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Conquiste a caixa de entrada: o e-mail marketing continua entregando resultados em 2023

As estratégias de email marketing são muito importantes porque elas enviam mensagens diretamente para uma lista de contatos para que seja possível estabelecer uma comunicação e alcançar objetivos de marketing.

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O disparo costuma ser feito com ferramentas de automação, o que torna o trabalho ainda mais simples e eficaz. Mas ele só chegou até aqui porque passou por diversas transformações ao longo do tempo.

No início, quando as organizações perceberam que podiam utilizá-lo para conversar com as pessoas, fizeram isso sem nenhum tipo de planejamento e começaram a incomodar os usuários com mensagens insistentes e indesejadas.

Isso fez com que os usuários e os próprios provedores começassem a bloquear diversos conteúdos na caixa de entrada. As marcas então enxergaram a necessidade de qualificar sua abordagem e solicitar autorização de envio.

Elas também começaram a segmentar seus contatos e adotarão práticas que tornaram o e-mail marketing uma estratégia extremamente personalizada e relevante.

Mas para ter bons resultados, é necessário saber por que ele ainda é eficaz, como a personalização e a segmentação aumentam os resultados, quais são as melhores práticas, por que considerar a experiência do usuário e quais métricas utilizar.

Por que o e-mail marketing ainda é eficaz?

O e-mail marketing continua sendo uma estratégia eficaz na caixa de entrada por conta de seus benefícios, tais como:

  • Grande alcance;
  • Comunicação personalizada;
  • Resultados mensuráveis;
  • Custo-benefício.

De acordo com a pesquisa E-mail Marketing Trends, quase 98% das pessoas possuem uma conta de e-mail, e destas, quase 96% confere a caixa de entrada todos os dias.

Embora elas utilizem o Google para pesquisar assuntos, como mini aparelho auditivo, e estejam presentes nas redes sociais, as campanhas de e-mail continuam sendo efetivas e com alcance previsível.

O e-mail é um canal de comunicação pessoal e direto, e individualizar o contato ajuda a aumentar a aproximação, uma vez que os indivíduos vão receber conteúdos adequados aos seus interesses e hábitos.

A organização pode segmentar o público, agrupando consumidores que possuem necessidades e comportamentos semelhantes, de modo a otimizar as ações sem prejudicar a personalização.

Os resultados são mensuráveis, e por meio das ferramentas adequadas, a marca consegue saber quantos e-mails foram entregues, endereços inválidos, mensagens abertas, o que foi marcado como spam, número de descadastros e outras informações.

Por fim, é inegável que sua eficiência permanece porque é um tipo de comunicação que traz excelentes retornos financeiros. Uma pesquisa realizada mostrou que o retorno sobre os investimentos dessa estratégia é de 122%.

Importância da personalização e segmentação

A personalização e a segmentação ajudam a aumentar os resultados de e-mail marketing para qualquer negócio, como no caso de um pet shop de banho e tosa próximo a mim.

São estratégias que aumentam a relevância dos conteúdos, e mensagens relevantes são capazes de aumentar o engajamento. Ter um bom engajamento é essencial para melhorar o retorno sobre os investimentos e conseguir mais lucros.

A companhia deve se colocar no lugar do consumidor, visto que ele recebe dezenas de e-mails promocionais todos os dias. Dificilmente vai abrir conteúdos genéricos ou que não trazem assuntos de sua prioridade.

Existe um ponto de atenção que deve ser observado, tendo em vista que a coleta de dados pode ser tão boa quanto ruim.

Isso porque coletar informações em excesso aumenta muito o ritmo de crescimento da base, e se a companhia não estiver pronta, não consegue equilibrar uma boa estratégia.

A melhor forma de lidar com isso é coletar os dados por etapas, começando primeiro com nome, e-mail e gênero, mas também pode ser apenas o nome e o e-mail, dependendo do ritmo de crescimento da base.

A organização também pode aproveitar interações dos usuários no site institucional para coletar dados mais relevantes para as campanhas.

Melhores práticas para criar conteúdo

Uma clínica de exame demissional perto de mim deve investir nas melhores práticas para criar conteúdos relevantes e envolventes em suas campanhas de e-mail marketing.

A primeira coisa é convencer o leitor a abrir o e-mail em primeiro lugar, visto que é muito comum na hora de elaborar conteúdos, investir muito tempo na produção do que pensar em outros aspectos, como o título.

