e-mail marketing
Marketing e Negócios

Como utilizar o e-mail marketing para atrair novos clientes? 

O e-mail marketing é feito por meio de ferramentas de automação, para que mensagens sejam disparadas e, dessa forma, atuem na atração de novos clientes para a empresa, aumentando as possibilidades de vendas e ganhos financeiros. 

Todos os dias, pessoas recebem uma infinidade de e-mails na caixa de entrada, mas nem todos eles as atraem, mesmo porque é impossível saber como o endereço eletrônico caiu nas mãos de clínicas de banho e tosa gato persa, sem nunca ter ocorrido contato.  

Isso acontece com muita frequência, provavelmente, pelo fato de, muitas vezes, as listas de contatos serem vendidas entre as empresas e o consumidor, que nem imagina que isso pode acontecer.  

De qualquer forma, o e-mail marketing tem como objetivo granjear novos clientes e, vai saber, se, algum dia, o indivíduo toma a decisão de ter um gato de estimação e se lembra da mensagem recebida? 

Porém, muitos profissionais da área de marketing ainda não acreditam o quão potente é essa técnica para lhes aproximar mais interessados em cortina para quarto sob medida e, dessa forma, aumentar a rede de contato dentro da empresa.   

Hoje, o e-mail marketing não é mais sinônimo de spam, fraudes ou abordagens ofensivas, e as pessoas não mais deletam as mensagens rapidamente, a não ser que elas contenham algo que realmente não seja interessante e que não valham a pena de continuar a leitura. 

O que é e-mail marketing?

Trata-se de uma das principais estratégias de Marketing Digital para enviar e-mails (mensagens eletrônicas) para uma lista de contatos, com o propósito de firmar uma comunicação com cada destinatário.  

O disparo é feito por meio de ferramentas de automação, como o Mailchimp, por exemplo, e é como se fosse as antigas cartas com uma versão extremamente tecnológica, que uma lavanderia industrial hoteleira usa para fortalecer o relacionamento com os clientes. 

Essa estratégia gera vendas e um excelente retorno da taxa de investimento – ROI, e essa técnica é amplamente utilizada para que as mensagens certas cheguem às pessoas certas no momento em que elas estão em busca de produtos ou serviços.  

Basta saber usá-la, e foi Ray Tomlinson quem inventou o e-mail, em 1971, para que mensagens fossem transmitidas entre as pessoas, de um computador para outro, sem a necessidade de ligações telefônicas.  

E foi dessa forma que o e-mail se tornou a forma de comunicação mais assertiva entre uma clínica de tratamentos contra drogas e alguém interessado em seus serviços, por meio da internet, para ofertar e receber a resposta positiva ou não deste último.

O e-mail marketing é uma ferramenta que divulga produtos ou serviços, informa sobre ofertas e é um tipo de panfletagem virtual, mas deve ser usado com cautela, para que não sejam enviadas mensagens indesejadas ou insistentes sem a permissão do usuário. 

Por isso, deve ocorrer um cadastramento, e, nele, a permissão para receber e-mails sobre bateria estacionária 70 amperes deve ser concedida, para que o consumidor não se sinta “invadido” por empresas inconvenientes.  

Essa autorização é importante, inclusive, para evitar mensagens com vírus e malwares, que acabaram prejudicando a reputação do e-mail marketing, e, por isso, o Hotmail, Yahoo e Gmail passaram a bloquear e-mails suspeitos; para evitá-las.  

É por essa razão que a maioria das lojas de conserto de tv aoc solicitam a autorização para enviar mensagens sobre os serviços, preços e peças necessárias, aos clientes, tornando-as mais personalizadas e apropriadas.  

Portanto, quem adota essa técnica deve endereçar a mensagem de forma direta e humanizada para cada destinatário, mostrando-lhe o quanto ela fará diferença. Se for lida e respondida, não precisa ser descartada imediatamente.   

Como utilizar o e-mail marketing nos negócios?

Algumas práticas para utilizar o e-mail marketing nos negócios e atrair clientes são muito importantes, pois geram sucesso a  eles e, nesse sentido, sempre valem muito a pena de serem adotadas nas estratégias internas, tais como: 

  • Oferecer conteúdos relevantes; 
  • Ter um botão de CTA em todas as mensagens; 
  • Criar títulos chamativos; 
  • Evitar mensagens muito longas. 

Os e-mails devem conter uma linguagem mais acessível e que se aproxime do cliente, para que ele não se sinta conversando com um robô. Dessa forma, é mais fácil reconhecer as dores e necessidades do consumidor. 

As mensagens precisam oferecer conteúdos e materiais importantes, como um e-book, por exemplo, que fale de modelos de porta de aço de enrolar automática. Essa conduta reforça a autoridade por parte da empresa, para depois, ser enviada uma oferta de compra.  

