Como o Twitter pode ajudar uma empresa?
Ter uma conta no twitter é essencial para uma empresa que deseja se comunicar diretamente com o seu público. Por meio desta rede social, é possível ter um contato mais específico com o consumidor e seus desejos ou reclamações.
Criada em 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass, a plataforma foi desenvolvida com o objetivo de ser semelhante a um SMS, um serviço de mensagens sucintas.
Entretanto, atingindo um grande público, logo o twitter tornou-se um espaço para quem deseja partilhar opiniões, sentimentos, comentar sobre algum assunto e compartilhar suas questões do dia a dia, como se fosse um diário.
Nesse canal é possível falar sobre qualquer tema, desde anseios com a renovação cnh até responder a tweets, ou seja, as mensagens que foram postadas por outras pessoas.
Utilizada por políticos, celebridades, grandes personalidades e anônimos, no twitter também se encontram grandes empresas que desejam manter-se atualizadas dos assuntos que estão em alta e que também querem divulgar os seus conteúdos.
Podendo ser adotada por empreendimentos de qualquer setor, como manutenção preditiva automotiva, esse espaço no universo digital tem grandes benefícios para o negócio e é importante que faça parte da sua estratégia de comunicação.
Entendendo o twitter
Atualmente com 280 caracteres disponíveis para quem deseja falar sobre algo, o twitter é visto como uma ótima rede social para compartilhar os conteúdos que são produzidos para outras plataformas, como vídeos, blog e fotos.
Essa divulgação de conteúdo acaba promovendo o aumento no tráfego nas demais mídias sociais, além de ser possível ter um contato mais direto com as opiniões do público sobre o que foi produzido, afinal, eles podem responder a publicação.
Vamos supor que uma empresa de serviço de reforma e construção divulgou em seu perfil do twitter um link para o seu novo vídeo, em que ensina como manter a limpeza do piso de porcelanato sem causar estragos, como arranhões.
Assim, quem segue esse perfil poderá comentar o que achou do vídeo e compartilhar essa publicação em sua conta, fazendo com que mais pessoas possam assistir e também sigam a empresa, ou apenas curtir o conteúdo postado, o que gera engajamento.
Além dessas possibilidades, o twitter também possibilita interações mais rápidas com os seguidores da conta, que podem ser clientes ou futuros clientes. Neste caso, essas interações podem ocorrer por meio de perguntas, elogios ou críticas.
É muito comum que os usuários da rede social façam publicações sobre um determinado produto contando a sua experiência. Por isso, é essencial que o negócio consiga administrar a sua comunicação via twitter, pois a tornará mais efetiva.
O compartilhamento de experiências, principalmente quando é negativa, pode gerar uma enxurrada de outros comentários de pessoas que também não gostaram do produto ou serviço, ou de quem tem alguma outra empresa para indicar.
Em outras situações, se uma escola fundamental particular perceber que seu público está nesta rede social, pode adotar o modelo twitter for Business, que possui alguns recursos a mais dos perfis não-empresariais.
Assim, os pais dos alunos matriculados no colégio em questão podem falar a respeito da mensalidade acessível do local, da excelente grade de ensino, e assim por diante. Além de ser possível marcar a escola e incluir hashtags.
Dessa forma, um simples comentário pode gerar um grande engajamento, que pode fazer o nome da instituição ir parar nos trends topics, que é um ranking da própria rede social que divulga para todos os usuários o que está sendo mais falado na rede.
É claro que ter um perfil no twitter não irá evitar o aparecimento de polêmicas, mas há a possibilidade desses casos serem respondidos pela própria empresa, quando a mesma está presente na rede social.
Afinal, o negócio pode responder qualquer tipo de comentário, possibilitando um maior contato com os seguidores da marca.
É muito positivo quando outras pessoas percebem que o empreendimento está tentando resolver o problema, afinal, isso mostra que há comprometimento da sua parte e tem chances de até mesmo aumentar a sua autoridade no meio digital.
Utilizando o Twitter
Repleto de vantagens para negócios de todos os tamanhos, quem criar um perfil no twitter poderá encontrar os seguintes benefícios para aprimoramento de seu planejamento comunicacional:
- Comunicação mais direta;
- Coleta de feedbacks;
- Alcance de leads;
- Fortalecimento da marca;
- Compartilhar informações.
