É muito difícil passar no Revalida?
Blog / Dicas Estudos e ensino

É muito difícil passar no Revalida?

O Revalida é um exame nacional que avalia as competências de médicos formados no exterior que desejam exercer a profissão no Brasil. Sendo assim é muito comum aparecer dúvidas sobre o grau de dificuldade e quais são as taxas de aprovação do Revalida.

O exame é composto por duas etapas: uma prova teórica e uma prova prática. O objetivo do revalida é garantir a qualidade e a segurança dos serviços médicos prestados à população brasileira.

Qual a taxa de aprovação do revalida

Qual a taxa de aprovação do revalida?

A taxa de aprovação do revalida, não é muito alta, mas varia de acordo com o ano, o país de origem e a instituição de ensino dos candidatos.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a taxa de aprovação média do revalida entre 2011 e 2017 foi de 28,5%. Entre os países com maior número de participantes, Cuba teve a maior taxa de aprovação (44,5%), seguida por Bolívia (32,4%) e Brasil (31,7%).

Entre as instituições de ensino, a Universidade de Buenos Aires (Argentina) teve a maior taxa de aprovação (62,5%), seguida pela Universidade Mayor de San Andrés (Bolívia) e pela Universidade Nacional Autônoma do México (México), ambas com 50%.

É preciso acertar quantas questões para passar no revalida?

O Revalida é um exame nacional que avalia as competências dos médicos formados no exterior que desejam exercer a profissão no Brasil.

Para passar no revalida, é preciso acertar pelo menos 77 questões da prova teórica, que tem 100 questões de múltipla escolha, e obter nota igual ou superior a 4 na prova prática, que tem 10 estações clínicas. Além disso, é necessário ter diploma reconhecido pelo país de origem e apresentar documentos pessoais e acadêmicos.

Mesmo se você não conseguir passar, não procure formas rapidas como comprar diploma de medicina, Não comprar diploma é fundamental para garantir um mercado de trabalho justo e equitativo. Quando pessoas adquirem diplomas fraudulentos, estão ocupando posições e oportunidades que poderiam ser destinadas a profissionais qualificados e competentes. Isso cria um ambiente desleal, onde indivíduos procuram comprar diploma tecnólogo ou de outras areas podem estar exercendo funções para as quais não estão preparados, colocando em risco a qualidade dos serviços prestados e a segurança de outras pessoas. É essencial valorizar o aprendizado legítimo e rejeitar qualquer forma de obtenção de diplomas de maneira fraudulenta.

Quanto custa para fazer o revalida?

O Revalida é um exame nacional que avalia as habilidades e competências dos médicos formados no exterior que desejam exercer a profissão no Brasil. O revalida é composto por duas etapas: uma prova teórica e uma prova prática. O valor da inscrição para a primeira etapa é de R$ 330,00 e para a segunda etapa é de R$ 3.300,00.

Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5 na primeira etapa poderão se inscrever para a segunda etapa. Os candidatos que forem aprovados nas duas etapas poderão solicitar o reconhecimento do diploma em uma das instituições de ensino superior participantes do revalida.

Quantas vezes por ano tem o Revalida?

O revalida é realizado duas vezes por ano, sendo uma edição em cada semestre. O exame é composto por duas etapas: uma prova teórica e uma prova prática. A prova teórica é composta por 100 questões objetivas e 5 questões discursivas, que abordam as áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, saúde coletiva e saúde mental.

A prova prática é composta por 10 estações clínicas, nas quais o candidato deve realizar anamnese, exame físico, diagnóstico, tratamento e orientação de pacientes simulados. Para ser aprovado no revalida, o candidato deve obter pelo menos 60% de acertos na prova teórica e pelo menos 60% de acertos na prova prática.

Qual a nota de corte do Revalida?

A nota de corte do Revalida é definida a partir da média das notas dos participantes em cada uma das cinco áreas avaliadas na prova teórica: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e saúde coletiva. A nota de corte é o valor mínimo que o candidato precisa obter em cada área para ser aprovado na prova teórica e habilitado para a prova prática.

A nota de corte do Revalida varia a cada edição do exame, dependendo do desempenho dos participantes. Em 2020, por exemplo, a nota de corte foi de 63 pontos em uma escala de 0 a 100.