decoração

Inspiração para decorar um quarto infantil de 2 irmãos

Saiba como montar um cômodo equilibrado e aconchegante, e tenha Inspiração para decorar um quarto infantil de 2 irmãos

Os quartos infantis compartilhados são uma realidade para milhares de brasileiros, afinal, não são todas as pessoas que possuem espaço ou recursos financeiros para montar um cômodo separado para cada criança.

Felizmente, é possível criar ambientes lúdicos e harmônicos com a ajuda da decoração e do design de interiores. Dessa forma, os quartos se adequam à personalidade e ao gosto de cada criança.

Beliches de solteiro, camas retráteis ou bicamas? Para entender essa e outras dúvidas na hora de montar um quarto compartilhado, continue conosco!

Decoração

A primeira dificuldade ao montar um quarto infantil compartilhado é a escolha da decoração. Afinal, se o cômodo vai ser utilizado por mais de uma pessoa, qual estilo seguir?

Não existe uma regra sobre essa questão. O importante é levar em consideração a personalidade e o gosto das crianças que vão compartilhar o ambiente, afinal, ele é parte do lar delas.

Uma boa pedida é apostar em temas de animais, desenhos ou outras referências infantis que agradem todas as crianças que vão dividir o quarto. Assim, é possível manter todos confortáveis e evitar brigas relacionadas à escolha do tema.

Outro aspecto importante é se atentar a itens pequenos de decoração. Antes de inserir qualquer objeto no quarto, atente-se se ele corresponde à faixa etária da criança. Essa pequena atitude pode evitar acidentes.

Escolha da cama

A escolha da cama também deve ser feita com base na idade das crianças que vão utilizar o cômodo.

Camas altas como as beliches, por exemplo, não são indicadas para crianças muito pequenas, que podem cair e se acidentar. Agora, se as crianças possuem uma idade mais avançada, essa pode ser uma ótima opção para otimizar o espaço.

Novamente, o fator principal que deve ser considerado durante a escolha do móvel é a segurança! Uma vez determinado o modelo, basta optar por uma marca de qualidade, capaz de proporcionar uma boa noite de sono para os pequenos.

Guarda-roupas

Assim como as camas, o guarda-roupa é uma das estrelas da montagem do quarto compartilhado. É nesse móvel que serão armazenadas as roupas, os acessórios, os sapatos e outros itens pessoais das crianças.

Na hora de ir às compras, duas opções principais podem ser levadas em consideração: a escolha de um móvel separado para cada criança ou a opção de um guarda-roupa mais amplo, que possa ser dividido.

Independentemente da escolha, é importante que as crianças tenham um espaço determinado para guardar seus itens. Assim, além de evitar bagunça, os pequenos podem começar a aprender mais sobre privacidade e respeito ao espaço do próximo.

Mesas e escrivaninhas

Alguns pais podem pensar que esses móveis são essenciais apenas para crianças maiores, já em idade escolar. Mas, na realidade, eles podem ser introduzidos e adaptados de acordo com a faixa etária de cada criança.

Atualmente, é possível encontrar no mercado mesas desenvolvidas especificamente para crianças. Esses móveis são seguros, possuem a altura adequada para a idade dos pequenos e oferecem apoio para atividades e brincadeiras no dia a dia.

Agora, se as crianças possuírem uma idade mais avançada, é possível investir em escrivaninhas e mesas de estudo. Dessa forma, a criança cria uma rotina e passa a ter um espaço adequado para realizar suas tarefas e se divertir pintando desenhos, por exemplo.

Móveis lúdicos

Essa é uma ótima dica para quem possui um orçamento mais flexível na hora de montar o quarto compartilhado.

Camas com formato personalizado, beliches com escorregadores, pufs que se transformam em um espaço para guardar brinquedos…Investir em móveis lúdicos que ajudam a criança a perceber o mundo é uma maneira de agregar conforto, diversão e aprendizado dentro de casa.