Dicas para melhorar o marketing de conteúdo da sua empresa
Com o advento da internet, empresas de todos os setores começaram a investir em marketing de conteúdo. Atualmente, um site de vidro termoelétrico, por exemplo, pode contratar um redator que escreva sobre os benefícios do material, etc.
Com tudo isso dito, fica fácil perceber como a temática é vantajosa. Mas como melhorá-la ao longo do tempo para se manter à frente da concorrência? É isso que veremos logo abaixo.
Ficou curioso e quer saber mais dicas de como melhorar o marketing de conteúdo de sua empresa? Então não perca tempo, separe papel e caneta e siga com a leitura para saber mais sobre o marketing de conteúdo!
Faça as perguntas certas
Muitos profissionais de marketing estão criando conteúdos muito básicos. E, por vezes, não é culpa deles. Afinal, os gestores podem passar poucos textos-base. Mesmo assim, recomenda-se fazer perguntas importantes relacionadas ao marketing de conteúdo:
- Por que preciso de conteúdo (quais são seus objetivos para cada peça e campanha)?;
- Qual valor estou oferecendo em troca (pense que escreve sobre lavadora ultrassônica, faça-o com seriedade, mas leveza)?;
- Qual é a sua voz?;
- Que tipo de experiência quero entregar?
Você precisa ter uma resposta concreta e específica para cada um. Perguntar e manter suas respostas em mente enquanto cria estratégias o ajudará a oferecer uma experiência geral mais consistente.
Entregue o conteúdo na hora certa
Muitas pessoas tratam o marketing de conteúdo como algo expansivo, lançando postagens nos blogs, vídeos em canais no YouTube ou qualquer outra coisa que gere uma abordagem que não tem um foco apenas, mas sim vários.
Mas o marketing consiste em enviar a mensagem certa para a pessoa certa no momento certo. Para fazer isso, precisará personalizar o conteúdo para cada estágio do seu funil de vendas.
Dados que foram mostrados há pouco tempo, mostram que 56% dos profissionais de marketing consideram os e-books eficazes na fase de conscientização, mas apenas 6% acreditam que funcionam na fase de compra.
Sairmos de nossas câmaras de refrigeração para olhar o mundo com atenção irá aquecer as possibilidades de lucratividade.
Tenha um plano de conteúdo concreto
Anote, mapeie e saiba exatamente o que você e sua equipe estão fazendo, porque isso é necessário e para quem. Garanta que todos os envolvidos tenham acesso ao seu plano, pois isso tem detalhamentos imprescindíveis, quase tão importantes quanto um sensor de presença para iluminação em uma residência.
Além disso, seu plano deve incluir orientações sobre estilo de redação, frequência de postagem, aspectos visuais e assim por diante. Ofereça uma experiência consistente para seus leads, pessoas que estão começando na jornada de compras e aqueles que já são clientes. Os fundamentos do plano são:
- Objetivos;
- Como se destacar?;
- Mediação de dos prazos;
- Públicos-alvo;
- Necessidades do público;
- Execuções e ampliações de conteúdo;
Portanto, explore, discuta, debata e anote, pois mais de 60% dos profissionais de marketing de conteúdo mais bem-sucedidos têm uma estratégia documentada. No que diz respeito ao planejamento, os grupos refletem melhor a mudança na maneira como os mecanismos de pesquisa classificam o conteúdo e como as pessoas o encontram.
Uma página principal é algo único, ou seja, é um assunto grande e amplo com muitas partes complementares, como marketing de conteúdo, por exemplo. Para continuar, os chamados tópicos cluster podem ter a ver com blogs convidados, lives, boletins informativos por e-mail, análises e assim por diante.
Cada peça se conecta por meio de hiperlinks, tornando mais fácil para os usuários encontrarem tudo o que precisam saber. Assim, ter links em domínios diferentes, trará mais força e relevância para seu site e consequentemente, seu negócio será facilmente localizado.
Não tenha medo de misturar tudo
Considere, além de tudo, que a produção de blogs por marcas aumentou mais de 800% nos últimos cinco anos, bem como o compartilhamento de blogs diminuiu 89%. Fazer tudo isso apenas nas mídias sociais não fará você se destacar. Misture com questões orgânicas, parcerias, publicidade paga, etc.
Quer mais ideias? Compartilhe listas, resumos com pessoas experientes na área, além de entrevistas, pesquisas e muito mais. Use a imaginação e a criatividade. Experimente diferentes formas e canais de distribuição.
Identifique os influenciadores mais conhecidos em seu nicho e estabeleça um relacionamento com eles usando ferramentas de automatização e, com isso, ganhe backlinks para o seu melhor conteúdo. Com tudo isso dito, fica mais fácil de melhorar o marketing de conteúdo da sua empresa.
O que achou do texto de hoje? Curtiu nossas dicas de como melhorar o marketing de conteúdo de sua empresa? Já conhecia alguma delas? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!