Notícias Sociedade

CURIOSIDADES SOBRE O RAMO JURÍDICO QUE VOCÊ NÃO SABE

O Direito, derivado do latim directum, significa aquilo que está justo, certo, reto, direto. A derivação desse termo diz muito sobre o que essa ciência procura e como deve ser a atuação dos advogados, ou seja, a palavra traz a ideia da obrigação de se portar de forma íntegra, linear, equitativa e indeclinável.

Defender e cumprir as regras, as normas e as leis, definidas por uma Constituição, assegurando a pluralidade, a justiça e a democracia de uma sociedade são as doutrinas básicas do Direito e daqueles que trabalham nessa área.

Não se sabe direito, em que ponto da história, os fundamentos do Direito começaram a ser colocados em prática, mas, muitos consideram que foi na pré-história, quando o homem deixou de ser nômade e passou a ser sedentário, formando espaços para cultivar seus alimentos, construindo habitações e dividindo funções. Desse modo, a necessidade da geração de normas, mesmo que orais, surgiram para tornar a convivência mais saudável. Depois, com o crescer da escrita, já com a antiga civilização Mesopotâmia, existiu a chance do desenvolvimento do Direito nos moldes de hoje.

VOCÊ SABIA QUE SE COMEMORA O DIA DO ADVOGADO EM DUAS DATAS?

Muitos não têm conhecimento disso, mas o Dia do Advogado é comemorado em duas datas diferentes, uma no dia 19 de Maio e outra no dia 11 de Agosto. E o motivo disso, falaremos a seguir. Veja o significado dessas duas datas.

  • 11 de Agosto: esse dia ficou conhecido como Dia da Pendura, que leva esse apelido por causa de comerciantes celebrarem essa data junto com os estudantes de direito. A comemoração ocorria do seguinte modo: nessa data, os jovens estudantes poderiam comer de graça o que tinham consumido. Atualmente, em alguns lugares, esse costume tradicional continua.
  • 19 de Maio: nesse dia acontece a homenagem ao padroeiro dos advogados falecidos nessa data, chamado de Santo Ivo e conhecido como advogados dos pobres, visto que trabalhava em áreas de defesa para aqueles que não tinham boas condições financeiras.

Outras curiosidades interessantes, que, provavelmente, você não sabe são as seguintes:

  1. Você sabe onde começou o primeiro curso de Direito?

Em 1088, foi fundada a Universidade de Bolonha, na Itália, sendo conhecida como a primeira universidade da história, nessa universidade foi criado o primeiro curso de Direito.

  1. Você sabe quem fundou a primeira universidade de Direito no Brasil?

A primeira universidade foi fundada em 1827 por Dom Pedro l, uma vez que viu a necessidade de pessoas capacitadas na defesa das leis, regras e normas da primeira Constituição do Brasil. Dessa forma, iniciou a Faculdade de Direito de São Paulo e a Faculdade de Direito de Olinda (que não está mais em Olinda, foi transferido para Recife).

  1. Você sabe em que ano tornou-se possível uma mulher ingressar ao curso de Direito?

Maria Augusta Saraiva é o nome da primeira mulher bacharel em Direito da história, ela ingressou no ano de 1897 e se formou em 1902. Ademais, ainda foi considerada Tribunal do Júri e a primeira mulher a trabalhar nessa área.

  1. Você sabe quando foi criada a primeira Constituição do mundo?

A primeira Constituição foi criada nos Estados Unidos em 1787. É importante salientar que essa constituinte é a mesma utilizada hoje em dia, diferente do Brasil, que teve sete Constituições, uma em 1824, outra em 1891, em 1934, em 1937, em 1946, em 1967 e, por fim, a que utilizamos hoje, chamada Constituição Cidadã, decretada em 1988.

CONCLUSÃO

Existem diversos acontecimentos interessantes na história de formação do Direito, os quais foram relevantes para formar essa área jurídica da forma que está atualmente. Esses profissionais são imensamente importantes para nossa sociedade, por motivo de conhecimento detalhado de toda a Constituição, de todos os deveres e direitos de cada um. Atualmente, tem escritório de advocacia em BH, em diversos lugares do mundo, de grande qualidade e nesses lugares qualquer um pode procurar um representante legal bem apto.