executar.
Assim como nos jogos de tabuleiro, cartas e outras modalidades, o trabalho em equipe é essencial para o funcionamento do sistema e para a obtenção dos resultados desejados.
A mesma coisa acontece no espaço de trabalho, onde os funcionários são constantemente exigidos com relação às interações com colegas e gestores. Conheça algumas vantagens que a gamificação pode trazer para essas relações e tarefas.
Melhora do engajamento e motivação dos funcionários
A gamificação fornece feedback imediato sobre o desempenho dos funcionários, o que pode ajudá-los a entender melhor como estão se saindo e o que precisam fazer para melhorar, aumentando o seu senso de realização e motivação.
O sistema inclui a oferta de recompensas para os funcionários que atingem determinados objetivos ou realizam tarefas específicas. Essas recompensas podem ser em forma de pontos, medalhas ou outras formas de estimular os funcionários.
Ao adicionar elementos de jogo em atividades cotidianas, como operar uma embaladora de açúcar, a gamificação pode tornar tarefas rotineiras em desafios empolgantes, estabelecendo metas claras e objetivos desafiadores para os funcionários.
Quando os funcionários sabem o que precisam fazer e o que precisam alcançar, eles são mais propensos a trabalhar de forma mais empenhada para atingir esses objetivos.
Aumento da produtividade e eficiência
Todo jogo tem regras e objetivos. Quanto mais claros esses objetivos, melhor os funcionários entenderão o que precisa ser feito e as chances de erros diminuirão.
A gamificação fornece também feedback imediato sobre o desempenho dos funcionários, o que pode ajudá-los a entender como estão se saindo e o que precisam fazer para melhorar.
Além disso, a competição saudável entre os funcionários, somada às recompensas individuais e de grupo, incentiva-os a trabalharem mais para superar seus colegas e alcançar as metas estabelecidas, aumentando a produtividade e eficiência das equipes.
Uma empresa que fornece vaso sanitário químico para eventos, por exemplo, pode oferecer uma recompensa para a equipe que montar mais unidades em menos tempo.
O clima organizacional pode tornar-se mais agradável e motivador, o que melhora a satisfação e o engajamento dos funcionários, aumentando, por consequência, sua produtividade e eficiência.
Criação de um ambiente mais colaborativo
Os jogos corporativos podem ser projetados para incentivar o trabalho em equipe, criando desafios que os funcionários precisam resolver juntos ou criando recompensas para o sucesso da equipe.
Além disso, podem incluir elementos que incentivam a comunicação e o compartilhamento de informações entre os funcionários, como fóruns de discussão, quadros de mensagens ou outros mecanismos.
Dessa forma, é possível quebrar as barreiras entre departamentos ou equipes, como os times de estoque e armazenagem de materiais, e aumentar a colaboração e cooperação entre os funcionários.
A gamificação também pode fazer uso de tecnologias colaborativas, como plataformas de compartilhamento de documentos e ferramentas de videoconferência, e incentivar a colaboração e o pensamento criativo entre os colegas.
Redução do estresse
A implantação dos jogos pode tornar o ambiente corporativo mais descontraído e divertido. Eles criam uma atmosfera mais relaxada, aumentando a satisfação dos funcionários com o trabalho.
O feedback imediato também é uma forma de reduzir o estresse. Ao final de um treinamento NR 32, a avaliação instantânea ajuda os funcionários a entender o que precisam melhorar, o que pode reduzir a ansiedade sobre o seu desempenho.
A gamificação também traz um senso de progresso às equipes, mostrando o quanto já avançaram em suas tarefas ou objetivos. Isso pode ajudá-los a se sentirem mais realizados e motivados a continuar trabalhando.
Quais as principais aplicações da gamificação nas empresas?
Assim como na aplicação de painel wall área externa, a implantação dos jogos no ambiente de trabalho precisa ser feita com calma e atenção, assim será possível aproveitar os diversos benefícios que esse recurso traz.
