Dicas para planejar uma viagem de longa duração para o exterior
Internacional Lifestyle

Dicas para planejar uma viagem de longa duração para o exterior

Manter uma cópia dos documentos e criar um planejamento financeiro são algumas das práticas que garantem uma viagem mais tranquila 

Planejar uma viagem de longa duração exige um grande cuidado. Entretanto, ao viajar para o exterior, essa jornada deve ser ainda mais cuidadosa, já que cada detalhe se torna muito importante. 

Neste aspecto, o seguro-viagem internacional é um item fundamental, pois ele pode proporcionar tranquilidade e proteção em situações adversas durante a viagem.

Por isso, se você quer viajar sem imprevistos financeiros e garantir que sua viagem aconteça sem surpresas desagradáveis, separamos abaixo oito dicas que podem te ajudar nesse momento!

1. Pesquise os destinos

Antes de decidir o destino, realize uma pesquisa detalhada sobre as opções disponíveis. Para isso, você pode considerar fatores como:

  • clima;
  • cultura;
  • atrações locais;
  • língua;
  • custo de vida.

Você pode conseguir essas e outras informações conversando com pessoas que já estiveram no local ou então assistindo a vídeos e relatos online de outros viajantes. 

Realizar essa pesquisa prévia do local vai ajudar a moldar suas expectativas e também a se preparar adequadamente para as experiências que o destino pode oferecer!

Dicas para planejar uma viagem de longa duração para o exterior

2. Vistos em mãos

Ao planejar uma viagem ao exterior é preciso se atentar ao visto. Por isso, ao escolher o seu destino, pesquise os requisitos de visto para o país que você pretende visitar.

Isso permitirá que você inicie o processo de solicitação de visto com antecedência, considerando os prazos e documentações. Além disso, é importante verificar se há entrevistas obrigatórias ou exames médicos e se certificar de atender a todos os critérios.

Lembre-se de que os processos de visto podem variar significativamente de um país para outro. Portanto, estar bem informado e organizar a papelada com antecedência evitará atrasos e possíveis contratempos.

3. Contrate um seguro-viagem

O seguro-viagem é um componente crucial que garante sua proteção em situações imprevistas. No entanto, o seguro-viagem pode ir muito além de cobrir despesas médicas. É possível encontrar apólices que incluem suporte para cancelamento de viagem, perda de bagagem e responsabilidade civil.

Ao contratar, é importante ler atentamente os termos e condições do seguro para compreender as coberturas oferecidas. Além disso, também verifique a validade da apólice nos países a serem visitados e mantenha uma cópia da apólice à mão durante a viagem.

4. Crie um orçamento

Elaborar um orçamento detalhado é essencial para evitar surpresas financeiras. Para isso, é importante considerar todas as despesas, desde acomodação e transporte até alimentação, entretenimento e despesas diárias.

Além disso, é importante incluir uma margem para imprevistos e atividades extras que possam surgir durante a viagem. Nesse contexto, a flexibilidade no orçamento permitirá que você aproveite oportunidades inesperadas sem comprometer suas finanças.

5. Faça um planejamento financeiro

Antes de embarcar em uma viagem por um grande período é importante criar um plano para economizar dinheiro e assim não depender de empréstimos ou cartões de crédito.

Para isso, você pode começar a listar suas despesas e fontes de renda atuais. Isso vai permitir que você economize em alguns itens ou então busque novas fontes de renda para criar uma reserva para a viagem.

Além disso, considere abrir uma conta bancária internacional para facilitar transações e evitar depender apenas de cartões de crédito. 

6. Avalie as opções de hospedagem

Ao procurar moradia, é importante avaliar cuidadosamente as opções disponíveis. Caso escolha alugar um apartamento ou uma casa, pesquise as áreas mais seguras e convenientes considerando o seu planejamento.

Além disso, sempre busque fazer as reservas com antecedência. Com isso, você pode garantir a disponibilidade do local na data da viagem a preços mais baixos. Por fim, ler as avaliações de outros viajantes pode dar uma ideia realista do que esperar.

7. Tenha toda a documentação necessária em mãos

Fique sempre atualizado sobre os requisitos de imigração de cada país que você planeja visitar. Esteja ciente dos documentos específicos necessários para entrada e permanência e prepare-se para apresentá-los quando solicitado.

Ao viajar é importante preparar uma pasta física contendo cópias de todos os documentos essenciais. Isso inclui, mas não se limita a:

  • passaporte;
  • visto;
  • carteira de motorista;
  • apólice de seguro.

Além disso, é importante digitalizar todos os documentos para proporcionar fácil acesso em caso de perda, roubo ou emergência. Manter uma cópia digitalizada garante que você possa provar sua identidade mesmo se os documentos físicos forem perdidos.

8. Seja flexível

Durante uma viagem prolongada, imprevistos são inevitáveis. Por isso, ser flexível permitirá que você se adapte mais facilmente a novas situações, mudanças de planos, atrasos ou desafios inesperados.

Aproveite as situações como parte da experiência de viajar. Ao manter uma atitude positiva, você poderá ver os desafios como oportunidades para exercitar sua criatividade e encontrar soluções inovadoras!