É importante ressaltar que as vantagens mencionadas só podem ser percebidas quando o perfil criado está em constante atualização, ou seja, está de fato presente na rede social com postagens diárias e que engajam.
1. Comunicação direta com os clientes
Já não é segredo que por meio do twitter, manter um diálogo com os clientes e leads é uma prática muito possível. Essa interação pode ocorrer por meio de diversos meios.
Por exemplo, um consumidor de um empreendimento de terceirização de serviços de limpeza hospitalar elogiou os serviços da empresa, marcando seu @. Assim, o perfil do negócio pode agradecer e reforçar que está à disposição para o que precisar.
Além disso, a interação pode ser feita não apenas com respostas físicas, mas também através de gifs, que são imagens animadas, imagens ou vídeo, deixando a comunicação mais informal e também humanizada.
2. Coleta de feedbacks
Quando uma empresa tem um perfil no twitter, é mais fácil para ela descobrir o que os seus consumidores ou clientes em potencial estão comentando sobre ela.
Para isso, basta digitar o nome do empreendimento na barra de pesquisa (o search), que está disponível na versão desktop e no aplicativo.
Após essa busca, o negócio saberá em quais pontos deve melhorar, o que precisa agregar para que haja mais inovação e ter uma métrica sobre os seus serviços.
Além disso, esses feedbacks se mostram como uma forma de divulgação para o empreendimento, que poderá utilizar essas mensagens para reforçar a sua posição no mercado.
3. Alcance de potenciais consumidores
Tenha em mente que nem só de interação com os seus seguidores vive uma empresa. Nesta rede, há chances de encontrar possíveis clientes por meio da pesquisa de palavras-chave ou de quem curtiu uma mensagem positiva sobre a empresa ou serviço.
Assim, se a firma pesquisar sobre cortina persiana vertical para janela, irá encontrar várias pessoas comentando sobre esse tema, e é justamente nessa busca que o perfil de quem busca esse serviço pode ser encontrado.
Detectando esse perfil, basta a corporação traçar uma estratégia de comunicação humanizada para conversar com esse usuário e oferecer os seus produtos ou serviços.
4. Fortalecimento da marca
Se há interação com os consumidores, há presença da marca na rede social, que pode se tornar conhecida e autoridade no assunto, de acordo com a estratégia que esteja utilizando para se aproximar dos demais usuários do twitter.
Publicar dicas, mostrar os seus bastidores, comentar sobre os seus produtos de uma forma leve e descontraída, são ótimas maneiras de conquistar seguidores que podem ser transformados em consumidores da marca.
Toda essa presença faz com que as pessoas se interesse pelo assunto, seja ele serviço de taxiamento agendado, um produto dermatológico ou quaisquer outros.
5. Compartilhamento de informações
A criação dessa autoridade e, consequentemente, do fortalecimento da empresa, ocorre via produção de conteúdos.
Todas as informações da empresa podem ser compartilhadas com o seu público-alvo, que irá se sentir mais próximo e por dentro de tudo o que acontece com o empreendimento.
É nessa hora que a empresa precisa saber moldar as informações de uma forma atrativa para que possa chamar a atenção no twitter, levando o compartilhamento das suas publicações, que é a ação que gera mais engajamento para a marca.
Nesse caso, é preciso que o negócio já tenha um plano de comunicação e que essa estratégia tenha sido feita por quem entende do assunto. Logo, uma empresa de segurança para eventos, pode criar cartazes de divulgação sobre o seu novo produto.
A criação de comunicações desse tipo e nesse caso, são uma tática muito utilizada para tornar um assunto mais complexo em algo mais leve e de fácil entendimento para os consumidores.
Considerações finais
Criar um perfil no twitter é mais do que se fazer presente nas redes sociais. Trata-se de desenvolver um espaço de comunicação informal e direta com os consumidores e, dessa forma, permitir que haja um melhor relacionamento com o cliente.
É também nessa plataforma que um negócio poderá desenvolver futuras estratégias, pois conseguirá ter uma visualização mais adequada de como o seu produto está sendo visto e de como pode ocorrer uma melhora nessa entrega.
Assim, o twitter é uma plataforma repleta de vantagens para qualquer empreendimento, a depender se seu público, que pode manter esse contato mais direto com a marca.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.