A seguir, conheça algumas das principais aplicações dos jogos no ambiente corporativo e veja quais podem ser mais efetivas para a sua empresa.
Treinamento e desenvolvimento de funcionários
A gamificação pode ser usada para ajudar os funcionários a aprender novas habilidades e conhecimentos de forma mais engajada e eficiente. Simulações podem ser usadas para treinar funcionários em situações de trabalho e desenvolver habilidades específicas.
O recurso traz uma maneira eficaz de treinar e desenvolver funcionários, tornando o processo de aprendizagem mais interativo e motivador.
Com elementos como feedback imediato e sistemas de pontos, a gamificação permite que os trabalhadores testem seus conhecimentos e sanem dúvidas ainda durante o treinamento.
Interação com clientes
Programas de recompensa e desafios podem ser usados para incentivar os clientes a comprarem mais e a interagirem com a empresa de outras maneiras, tornando a experiência do cliente mais envolvente, divertida e interativa.
As empresas podem criar programas de fidelidade que permitem que os clientes acumulem pontos comprando determinados produtos, como máscara cirúrgica tripla atacado, ganhem distintivos ou outras recompensas por suas compras e interações com a marca.
Jogos de marketing que os clientes podem jogar em seu site ou aplicativo móvel, baseados em habilidades, conhecimento ou sorte, podem oferecer prêmios e descontos aos jogadores.
Já as competições, concursos e desafios nas redes sociais, em que os clientes podem participar para ganhar prêmios e reconhecimento, incentivam as interações nas redes e ajudam a atrair atenção para a marca.
Ao tornar a experiência mais envolvente e interativa, as empresas podem melhorar a fidelidade do cliente e aumentar o envolvimento e o interesse dos clientes em seus produtos e serviços.
Gerenciamento de mudanças
A gamificação também ajuda a gerenciar mudanças e a implementação de novos processos e sistemas em uma empresa. Os jogos fazem os funcionários entenderem melhor os processos de mudança e desenvolverem as habilidades e competências necessárias.
Os desafios e competições são usados para envolver os funcionários na mudança e incentivar a adoção de novos comportamentos. Por exemplo, um desafio pode ser criado para incentivar os funcionários a usar uma nova tecnologia ou seguir novos procedimentos.
O uso de jogos é uma ferramenta importante para reconhecer e recompensar os funcionários que se adaptam bem à mudança. Isso pode ajudar a criar uma cultura de mudança positiva e incentivar outros funcionários a adotar as mudanças também.
A gamificação usa histórias e narrativas para criar um senso de propósito e significado em torno da mudança. Com isso, é possível motivar os funcionários a se envolverem na mudança e a se tornarem defensores dela.
Pesquisas e feedback
As empresas podem usar a gamificação para incentivar os funcionários a fornecer feedback e responder a pesquisas de maneira mais efetiva, oferecendo recompensas para os funcionários que completarem uma pesquisa de satisfação ou de opinião.
Um sistema de pontos ou níveis usado para reconhecer os funcionários que fornecem feedback valioso é uma maneira eficaz de garantir que as equipes se dediquem às pesquisas.
Já os desafios incentivam os funcionários a compartilhar ideias para melhorias no local de trabalho, além de permitir que eles dêem uma opinião justa e sincera sobre os novos serviços e produtos.
O storytelling, ou a técnica de contar histórias, é um recurso muito comum no mundo dos games. Histórias sobre como o feedback dos funcionários levou a melhorias no local de trabalho podem incentivar os funcionários a fornecerem feedback valioso.
A gamificação pode usar recompensas, desafios, jogos, histórias e reconhecimento para incentivar os funcionários a compartilharem suas opiniões e sugestões para melhorias no local de trabalho.
Ao fazer isso, as empresas obtêm um feedback valioso dos funcionários e criam uma cultura de colaboração e melhoria contínua.