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5 dicas para elaborar um anúncio chamativo

O marketing digital transformou completamente os negócios, posto que viabiliza o encontro entre empresas e clientes de maneira mais rápida. Com um anúncio de destaque, é possível chamar a atenção do público positivamente e dar andamento nas negociações.

A concorrência tornou-se mais acirrada com a velocidade na divulgação de informações presentes na era tecnológica. Isso porque, para um projeto fachada comercial, os consumidores conseguem obter diversas opções de fornecedores de serviço.

Esse fator é comum no livre mercado, porém, exige que as empresas apresentem com mais frequência as vantagens competitivas e comparativas para gerarem resultados, tendo em vista que o cliente possui um leque de possibilidades e alternativas.

Especialistas indicam que não existe fórmula secreta para vender, sendo necessário entender o contexto empresarial e avaliar o momento de compra ideal para os clientes, todavia, as estratégias são a forma pela qual este processo é facilitado.

Para potencializar as taxas de conversão, uma empresa que oferece o serviço terceirizado de portaria pode implementar no plano de negócios o marketing digital por intermédio de anúncios na internet. 

As possibilidades dentro da modalidade de promoções no ambiente digital para o consumidor são vastas, podendo contemplar ferramentas diferentes, como:

  • Publicações nas redes sociais;
  • Anúncios nas ferramentas de pesquisa;
  • Conteúdos em blogs;
  • Vídeos nas plataformas.

Embora a pluralidade dos canais de comunicação seja uma realidade, é preciso ter em mente que cada uma delas possui uma disputa acirrada por visibilidade, logo, é fundamental dispor de mecanismos para tornar a mensagem atrativa.

Como produzir um anúncio para a internet?

Algo comum para os negócios são os desafios enfrentados pelas companhias, fatores como a concorrência, tendências de mercado e oscilações na economia se tornam barreiras quando analisado o contexto de forma generalista.

Entretanto, para empresas que contam com uma visão problem solving, voltada para propor soluções no cenário endógeno e exógeno, estes desafios possuem caráter positivo, porque agregam na implementação de medidas estratégicas.

Uma clínica de estética cujo principal serviço é a harmonização facial definitiva, entende os desafios rotineiros como um apelo para implementar melhorias constantes, principalmente no que tange ao marketing digital.

O recurso essencial é mostrar as vantagens competitivas e comparativas e usá-las como braço direito nas diretrizes empresariais. Portanto, ao produzir conteúdos, realizar anúncios e interagir na internet, os pontos a seguir devem ser considerados:

1. Atente-se ao processo de decisão

Tendo em vista que o processo de decisão de compra da maior parte dos consumidores é definido em pouco tempo, é válido contar com a assertividade nos conteúdos produzidos e divulgados para estes.

Pesquisas apontam que, em poucos segundos, o cliente consegue identificar se um produto ou serviço irá atender às suas necessidades. Isso significa que uma loja virtual, por exemplo, deve fazer um anúncio enxuto de agasalho esportivo infantil masculino.

O pensamento corriqueiramente perpetuado no mercado, é que os conteúdos devem ser produzidos para “enrolar” o cliente, o que é errado. Afinal, por intermédio de uma rápida leitura a qualificação dos fornecedores é feita.

Assim, o primeiro ponto a ser considerado no momento de esquematizar um anúncio na internet é o tempo de qualificação. Por isso, ser assertivo no conteúdo publicado é primordial para entrar na lista de potenciais fornecedores do consumidor.

2. Varie nas linguagens utilizadas

A comunicação é fundamental para as vendas, tal como as relações interpessoais são relevantes para os negócios, considerando que as negociações propriamente ditas são embasadas na conexão e sinergia entre as partes.

Para assegurar que o receptor obtenha clareza na mensagem transmitida no anúncio, é preciso adaptar a linguagem utilizada, que deve ser acessível e assertiva. Um mapeamento de perfil e comportamento do cliente pode apoiar neste caso.

Entender quem é o cliente e como ele se comunica ajuda as equipes comerciais a montarem o repertório durante reuniões, ligações e comunicações escritas.

Durante o projeto de estrutura metálica, uma consultoria conseguiu usar a comunicação correta, permitindo que todos os indivíduos entendessem o escopo e afetando positivamente a entrega final.

Para possibilitar um entendimento claro entre os indivíduos, a comunicação conta com diversos recursos escritos, visuais e sonoros. Dentro dos anúncios e conteúdos, vale usar a comunicação visual para torná-los mais atrativos.

