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Conheça 8 dicas de marketing escolar

O mercado digital dos dias de hoje está cada dia mais competitivo, com empresas gradativamente mais empenhadas em se doar ao máximo para atender a um público mais exigente. Por isso, a nova aposta para a promoção da educação é o marketing escolar

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A propaganda é, como dizem, o verdadeiro espírito que dá vida aos negócios. Dessa forma, qualquer empresa que queira se destacar em um mercado tão agitado e barulhento como é o dos tempos atuais precisa investir em ser mais vivo que os demais.

Essa regra vale para todas as áreas, em seus mais diversos segmentos. De confeiteiros a fotógrafos, existe chance para quem investe esforços no marketing, por mais deliciosos que sejam os bolos ou por mais belo que seja o ensaio fotográfico infantil.

Já quando o assunto é educação, o investimento em publicidade se faz ainda mais necessário, uma vez que grande parte das pessoas não dão o devido valor à educação ainda nos dias de hoje.

Não é interessante que, por questões formais ou tradicionais, os estabelecimentos educacionais continuem relutando em aderir às estratégias de marketing. Afinal, dessa forma, não haverá canais o suficiente para a educação circular, ser vista e desejada.

Ao contrário, o marketing educacional deve estar presente em todos os lugares convenientes a ele, dos outdoors aos panfletos, até no próprio uniforme infantil escolar e, principalmente, na internet.

Este artigo abordará o assunto do marketing escolar, sua definição e aplicação prática para, no fim, dar algumas dicas práticas de como fazê-lo da maneira correta.

O que é marketing escolar?

O marketing escolar, ou marketing educacional, trata-se de uma vertente do marketing que está emergindo recentemente nessa área, e que possui como objetivo o uso de técnicas e estratégias de mercado e comunicação para captar, reter e fidelizar clientes.

Neste caso, como diz respeito à educação, significa que o objetivo do uso da estratégia é converter visitantes das instituições de ensino em clientes. Mas a comunicação usada nesse funil de relacionamento não necessariamente será voltada aos alunos.

Uma vez que, se tratando de menores de idade, os responsáveis pelo fechamento dos contratos são, em geral, os pais, portanto, o marketing escolar precisa ser atrativo não só aos pequenos, mas também aos responsáveis que irão investir no curso.

Dessa forma, todo o conteúdo da abordagem conta desde a comunicação da grade curricular, até a abordagem de precificação e até mesmo a exposição de imagens, mostrando o ambiente de aula e recreio, dos banheiros e bebedouro de água para escola.

Esse tipo de marketing investe esforços em pesquisas sociais que beneficiam o desenvolvimento dessas táticas nas escolas. Essas estratégias proporcionam o alcance de soluções dentro dos termos administrativos.

Desse modo, essas pesquisas podem proporcionar melhora nos atendimentos e no trabalho dos colégios, possibilitando maior satisfação aos pais e professores. Junto a isso, o marketing escolar busca atender diversas demandas sociais no âmbito educacional.

É válido salientar que o marketing também envolve o produto e o serviço, bem como a forma da sua entrega. Portanto, uma instituição de ensino que acrescenta diferenciais como uma avaliação psicológica infantil inclusa no contrato escolar, também se destaca.

O conceito por trás do marketing educacional

O marketing como um todo está cada dia mais se desenvolvendo e sendo incluído nos setores mais diversos da sociedade. A princípio, se falava somente de fazer o uso dele em grandes empresas com fins exclusivamente lucrativos.

Entretanto, as circunstâncias dos últimos anos permitiram que as estratégias de marketing fossem difundidas sobre diversas instituições.

Entre elas, é possível encontrar micro empresas, instituições de ensino, empresas prestadoras de serviço, igrejas, ONGs, entre outros.

De maneira que, até para fornecer locação de impressora, os empresários usam marketing nos dias de hoje.

Mas sem nenhuma margem para dúvida, um dos maiores setores a ganhar forças fazendo aplicação e desenvolvimento das ferramentas e táticas de marketing foi a educação.

Mesmo com tanta represália de pedagogos em relação ao uso do marketing educacional, e mesmo com pessoas alegando não existir relação entre educação e marketing, afirmando que o marketing transformaria a escola em um comércio, a ideia ainda assim vingou.

Essa visão arcaica deu lugar a uma mais harmônica entre as duas atividades, uma vez que o marketing educacional se trata muito mais do que de vendas. O seu foco é a criação de relações duradouras com os clientes, tanto pais como alunos.

Até mesmo a equipe de uma empresa terceirizada de limpeza das escolas está envolvida nessa relação pelo bem maior que a educação possui como missão social.

