Conteúdo estratégico
Marketing e Negócios

Conteúdo estratégico: estratégias de vendas

Atualmente no mercado, opções de estratégias de vendas não faltam, e uma delas é a utilização do marketing digital para atrair leads que poderão virar clientes fiéis.

Usando corretamente essas estratégias elas se tornam ferramentas indispensáveis para o sucesso do seu negócio. 

Mas para isso é preciso saber qual o caminho certo a ser seguido, e o passo inicial para o crescimento é possuir um conteúdo estratégico. Somente ele te levará ao sucesso!


Fazer sua empresa se destacar no meio de tantas não é uma tarefa fácil, você precisa chamar e manter a atenção do seu público-alvo, e é preciso mais que cores vibrantes e vídeos.

A função do conteúdo estratégico é justamente essa, te indicar qual o passo a passo seguir para que você consiga chamar a atenção do cliente para sua empresa com um conteúdo que ele goste de ler.

Para alcançar esse resultado você precisa de planejamento e definição de alguns pontos que te ajudaram a criar um conteúdo estratégico de sucesso, primeira coisa a fazer é se perguntar:

Eu sei como identificar qual o melhor conteúdo a ser entregue para o meu público? Eu sei quem é meu público? Como faço para identificá-lo?

A partir dessas respostas você conseguirá traçar uma linha a ser seguida, pois nada adianta você disparar ao vento uma metralhadora de conteúdos que não atingiram quem realmente precisa ser alcançado.

Isso apenas te entregará resultados frustrantes e conteúdo sem engajamento. Mas vamos ao que interessa, o passo a passo para que consigas criar um calendário de postagens com um conteúdo valioso e que realmente te dará resultados.

Conteúdo estratégico ou Growth Content: o passo a passo para o sucesso.

Growth Content

O conteúdo estratégico surge da importância de estabelecer uma relação da sua empresa com os clientes e potenciais clientes(leads), através de um meio de comunicação que pode ser: blogs, Instagram, Facebook, Linkedin e e-mails…enfim, a opção que melhor se adequar ao perfil do seu negócio.

É preciso conquistar e manter a confiança, afinal sua empresa tem uma reputação a ser mantida. E para isso, é preciso produzir conteúdo de muita qualidade, na verdade, de qualidade excepcional.

Confere abaixo o passo a passo para a criação de um Growth Content de sucesso e já prepara o dedo para o print ou se possível, imprima e deixe colado em um local que você veja diariamente, para não esquecer.

Como criar um conteúdo estratégico de sucesso?

  1. Persona:  Antes de iniciar a produção de conteúdo, você precisa saber com quem deseja se comunicar. Pois, para haver estratégia é preciso ter público. Então o primeiro passo é definir quem é sua persona, qual o tipo exato de pessoa que você deseja se comunicar, para isso você precisa definir: qual o gênero, idade, se possui alguma dor a ser tratada. Assim você traçará um perfil da pessoa que irá acessar seu conteúdo, te possibilitando focar nesse perfil. Existem inúmeras ferramentas que te ajudam a criar a persona do seu negócio. 

Exemplo: Maicon, 23 anos, solteiro, mora sozinho e recém-formado em administração. Abriu recentemente um negócio e deseja encontrar formas de gerir melhor o seu empreendimento.

2)  Linguagem: quando você sabe com quem deseja se comunicar, automaticamente, já sabe como fazer. Afinal cada público exige uma linguagem, um modo de tratamento e um modo de alcance diferentes. Não generalize seu público, sua linguagem deve ser específica, clara e direta para quem você deseja se comunicar.

3) Meio de comunicação:  Aqui é onde você irá se comunicar, onde estará seu público. Você provavelmente irá se deparar com algumas dúvidas: quais redes sociais meu público utiliza? Melhor criar um blog? Quais formas de conteúdo meu público consome? Qual rede social devo focar? Youtube, será que vale investir? Faça uma pesquisa de mercado, encontre as respostas e defina: é aqui que irei me comunicar.

4) Conteúdo estratégico:  Definidos os 3 primeiros passos? Perfeito! Você já pode começar a traçar um plano estratégico de criação de conteúdo que atingirá diretamente seu público e te trará resultados instantâneos, não se esqueça: o conteúdo estratégico é a alma do seu negócio.

O caminho a ser seguido é simples, mas exige conhecimento e dedicação, você pode contar com a ajuda do Google ou contratar uma empresa específica para a criação de conteúdos, isso você decidirá conforme sua realidade.  

Uma dica também que pode te ajudar é usar um programa reescritor de texto, que ajuda a produzir mais conteúdo em menos tempo e também ajuda a evitar o plágio, algo que deve se ter muito cuidado na estratégia de conteúdo do seu negócio.

Resumindo, tenha um conteúdo estratégico de sucesso e veja o gráfico dos seus resultados crescerem diariamente, siga esses passos e esteja sempre atualizado das tendências do mercado, que é sucesso garantido.