Como o marketing de conteúdo pode impactar positivamente o seu negócio
Se você trabalha com marketing com certeza já ouviu falar sobre o marketing de conteúdo, essa que é uma das estratégias mais populares da atualidade, considerado como o pilar principal de todo o inbound marketing, também conhecido como marketing de atração.
Para quem não conhece, o marketing de conteúdo é um conceito que tem como principal objetivo atrair, converter e educar um determinado público-alvo, para isso, são utilizados diferentes tipos de conteúdos de alta qualidade, que sejam relevantes e que ajudem a sua audiência a entender melhor sobre determinado assunto.
O formato dos conteúdos pode ser variado, é possível criar um texto de blog, como esse que você está lendo, um vídeo no Youtube, uma mensagem no e-mail ou um post em uma rede social, já os assuntos variam de acordo com cada empresa, se você trabalha com construção civil, por exemplo, talvez seja interessante falar sobre a tela fachadeira e os seus benefícios dentro de uma obra, tudo depende é claro, do seu segmento e como quer alcançar seu público-alvo.
A criação de conteúdos e a aplicação deste conceito dentro de uma empresa pode ser algo extremamente positivo e é justamente sobre isso que falaremos no texto de hoje. Como o marketing de conteúdo pode impactar positivamente o seu negócio, bora descobrir? Então vamos lá!
Melhoria no relacionamento com o cliente
Quem não quer ter um relacionamento melhor com o cliente? Aperfeiçoar a relação de uma marca até o seu público-alvo é o sonho da maioria das empresas, mas mesmo sendo algo tão desejável, sabemos que essa nem sempre é uma tarefa simples.
Porém, com o marketing de conteúdo, é possível, finalmente, conquistar esse tão sonhado resultado, ao produzir conteúdos massivos e de alta qualidade, você faz com que as pessoas se aproximem cada vez mais da sua empresa, conhecendo mais sobre ela e gerando uma certa memorização dentro do seu imaginário.
Sempre que as pessoas pensarem sobre o segmento que você atua, como uma loja de material de construção ou focada em puxadores, irá imediatamente relembrar do conteúdo que produziu sobre puxadores de plástico, ganhando preferência perante a concorrência e tendo uma relação muito mais intimista com o público de forma geral.
Imagem melhorada e muito mais relevante
Toda empresa se preocupa e muito com a sua imagem, qual o posicionamento escolhido e como você quer ser visto tanto para seu público-alvo quanto também no mercado que está inserido, tudo isso é importante para qualquer negócio, e o marketing de conteúdo ajuda a melhorar isso.
Quanto mais conteúdos você produz, melhor será a ótica das pessoas perante a sua empresa, elas vão te enxergar de maneira muito mais relevante e positiva, fazendo com que até mesmo pequenas empresas consigam se destacar perante as gigantes do mercado.
Trabalhando os conteúdos valiosos e produzindo materiais que agregam valor, você consegue blindar a sua imagem, marcando maior presença no mercado digital e fazendo com que a sua empresa se torne muito mais relevante dentro do seu nicho. Além disso, vale ressaltar o aumento exponencial sobre a sua marca, que consegue ganhar mais visibilidade, alcançando um público muito maior e até mesmo mais relevante.
Mostrar autoridade e conhecimento sobre o mercado
Outro impacto positivo do marketing de conteúdo além da sua imagem é a sua autoridade e conhecimento que você consegue mostrar dentro do seu mercado de atuação, uma empresa que produz conteúdos de qualidade acaba sendo reconhecida sobre aquilo, mostrando sua expertise e autoridade referente ao assunto.
É como se você estivesse assistindo uma partida de futebol, quando o especialista explica a diferença entre grama sintética e natural ele acaba gerando uma certa autoridade no assunto, se tornando referência e ganhando a preferência do seu público, e isso também se aplica na web.
Ao postar conteúdos de qualidade e valiosos para os usuários, você consegue transmitir toda a sua expertise e fazer com que o seu negócio seja reconhecido, ganhando a confiança popular e se tornando uma autoridade dentro do seu segmento.
Educa e guia o cliente durante toda sua jornada de compra
Nem todo consumidor entende sobre determinado assunto ou está pronto para concretizar uma compra, receber uma oferta direta ou anúncios disruptivos que podem acabar gerando um certo incômodo e serem vistos como algo negativo.
Então, o marketing de conteúdo é usado para ir à contramão da publicidade tradicional que estamos habituados a consumir, fazendo com que o consumidor seja nutrido, educado e entenda muito bem sobre um assunto antes de tomar qualquer decisão.
Isso faz com que você tenha leads mais qualificados e preparados em torno do seu segmento, além de acompanhá-los durante toda a sua jornada de compra, o que, é claro, é visto como algo positivo tanto para o consumidor quanto para a empresa.
Influência na tomada da decisão de compra
Falando em tomada de decisão, outro ponto positivo do marketing de conteúdo é justamente na sua sacramentação de uma transação, ele consegue influenciar diretamente o cliente na hora de tomar a sua decisão final.
Antes de bater o martelo, o consumidor provavelmente colocará na balança todos os pontos positivos e negativos entre as empresas que ele realizou sua pesquisa, e com certeza, a qualidade do conteúdo fará diferença neste momento.
Sendo assim, a tendência é que ele opte pela empresa que apresentou mais recursos e cedeu informações até ele, sendo o chamado “fator de desempate”, aumentando a taxa de conversão e fazendo com que seja muito provável que a venda, seja concluída.
Gera fidelidade e reconhecimento da marca
Por fim, o marketing de conteúdo não ajuda apenas a ganhar novos clientes e ajudá-los durante toda a sua jornada, mas também atua diretamente com aqueles consumidores antigos, que já compraram algum produto do seu negócio e agora podem ser fiéis à sua marca.
Quanto mais conteúdos são produzidos e é claro, quanto maior for a sua qualidade, mais os clientes terão confiança na sua empresa, e se sentirão seguros de comprar de novo e de novo.
Então não se esqueça de criar conteúdos específicos para esses usuários, mostre que você não se esqueceu deles e esteja bem visível para eles, assim como um cone de sinalização, isso gerará reconhecimento e é claro, fidelidade perante a sua marca.