pimenta
Blog / Dicas

Pimenta: Conheça os 5 benefícios para a saúde

A pimenta é um fruto caracterizado por sua ardência e sabor intenso, que varia entre o adocicado e o salgado, muitas vezes usada para saborear e aromatizar pratos de vários tipos, desde as massas até diferentes carnes.

Neste artigo, serão apresentadas as pimentas mais consumidas no cenário nacional e mundial, bem como seus benefícios para a saúde do corpo e da mente.

O impacto da alimentação no bem-estar

A qualidade da alimentação faz parte dos índices de desenvolvimento humano, uma métrica macroeconômica que avalia a salubridade de uma região, isto é, a proporção com que necessidades básicas são supridas na população daquele espaço.

A ingestão de alimentos é fonte de uma série de nutrientes importantes para a saúde, como vitaminas, carboidratos, proteínas e minerais, sem os quais toda a atividade do organismo pode ser comprometida.

Conquistar uma proporção equilibrada no consumo de alimentos ricos nesses compostos, por meio de uma entrega de comida fitness, é fundamental para a qualidade do sono, a concentração e energia, a felicidade e a prevenção de doenças.

Tipos de pimentas e seus benefícios

As pimentas são elementos ricos em vitaminas e minerais, além de sua substância em comum, a capsaicina, responsável pela ardência do fruto, presente em concentrações distintas. As pimentas mais consumidas, são:

1 – Pimenta do reino 

A pimenta do reino, ou pimenta preta, é um dos mais antigos e apreciados condimentos. Sua aparência natural é de grãos que podem ser comercializados secos ou em pó, de acordo com as preferências do consumidor.

A pimenta do reino está entre as mais utilizadas e acessíveis pimentas da culinária mundial. Presente na tradição gastronômica de diversos países, pode ser adicionada em molhos, saladas, massas e carnes, servindo como um realçador de sabor natural para a indústria.

Seu uso é tão hegemônico que é certa sua presença em uma comida fit delivery, por exemplo, não importa qual for. A versão comprada em pó apresenta um gosto mais acentuado, mas é possível comprar ferramentas para moer os grãos em casa.

A demanda por essa pimenta pode ser rastreada desde a era das grandes navegações, período de exploração de diversas regiões e continentes, em busca de riquezas como ouro, prata e a pimenta do reino.

Condimento de gosto forte, deve ser usado com parcimônia.

Efeitos da pimenta preta no organismo

A pimenta do reino é um termogênico natural, auxiliando na catalisação de reações químicas próprias da digestão, o que melhora a absorção de nutrientes e acelera o metabolismo.

Por essa razão, o consumo da pimenta preta está também associado à redução de problemas gastro-intestinais, como a prisão de ventre e a azia. Uma clínica de nutrição pode considerar algumas combinações que acentuam suas propriedades nutricionais. 

A cúrcuma é uma excelente combinação com a pimenta do reino, capaz de estimular a ação antioxidante e anti-inflamatória da primeira, ao passo em que melhora o potencial bactericida da segunda, uma mistura de temperos que não perde em versatilidade. 

2 – Pimenta dedo-de-moça

A pimenta dedo-de-moça é mais conhecida no contexto nacional como pimenta calabresa, a versão seca e em pequenos pedaços, comercializada em mercados, feiras e mercearias. Trata-se de uma pimenta com alto teor de ardência, mas muito saborosa.

Em sua forma natural, a pimenta dedo-de-moça é longa, geralmente em um tom de vermelho profundo, com uma grande quantidade de sementes na região central mais interna do fruto. Sua planta é de pequeno a médio porte, ideal para o cultivo doméstico.

Além disso, a substância de onde deriva a ardência da pimenta, a capsaicina, é utilizada como um componente em farmácia de remédios manipulados para artrite, artrose e eliminação de dor causada por lesões neurológicas na coluna vertebral.

A pimenta dedo-de-moça é mais empregada em conservas de azeite e mel, em alguns casos, misturada a outros condimentos como alho e outras pimentas. Pode também ser cozida ou transformada em geleias que mesclam doce ao picante.

Efeitos da pimenta dedo-de-moça no organismo

A pimenta dedo-de-moça é rica em vitaminas do tipo A, C e as vitaminas do complexo B (B1 e B3, especificamente), que atuam na prevenção da anemia e exerce ação anti-coagulante, o que melhora a circulação em hipertensos e idosos, além de prevenir infartos e derrames.

Assim como frutas secas de natal, o fruto também é composto por substâncias que estimulam a produção de insulina, reduzindo os níveis de glicose acumulados no organismo.

