Mulher com roupa de treino se alimenta
Saúde

7 dicas de como se alimentar bem no pré e no pós-treino

Saiba o que fazer e garanta melhores resultados com a prática de exercícios

Os bons resultados de um treino não acontecem apenas por você segui-lo corretamente. Envolvem, também, as mudanças de hábitos e de alimentação. Então, de nada adiantaria você comer aquele prato enorme de macarrão e ir treinar, ou, ao contrário, deixar tudo na academia e depois comer um monte.

A verdade é que emagrecer ou chegar a outro resultado desejado depende de trabalhar com limites. Assim, para melhorar os resultados, é válido incluir o whey protein e outros suplementos que ajudem a repor as energias, desde que você siga um plano nutricional adequado ao seu organismo.

E você sabe como deve se alimentar antes e depois de treinar? Veja as dicas do que não pode faltar no seu prato — e do que você deve se manter longe!

  1. Nunca treine sem comer

Um erro comum é acreditar que treinar sem comer vai te ajudar a queimar mais calorias. Isso até pode acontecer no começo, mas depois seu corpo entende que precisa economizar energia.

Qual é o resultado? Simples, mesmo se alimentando corretamente, você não perde peso, pois seu corpo assimilou que está em um momento de racionamento. Então, faça uma refeição leve antes de treinar.

  1. Coma algo de 30 minutos a 1 hora antes

Além de ser importante comer algo antes de treinar, você precisa fazer isso com certo tempo de antecedência. O objetivo é permitir que seu corpo digira o alimento e aproveite seus benefícios.

Como a refeição deve ser mais leve, considere o tempo médio de 30 minutos a 1 hora antes do treino.

  1. Carboidratos complexos devem estar presentes no pré-treino

Carboidratos complexos ou de baixo índice glicêmico são aqueles que levam mais tempo para serem digeridos. Eles são indicados no pré-treino por entregarem mais energia e performance.

Dessa forma, durante toda a prática de exercícios, você mantém a glicemia estável e não corre o risco de voltar para casa com muita vontade de comer algo.

  1. A refeição pré-treino deve ser leve

Apesar de ter carboidratos complexos, a refeição antes de treinar não pode ser pesada. A ideia é te dar energia e não deixá-lo cansado a ponto de desistir da atividade física.

A recomendação é apostar no pão integral, nas frutas, na batata-doce e nas barrinhas de cereal. Seu corpo não fica sobrecarregado na digestão e, ao mesmo tempo, você mantém o nível de glicemia estável.

  1. Coma de novo até 2h após o treino

Depois de treina,r você precisa repor as energias gastas, então, ficar muito tempo sem comer não é recomendado. Espere no máximo duas horas para fazer uma refeição, mesmo que pequena.

Neste momento, é hora de incluir carboidratos simples, mais fáceis de digerir e com rápida entrega de energia. As proteínas também são bem-vindas no pós-treino, tais como as encontradas no peito de frango, no leite, nos iogurtes e nos queijos.

  1. Aposte nas gorduras saudáveis e nas proteínas

O pré-treino também pode ter um pouco de proteína. Ainda assim, em menor quantidade se comparado ao pós-treino. As proteínas têm a missão de fornecer aminoácidos e evitar a quebra da fibra muscular, além da perda de massa muscular. Além dos peixes e dos ovos, o whey protein também é indicado no pré-treino.

Quanto às gorduras saudáveis, elas vão ajudar quem está fazendo dieta com restrição de carboidratos, como a low carb. No lugar do carboidrato, a gordura será usada como fonte de energia. Assim, é recomendado incluir o coco, a pasta de amendoim e o abacate.

  1. Mantenha-se bem hidratado

A hidratação não deve ser ignorada, porque durante o treino você perde água. Beber pouco líquido contribui para a desidratação e diminui a eficácia do treino. Antes de começar a atividade física, beba água ou outro líquido leve, como chás e sucos. Durante o treino, deixe a garrafinha à vista e tome alguns goles.

No pós-treino, continue se hidratando. Você pode incluir outros líquidos, como a água de coco, os sucos e as bebidas esportivas isotônicas, inclusive, que também vão repor os eletrolíticos.