Só que ele também faz parte do conteúdo e tem a função de convencer o leitor a abrir a mensagem. Mesmo que o material seja muito bom, se o título não for convincente, terá uma baixa taxa de leitura.

A primeira coisa é convencer o leitor a abrir o e-mail e aceitar a mensagem, e para isso, o ideal é usar adjetivos e imperativos, mostrando logo de cara o valor que ele recebe.

Uma empresa especializada em projeto aterramento eletrico residencial é bem-sucedida com suas campanhas de e-mail marketing porque sabem como convencer as pessoas a comprar.

Por exemplo, uma livraria pode oferecer livros de conteúdo político durante a época de eleição. É uma estratégia que depende da análise de mercado para compreender quais são as possíveis demandas.

É muito comum ver negócios que não conseguem obter resultados depois que passam um tempo enviando apenas mensagens com promoções. Isso leva a uma queda de conversão por conta do baixo engajamento da base.

Para manter o engajamento, é fundamental envolver conteúdos informativos que costumam ser publicados no blog e que possam ser interessantes para o público.

Por que considerar a experiência do usuário?

Uma estratégia de e-mail marketing pode ser muito melhor se o negócio considerar a experiência do usuário na hora de desenvolver estratégias.

Isso acontece porque a organização consegue acompanhar padrões comportamentais continuamente, e a partir disso desenvolve um fluxo de informações importantes que vão embasar planejamentos e tomadas de decisão.

É assim que uma clínica de recuperação de alcoólatras consegue fazer com que sua mensagem, assim como os produtos, serviços e plataformas de atendimento sejam constantemente aprimorados.

Também melhora muito a evolução da usabilidade dos serviços, uma vez que eles acompanham as tendências de inovação.

Pensar na experiência de quem recebe o e-mail também ajuda a aumentar as taxas de conversão, mais do que isso, é algo fundamental para fidelizar clientes e aumentar o ticket médio de consumo.

Métricas e indicadores importantes

Existem métricas e indicadores importantes que precisam ser usados para avaliar o sucesso das campanhas de e-mail e com isso conquistar a caixa de entrada dos contatos. Algumas das mais importantes são:

Taxa de abertura

A taxa de abertura mostra a quantidade de leads que abriram o e-mail da empresa, e o ideal é que ele esteja em torno de 24%, entretanto, pode variar entre 20% e 30%, o que também mostra excelentes resultados.

Para ter uma boa taxa de abertura, uma clínica especializada em drenagem linfática para o rosto deve prestar atenção à qualidade do assunto, pois pode ou não despertar a atenção do lead.

Taxa de cliques

Depois que o contato abre o e-mail enviado pela marca, o ideal é que ele clique nos links que foram enviados junto com o texto, e para saber quantas pessoas clicaram, é necessário avaliar a taxa de cliques. A fórmula é a seguinte:

CTR = (número de cliques / número total de e-mails enviados) x 100

Quando a taxa é alta, significa que o conteúdo está de acordo com as necessidades e interesses dos contatos, além disso, também mostra que a chamada para ação foi bem elaborada e gerou engajamento.

Saber onde estavam localizados os links mais clicados também é fundamental para ampliar as taxas em envios futuros.

Taxa de conversão

Um fabricante de cortina para cozinha sob medida também precisa analisar a taxa de conversão porque ele está relacionado ao objetivo final da campanha.

Por exemplo, para uma plataforma e-commerce, o objetivo pode ser gerar uma venda, então, o lead proveniente do e-mail e que fez uma compra é considerado como uma conversão.

Só que nem sempre a empresa vai enviar mensagens com o objetivo de vender, pois pode ser que faça isso com o intuito de aumentar os downloads de um material, elevar o número de inscritos em webinar e até fazer pesquisas.

Retorno sobre os investimentos

Uma clínica de cuidador de pessoas com necessidades especiais precisa analisar o retorno sobre os investimentos porque ele mostra o quanto a empresa gastou e o quanto obteve de retorno.

Essa informação é muito importante para melhorar os investimentos e reduzir custos que não trazem retornos.

Considerações finais

O e-mail marketing continua sendo uma excelente estratégia para as empresas que querem estabelecer uma comunicação mais próxima e proveitosa com os consumidores.

Também é uma ação financeiramente acessível e que pode ser usada por negócios dos mais variados tipos e segmentos. É uma ação com excelentes resultados, desde que seja executada com um bom planejamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.