Apesar da captação de clientes estar relacionada ao objetivo de vender, o marketing nunca pode estar limitado a um processo de vendas.

Tendo isso em consideração, o marketing escolar deve ser definido como o processo que investiga as necessidades de toda a sociedade, com o objetivo de promover as necessidades educacionais do povo.

Nesse sentido, a educação relaciona-se não só com o marketing, mas também com serviços de obras sociais.

Dentro desses projetos, todos os tipos de campanha que forem úteis para levar educação às pessoas desamparadas é útil, como nos exemplos dos tradicionais campeonatos esportivos, onde muitas vezes se faz a entrega de medalhas esportivas personalizadas.

Até mesmo nessas obras não se perde de vista o marketing, pois é ele quem impulsiona a promoção desses serviços, que são prestados por escolas que agregam valor a todo processo educativo, e não perdem de vista a ética educacional.

Principais utilidades do marketing escolar

Com todas essas informações acerca do marketing educacional, é possível citar diversos segmentos que o utilizam dentro da educação.

Contudo, existem quatro necessidades principais a que o marketing atende no âmbito da educação, a saber:

  • Posicionamento de mercado;
  • Comunicação com o público-alvo;
  • Otimização da experiência dos clientes antigos;
  • Inovação nas ofertas.

Sem dúvida, se posicionar no mercado é o principal motivo pelo qual qualquer empresa, seja do ramo que for, deseja fazer uso de uma campanha de marketing. Isso não pode ser diferente no nicho educacional.

Dessa forma, uma das maiores serventias do marketing escolar é transformar um empreendimento comum em um negócio de destaque no mercado.

Uma vez que as concorrentes, mesmo tendo méritos iguais ou maiores que essa empresa, perderão no jogo da comunicação.

Dentro desse jogo, todas as características que comunicam algo ao possível cliente estão incluídas, desde um cartão de visita que se fornece a um visitante até as camisetas personalizadas para eventos que se difundem entre os alunos já matriculados.

O marketing escolar deve unir todas essas pontas em uma só linha estratégica, para que o posicionamento assumido dialogue corretamente com o público-alvo, sem perder de vista a otimização da experiência dos alunos já conquistados, trazendo inovação à oferta.

Como fazer um bom marketing escolar

Por fim, como foi dito no início deste texto, serão indicadas algumas dicas de marketing educacional.

Para que se extraia o melhor do marketing para dentro de uma instituição de ensino, de maneira a não só promovê-la, mas a agregar valor ao público que se relaciona com ela, é indicado como essencial adotar as seguintes práticas:

  1. Fazer pesquisas e coletar feedbacks;
  2. Apostar no marketing digital;
  3. Produzir conteúdo audiovisual;
  4. Se posicionar no digital e no presencial;
  5. Estimar resultados;
  6. Otimizar os métodos de ensino;
  7. Observar as tomadas de decisão dos clientes;
  8. Prestar atenção no público-alvo.

Pode até não parecer, mas encaminhar pesquisas de satisfação aos alunos já fidelizados pode não só trazer melhores resultados a uma empresa que vende conhecimento, mas também evitar continuar cometendo erros que estão sendo nocivos ao bom andamento.

Quem de fato conhece a qualidade do atendimento de um estabelecimento é quem o frequenta, e não existe ninguém que frequente uma escola com mais assiduidade que um aluno que estuda ou uma pessoa que trabalha neste lugar.

Dessa forma, pesquisas de satisfação são essenciais, e feedbacks são muito bem-vindos, tanto de alunos quanto de professores, instrutores e colaboradores.

Junto a isso, investir em um posicionamento digital pode ajudar um negócio a ingressar na maior loja do planeta, que é a internet. Estar fora do digital nos tempos de hoje significa impedir que a empresa prospere, seja ela de qualquer área.

Com a ajuda das tecnologias vigentes, é possível não só anunciar na internet e escalar o faturamento com cursos gravados vendidos em grande escala, mas também mensurar esse faturamento e ter um controle maior do investimento.

Portanto, é necessário administrar bem as ferramentas e as entregas, adequar os canais de comunicação ao método de ensino e ter bastante atenção ao tempo necessário para cada passo no relacionamento com os clientes e possíveis clientes.

Considerações finais

A internet não para de aplicar os horizontes para novas alternativas de educação e empresas recentes, que querem apostar tudo em um novo projeto dentro desse novo mundo.

Este artigo mostrou o significado de marketing escolar, junto com alguns passos para aplicá-lo bem ao contexto atual. Fazendo bom uso das dicas, será possível ter grande sucesso ao empreender na área da educação.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.