Volta às aulas
Blog / Dicas

Cuidados necessários que as crianças deverão ter na volta às aulas

O ensino presencial voltou! Veja a seguir todos os cuidados que as crianças devem ter nesse volta às aulas.

Em 2021, a grande maioria das cidades do Brasil retornou às aulas presenciais e, devido à pandemia, algumas mudanças nas rotinas são necessárias, tomando os devidos cuidados com o objetivo de garantir a segurança dos alunos. Para ajudar pais e alunos durante o período de volta às aulas, vamos lhe passar nesse artigo alguns riscos e benefícios de retornar ao ensino presencial.

É fundamental sempre manter os mesmos cuidados já existentes, como higiene das mãos e uso de máscaras. Alertamos que é preciso atentar para o segundo ponto, indicamos sempre seguir orientações razoáveis ​​para cada faixa etária, como, por exemplo: prestar atenção especial ao manuseio de álcool em gel ou o álcool líquido das crianças, pois há acidentes envolvendo risco”.

O centro de ensino tem um papel importante na segurança dos alunos. As escolas devem usar protocolos e medidas para reduzir o risco de transmissão e garantir o retorno seguro dos alunos. Separar os alunos em pequenos grupos, evitar contato com crianças de outros grupos, uso adequado de máscaras e manter a conscientização sobre a higiene das mãos são medidas importantes.

Os pais também devem tomar os cuidados necessários para o bem comum da comunidade escolar, especialmente mantendo contato regular com a direção da escola para relatar casos de infecção por Covid-19 em casa e não para afastar crianças e adolescentes sintomáticos com doenças infecciosas do tipo.

Além do que vamos lhe passar, indicamos que você faça Cursos Online da área de Controle De Infecção Em Serviços De Saúde.

​Melhora no desenvolvimento:

Os médicos acreditam que a retomada do ensino presencial seria benéfica para os alunos, especialmente em termos de bem-estar social, físico e mental. Isso ajuda a eliminar perdas e outros problemas causados ​​pela falta de eventos escolares presenciais.

Os maiores problemas relatados pelos pais nas crianças foram principalmente atrasos no desenvolvimento, alterações comportamentais e distúrbios alimentares e do sono. Por conta disso, embora seja importante manter-se firme na prevenção da propagação do coronavírus, o regresso às aulas é crucial.

Atenção importante:

  • lave as mãos com frequência;
  • Esteja ciente dos sintomas de doenças transmissíveis em famílias e/ou crianças;
  • Uso de máscara (gratuito para crianças menores de três anos);
  • Prestar atenção ao cumprimento, pela escola, das normas de segurança exigidas pelas autoridades sanitárias;
  • Monitore o desenvolvimento de seu filho.

Atividades seguras:

Para auxiliar as instituições de ensino no processo de retorno às aulas, as escolas devem seguir todas as normas de saúde e segurança exigidas e garantir a segurança de crianças e jovens no retorno às salas de aula presenciais.

Um dos objetivos do serviço é garantir a manutenção de atividades que proporcionem bem-estar, saúde mental e qualidade de vida aos colaboradores da empresa, estudantes e seus familiares. Trabalhar para guardar e melhorar todos os indicadores de saúde e de produtividade das pessoas para evitar o absenteísmo por infecção, doença ocupacional e desperdício de recursos.

Uso de máscara

O uso de máscaras é importante, mas está intimamente relacionado com a idade da criança. Crianças menores de 2 anos são proibidas. A partir dessa época, quanto mais velho você é, mais persistente e compreensivo você é. Crianças pequenas são notoriamente difíceis de usar máscaras, mas esta é uma excelente forma para todas aprenderem sobre o que é chamado de “alfabetização higiênica”. Além do uso das máscaras, é muito importante trocar a máscara em torno de duas horas.

Cuidados durante as refeições

Durante os horários de almoço e lanche, as crianças precisarão estar sem máscara, por isso é importante um cuidado extra. Devem respeitar o distanciamento e evitar aglomerações. Os professores devem evitar cantar e tocar neste momento para reduzir a possibilidade de transmissão.

Cuidados com o ambiente

Além do distanciamento físico, as crianças devem ficar em ambientes ventilados, abrir janelas e potencializar a limpeza das superfícies. Além disso, sempre que possível, invista em atividades ao ar livre no campus.

Fique atento aos sintomas

Os pais sempre devem estar muito atentos com quaisquer sintomas, especialmente sintomas respiratórios como tosse, corrimento nasal simples, temperatura ligeiramente elevada, qualquer desconforto no trato digestivo ou mesmo sintomas como diarréia.

Nesse caso, mantenha seu filho em casa para evitar que ele espalhe a doença na escola e converse com um pediatra. O mesmo acontece se um adulto que vive com a criança desenvolver algum sintoma.

Faça o teste

Além de conversar com seu médico, faça um teste de PCR se tiver sintomas. Hoje, um teste mais simples agora pode ser realizado em crianças usando saliva. Porém, o mais confiável é coletar as secreções do nariz e da garganta.

Se o resultado do exame der positivo, a criança deverá ficar em casa em torno de dez dias a partir do primeiro dia em que os sintomas aparecerem. Para adultos, o curso de ação mais seguro é isolar por 14 dias.

Por fim, mas não menos importante, indicamos que você faça Cursos Online da área de Controle De Infecção Em Serviços De Saúde.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.