Cup of Excellence
Notícias

Cup of Excellence: conheça essa competição

Veja quais os critérios considerados pelo Cup of Excellence e por que ele é fundamental para a produção cafeeira no mundo

O Brasil tem um longo histórico de produção e consumo de cafés. Essa cultura ganhou muita força na economia nacional em meados do século XIX, especialmente na região Sudeste, com especial destaque para o Vale do Paraíba (SP) e a Baixada Fluminense (RJ).

Desde então, a produção cafeeira brasileira se complexificou e incorporou muitas tecnologias criadas no último século. Hoje, existem diferentes competições ao redor do mundo para avaliar onde são produzidos os melhores cafés e o que eles têm de especial.

Uma dessas competições é o “Cup of Excellence”, considerado o principal concurso de qualidade de café do planeta. Você sabe que campeonato é esse e qual a importância que ele tem para a produção cafeeira mundial? Conheça melhor, a seguir, essa competição que reconhece o que é um café especial!

O que é

O Cup of Excellence ocorre desde o ano 2000 e é organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), que recebe apoio da Alliance for Coffee Excellence (ACE) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 

Essa competição foi iniciada por um grupo de especialistas em café que receberam o apoio de entidades governamentais e não-governamentais. Ela pode ser acessada por produtores nacionais do café do tipo arábica.

A iniciativa é divulgar quais são os melhores cafés do mundo, incluindo os do Brasil, e ajudar a impulsionar a venda deles, dando mais visibilidade para essa produção agrícola. De acordo com a associação, houve 743 inscritos na fase nacional do campeonato de 2021.

Organização

No Cup of Excellence de 2021, a BSCA selecionou 125 amostras que tiveram pontuação maior do que 87 pontos na avaliação de qualidade.

A ideia inicial era classificar as 100 melhores, mas a excelência dos cafés apresentados superou as expectativas e fez 25 amostras a mais serem selecionadas para a fase final. A região Mantiqueira de Minas foi a origem com maior representantes na final (31% do total).

O campeonato é composto por sete fases, que englobam desde a entrega das amostras dos possíveis candidatos, a pré-seleção e a entrega das amostras em armazéns certificados pela BSCA até o campeonato nacional, a premiação dos melhores de cada país e o campeonato internacional.

Os principais critérios utilizados para classificar as amostras participantes são: tamanho e umidade do grão. Até hoje, a maior pontuação que um café brasileiro recebeu foi de 95.85 pontos. A produção era da Fazenda Santa Inês, localizada no município de Carmo de Minas (MG).

Importância

Campeonatos como o Cup of Excellence são fundamentais não só para avaliar a qualidade do café em todo o mundo e divulgar os melhores, mas também para realizar um trabalho de incentivo e educação tanto dos produtores quanto dos consumidores para melhorar as práticas de cultivo.

Ao definir os critérios que os melhores cafés do mundo possuem, as entidades que organizam o campeonato oferecem parâmetros para que os produtores desenvolvam um plantio de qualidade, intensificando o cuidado com as lavouras e gerando cafés excepcionais, o que melhora a experiência do público ao sentar e deliciar um bom café.

Esses campeonatos também são fundamentais para dinamizar o mercado de venda do café. Ao final da fase internacional, são ofertados lotes dos melhores cafés no leilão comprado por empresas de diferentes países com tradição e emergentes no consumo de café. Isso dinamiza as exportações de diferentes países e permite ao público conhecer cafés de regiões desconhecidas até então.

Para o Brasil, o objetivo é melhorar seu posicionamento na produção e na oferta de um café de alta qualidade, expondo os processos exclusivos de certificação, evidenciando os métodos adotados e privilegiando a responsabilidade socioambiental adotada pelos produtores.

Os países que são mercado-alvo do Brasil são: Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia.