Mais Lidas Nacional Notícias

Edir Macedo vence mais uma, desta vez foi da emissora portuguesa TVI

O bispo Edir Macedo, ganha mais uma e se torna um perito, um grande mestre em derrotar seus oponentes na justiça. Recentemente Edir Macedo venceu Hadadd na justiça, após o tê-lo chamado de “charlatão”. Desta vez, foi emissora portuguesa TVI perdeu o recurso apresentado no Tribunal e tem obrigação de manter em sigilo a identidade de um menor adotado por um bispo da Igreja Universal que acabou sendo mencionado na série de reportagens “Segredo dos Deuses”.

O site português Sapo, a TVI perdeu o recurso que apresentou ao Tribunal da Relação de Lisboa. Inclusive emissora já havia perdido em primeira instância. Ela apelou mas foi derrotada pela segunda vez.

A decisão da Justiça obriga a TVI a retirar de todos os conteúdos o nome de um dos menores citados em reportagens de uma série veiculada pela emissora sobre adoções supostamente ilegais feitas por membros da Igreja Universal.

Ainda segundo o site, os juízes desembargadores consideram que “nenhum interesse público justificava a exposição pública da identidade e nome dos nela visados” ao contrário do que a estação de televisão alegou.
A TVI argumenta que não há qualquer conotação pejorativa ao menor citada nas reportagens e alegou que há interesse público na informação. No entanto, os desembargadores argumentam que “o direito a informar não é um cheque em branco e tem de ser exercido com responsabilidade e com respeito pela dignidade da pessoa humana”.

Mas os juízes escrevem na decisão que a TVI teve o cuidado “de omitir a imagem e identidade da alegada mãe natural, “mas não tiveram idêntico cuidado de omitir a verdadeira identidade e imagem dos menores.

“E nada, mas absolutamente nada justificava tal atitude” como está descrito na decisão. Os desembargadores também acrescentam que “não só viola uma disposição legal que visou tornar secreto o processo de adoção, incluindo a identidade do adotante, como viola de forma inadmissível o direito dos nele visados, o então menor (agora recorrente) da reserva da sua vida íntima, relatando factos sobre a sua mãe biológica e a sua infância que são objetivamente traumáticos”.

A TVI exibiu em dezembro de 2017 uma série de reportagens chamada “O Segredo dos Deuses”, no qual denuncia supostas adoções ilegais realizadas por membros da Igreja Universal. Crédito:  R7

gospelmund.com