Justiça Notícias

Tribunal começa a julgar virtualmente recurso que pode livra Lula da prisão

O STF (Supremo Tribunal Federal) abre nesta sexta-feira (4) o julgamento virtual de mais um recurso apresentado para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixe a prisão. Na ação, a defesa do petista tenta anular a ordem do juiz federal Sérgio que determinou a prisão do ex-presidente no caso do tríplex do Guarujá.

Os advogados do ex-presidente argumentam que o magistrado não poderia ter executado a pena porque não houve esgotamento dos recursos no TRF (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), segunda instância da Justiça Federal. Eles também pedem que Lula possa aguardar o fim de todos os recursos em liberdade.

Preso desde o dia 8 de abril, o ex-presidente Lula cumpre em regime fechado a condenação a 12 anos e um mês de prisão por ter supostamente recebido um tríplex no Guarujá da empreiteira OAS em troca de contratos com a Petrobras.

Julgamento eletrônico: O julgamento eletrônico da ação apresentada pela defesa de Lula foi determinado pelo relator do caso, ministro Edson Fachin, e começa às 18h desta sexta-feira.

Com a decisão, os ministros do STF têm uma semana para entrar no sistema eletrônico da Corte e votar a favor ou conta a liberdade do ex-presidente.

Assim que o prazo para a votação for encerrado, à 0h da próxima sexta-feira (10), o resultado será imediatamente publicado, sem que haja sessão plenária dos ministros para analisar o caso.

Portal: Globo Expresso.Com