Notícias Política

Cúpula do Governo espanhol assumiu presidência da Catalunha neste sábado

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e a vice-presidente do Governo de Madrid, Soraya Sáenz de Santamaría, assumiram, este sábado de manhã, o poder da Catalunha.

O Boletim Oficial do Estado (BOE) publicou, durante a noite, um decreto real que atribui a Rajoy “as funções e competências que correspondem ao presidente do Governo da Catalunha, previstas no Estatuto de Autonomia”.

Um artigo do decreto especifica, no entanto, que Rajoy delega essas funções na vice-presidente do Governo central, Soraya Sáenz de Santamaría que, na prática, ocupará o lugar de Puigdemont. Os ministros substituem os conselheiros da Generalitat.

LEI TAMBÉM:

Encabeçado pela China, Ásia agora tem mais bilionários que os Estados Unidos

O decreto em causa, o 944/2017, de 27 de outubro, designa autoridades encarregadas de substituir e assumir os poderes do líderes da administração catalã.

Além da destituição dos agora ex-presidente e ex-vice-presidente catalães, Carles Puigdemont e Oriol Junqueras, bem como dos respetivos conselheiros regionais, Rajoy anunciou, na sexta-feira, a extinção das representações do governo regional no estrangeiro (entre elas a de Portugal), com exceção da delegação de Bruxelas.

O Conselho de Transição Nacional, criado para assessorar o governo regional em caso de independência, e o Conselho de Diplomacia Pública também foram encerrados.

FacebookGlobo Expresso.Com TwitterGlobo Expresso.Com