3. Títulos que vendem

Indo ao encontro da assertividade, os títulos são uma esfera que ajudam os consumidores na qualificação de fornecedores. Inclusive, títulos objetivos e diretos tornam maiores as chances de entrar no listado de fornecedores em potencial.

Conteúdos atrativos obrigatoriamente precisam ter títulos que chamam atenção de quem está lendo. Se o intuito é vender scanner para caminhões, o título deve abordar este tema para chamar a atenção do público-alvo.

Aliás, o público-alvo deve ser o determinante da linguagem, canais de comunicação e do conteúdo produzido, e apesar de serem anúncios com a finalidade de conversão em vendas, o foco deve estar no comprador e não no produto.

Para isso, uma descrição rápida acerca do produto tanto no título quanto no corpo do anúncio é o suficiente para que o indivíduo que irá tomar a decisão de compra e efetuá-la entenda o tema abordado e o benefício de um produto ou serviço.

4. Agregando benefícios

Um fator que certamente atrai a atenção do leitor, de acordo com os especialistas em marketing e negócios, é a concessão de brindes e benefícios. Pois estes corroboram para que haja o sentimento de valorização do cliente, estreitando os laços.

Ao efetuar uma busca nas plataformas online de comercialização de produtos, o consumidor que procura por tela de proteção para quintal dará maior foco para anúncios que contenham o termo “frete grátis” e “desconto”.

Esses termos geralmente vêm acompanhados por red flags, sinalizadores no layout dos sites com o intuito de chamar a atenção do cliente sobre um benefício agregado, inclusive, apresentando de melhor forma as vantagens na aquisição.

Para os serviços, a mesma linha de raciocínio é válida. O cliente deve sentir-se beneficiado ao investir na contratação de algum serviço, por isso, além de destacar as soluções que o serviço ou produto atende, é preciso indicar também algum desconto ou benefício adicional.

Essa ação tornará mais simples a qualificação de fornecedores, assim como a escolha de empresas através dos anúncios, fazendo com o que as promoções se tornem chamativas ao consumidor e despertem o interesse de compra.

5. Diagramação como aliada

Com os avanços encontrados na tecnologia nos últimos anos, novas profissões e funções foram vistas como necessárias para potencializar a experiência do usuário durante a navegação na internet.

O UX Design é a profissão que atende a experiência do cliente e usuário no sentido de contribuir para o design de um site, assim como o UX Writer é o profissional responsável por contribuir para uma escrita confortável e acessível.

Tais especialistas indicam que a diagramação é essencial dentro de um conteúdo produzido e compartilhado na web, principalmente com os anúncios que na maioria das vezes possuem a característica call to action, isto é, uma chamada para ação.

Para desenhar um anúncio sobre a prestação de serviços de restauração de fachadas antigas, ou a comercialização de qualquer outro produto e serviço, é essencial incluir a primeira letra como maiúscula e as demais na formatação minúscula.

Anúncios escritos em caixa alta são capazes de transmitir uma tonalidade agressiva para os consumidores, tornando a leitura mais difícil também. Por esse motivo, é necessário estar atento à diagramação.

Bônus: constância e planejamento

Conforme tratamos ao longo deste artigo, não existe receita ou fórmula mágica para tornar os anúncios atrativos e, consequentemente, aumentar as taxas de conversão, mas sim, técnicas que viabilizam esse cenário, quando aplicadas corretamente.

Planejar antecipadamente, utilizando um cronograma e mapeamento do perfil do consumidor, é possível tornar os conteúdos mais assertivos, conferindo mais dinamismo na execução das tarefas pelos times.

Além disso, ter constância nos anúncios publicados, construindo uma cadência, a qual deve ser embasada no mapeamento realizado, é fundamental para desenvolver da melhor forma e obter resultados assertivos.

Considerações finais

O marketing digital é uma ferramenta que torna horizontal o acesso das empresas para o mundo virtual, uma vez que as estratégias utilizadas neste são adaptáveis para quaisquer segmentos e portes, desde que sejam levantados os objetivos e características.

A produção de conteúdos é a ação pela qual as empresas direcionam a comunicação dentro da internet, podendo essa ser feita por intermédio das redes sociais, e-mail, textos em blogs e ainda nos anúncios encontrados nas ferramentas de pesquisa.

Os anúncios, seja no contexto virtual ou físico, devem ser seguidos por assertividade, acessibilidade e qualidade. Estes são os três fatores que mais são avaliados pelos consumidores no momento rápido de qualificação dos fornecedores.

Contudo, ao aplicar as técnicas recomendadas pelos especialistas no momento de esquematizar um anúncio, é imprescindível ter a certeza de que os fatores analisados foram atendidos, com a finalidade de tornar a campanha mais atrativa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.