Ter um botão de CTA, call to action, faz com que o leitor realize uma ação, independentemente de ele ser direcionado para uma oferta gratuita ou paga de um produto ou serviço. 

O título do e-mail deve ser chamativo e bem elaborado, pois ele é responsável por 90% do interesse do lead, instigando-lhe a curiosidade para abrir a mensagem sobre gerenciador de filas de atendimento, assim que a recebe, e, para isso, existem os gatilhos mentais.  

Textos muito longos devem ser evitados, e como as mensagens podem ser abertas nos smartphones, elas devem se adequar às telas. Portanto, se o texto for muito extenso, a visualização da mensagem pode ser prejudicada no momento da leitura.  

Dicas para usar o e-mail marketing

Saber usar as estratégias de e-mail marketing, que é um mecanismo de baixo custo, amplia a divulgação de uma empresa, produtos e serviços, atraindo e fidelizando cada vez mais clientes.  

Por isso, é necessário entender todas as possibilidades que essa ferramenta oferece para fazer campanhas de sucesso que resultem em bons resultados de vendas e capturem o interesse dos leads. Seguem-se algumas dicas para usá-lo: 

  • Usar a criatividade ao escolher o assunto; 
  • Adotar uma mensagem mais próxima com o cliente; 
  • Criar a própria base de contato; 
  • Não exagerar na quantidade de mensagens; 
  • Jamais criar spam; 
  • Utilizar um gerenciador de e-mails. 

Existem muitas empresas e pessoas utilizando essa ferramenta, e milhares de e-mails são enviados diariamente. Por isso, os receptores das mensagens acabam não se interessando pelo assunto, descartando-as na lixeira. 

Portanto, ao escolher o assunto, deve-se usar a criatividade para instigar o leitor, fazendo-o abrir o e-mail. É uma forma de fidelizar e atrair novos clientes. Deve-se questionar os leitores, convidá-los para alguma ação ou, também, enviar uma promoção, vez ou outra.  

O leitor gosta de estar próximo à empresa, como um amigo. Por meio do e-mail marketing, é possível personalizar a mensagem com o nome de cada destinatário, logo no início, como se fosse uma conversa direta cara a cara. 

Deve-se criar a própria base de contatos, mas apenas das pessoas que se interessam pelo produto ou serviço. 

O interessante, sempre, é atrair novos consumidores. Portanto, deve-se incentivar os consumidores a se cadastrarem na empresa e criar, dessa forma, uma base sólida de contatos.  

Deve-se ter muito cuidado com a quantidade de e-mails enviados. É preciso definir quantos serão enviados em uma semana ou um mês, por exemplo. Geralmente, uma mensagem, é o procedimento mais adequado.  

Não se usam palavras, no assunto, por exemplo, de baixo calão, pois elas podem fazer com que o leitor as descarte no caixa do lixo eletrônico, e, com isso, a empresa perde toda a credibilidade.

Utiliza-se sempre um gerenciador de e-mails para organizar e criar as listas de contato, agendar o disparo das mensagens, elaborar o design e o estilo e, acima de tudo, analisar resultados.

Com o gerenciador, é mais fácil desenvolver os conteúdos, para que eles influenciem diretamente os negócios da empresa, de modo que se aumente a lista de novos clientes, que é elemento crucial para concretizar novas vendas.

Métricas de análise

Ao se elaborar o planejamento do e-mail marketing, algumas métricas devem ser analisadas pela empresa, para saber se elas atingiram os objetivos, para atrair mais consumidores, e algumas delas são: 

  • Taxa de entrega; 
  • Taxa de abertura; 
  • Taxa de cliques (CTR); 
  • Taxa de descadastro; 
  • Taxa de conversão; 
  • Taxa de e-mails que retornaram (Bounce rate); 
  • ROI – Retorno sobre Investimento.  

Essa análise, por parte da área de marketing da empresa, faz com que seja possível identificar o efeito que os e-mails estão produzindo, principalmente, quando se referem a uma campanha.  

Considerações finais

O e-mail marketing é uma das principais estratégias utilizadas no Marketing Digital e é uma ferramenta poderosa para atrair mais e pessoas interessadas nos produtos e serviços que uma empresa oferece. 

Esse recurso deve ser usado amplamente, porém é preciso muita cautela para não exagerar na quantidade de disparos por semana ou mês, sempre estabelecendo um cronograma de horários e dias. 

Hoje, o e-mail marketing não está mais em descrédito como antigamente e tem sido um recurso muito importante na divulgação de produtos, por exemplo, no sentido de levar ao consumidor exatamente do que ele necessita e o que ele quer adquirir. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.