Isso contribui com a manutenção de índices saudáveis de açúcares e prevenção da diabetes.

3 – Pimenta biquinho

A pimenta biquinho é uma categoria peculiar entre as pimentas de cheiro, conhecidas por seu forte poder aromático e pelo baixo nível de ardência. Seu formato é pequeno, arredondado e com um bico na ponta, de onde surge o nome.

Esta pimenta é comercializada em conserva, mas pode ser facilmente plantada em casa, com a planta servindo de ornamento para varandas e quintais, com seus ramos e folhas de um verde oliva muito agradável. Os cuidados com a planta são simples.

A pimenta biquinho possui um belo formato e é muito saborosa, presente em saladas, molhos, conservas, temperos para carnes e muitos outros pratos. Quando em conserva, seu lado salgado se destaca no paladar.

Efeitos da pimenta biquinho no organismo

O uso da pimenta biquinho também se estende ao aspecto terapêutico. Pode ser esmagada e incluída em compressas de aplicação direta sobre a pele, como um adesivo para vidro personalizado, capaz de gerar intenso estímulo da circulação local. 

A compressa é indicada para torcicolos, dores musculares leves, luxações e torções, com uma ação que reduz a inflamação do local. Outros benefícios encontrados no seu consumo são:

  • Melhoria na resposta imune;
  • Fonte de minerais como cálcio, fósforo e potássio;
  • Ajuda na prevenção do câncer de próstata;
  • Estimula a produção de neurotransmissores da satisfação e prazer.

É importante considerar que, assim como outras pimentas, a pimenta biquinho também desfruta dos benefícios próprios deste conjunto de frutos, principalmente por conta da capsaicina, a substância geradora da ardência.

4 – Pimenta de cheiro

A pimenta de cheiro pode ser considerada como uma categoria que engloba dezenas de tipos de pimentas, mas neste tópico, a pimenta de cheiro verde, comercializada ainda em sua forma imatura, será abordada.

Mais comuns nas regiões mais ao norte, a pimenta de cheiro verde é caracterizada por sua coloração verde-claro, seu aroma característico e a pouquíssima ardência. É usada como aromatizante para moquecas, molhos, arroz e peixe, nas aplicações mais comuns.

Esse modelo de pimenta de cheiro, quando madura, torna-se mais mole e menos aromática que em sua versão verde. Pode ser combinada com outras pimentas e incluída em conservas, com o azeite de oliva como ingrediente de base.

Efeitos da pimenta de cheiro no organismo

A pimenta de cheiro verde aumenta a absorção da vitamina C pelo organismo, um composto fundamental para absorção de minerais como o ferro, a melhoria do sistema imunológico e a da visão.

Por sua ação anti-inflamatória e antioxidante, a pimenta de cheiro verde contribui com a cicatrização mais rápida de lesões superficiais no corpo, como cortes, perfurações e arranhões.

A pimenta de cheiro verde é um acréscimo valioso aos pratos estampados em lousa para restaurantes, que pode ser unida à pimenta cambuci, muito próxima em aparência e sabor.

5 – Pimenta caiena

A pimenta caiena se parece muito com a pimenta dedo-de-moça, mas com uma distinção visível: seu fruto é mais fino e comprido quando comparado. Sua versão moída, em pó, dá origem à páprica, condimento amplamente usado na culinária nacional.

É importante ressaltar que a pimenta caiena deve ser consumida sem as sementes, uma vez que nelas está contida uma substância tóxica para os humanos. A retirada dessas sementes contribui com a redução do ardor da pimenta.

Ela também é mais picante que a dedo-de-moça, com um sabor mais pungente. Representa outra especiaria descoberta ainda no período das navegações, tornando-se mundialmente famosa.

Efeitos da pimenta caiena no organismo

A pimenta caiena possui todos os benefícios próprios das pimentas, com alguns aspectos específicos. Um deles é a supressão de sintomas de psoríase, uma doença autoimune que causa manchas, bolhas e coceira em várias partes do corpo. 

Além da redução do desconforto, o consumo da pimenta pode aliviar a resposta imune em si, abrandando crises. A inclusão da pimenta caiena na dieta pode ser avaliada por um nutricionista infantil, considerando as necessidades do paciente.  

Conclusão

As pimentas são elementos que acrescentam autenticidade e aroma aos pratos de diversas tradições gastronômicas, muitas vezes vistas como vilãs da saúde. Sua ardência pode afastar muitos paladares e prejudicar o desenvolvimento da fruta.

No entanto, ao observar esses frutos mais a fundo, é possível notar grandes benefícios para a saúde, desde que consumidas com moderação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.