Como desenvolver um e-mail marketing chamativo?
O e-mail marketing é toda comunicação enviada por e-mail para colocar em contato a empresa com os clientes, ele contém produtos, promoções, conteúdos, entre outros.
Ele é desenvolvido em um texto ou na linguagem HTML que significa HyperText Markup Language, traduzindo ao português como Linguagem de Marcação de Hipertexto.
Este recurso avançado permite a utilização ao máximo do espaço na caixa de entrada e ajuda a aumentar as taxas de aberturas dos e-mails.
Sendo assim, mantenha a informação mais importante no assunto e use esse texto para reforçar a ideia.
Ele é usado para realizar transações, como as de confirmação de uma inscrição ou de pagamentos de produtos naturais para pele, por exemplo.
As mensagens são enviadas por meio de ferramentas de disparo, sendo as mais conhecidas entre elas:
- Mailchimp;
- RD Station Marketing;
- Locaweb Email Marketing;
- ExactTarget – Salesforce;
- All In Mail;
- Akna;
- GetResponse;
- Benchmark;
- KlickMail;
- Mailee;
- E-goi Email Marketing;
- Sendy.co.
Essas ferramentas são úteis para a criação de campanhas de marketing, edição do template de email, armazenamento de contatos, mensurar taxas de cliques, e monitorar métricas de taxa de abertura.
Uma vez que o cliente entra em um blog e realiza uma assinatura, o e-mail marketing é o meio de contato com o usuário.
Para manter o engajamento, criando maior relacionamento, o blog precisa continuar a alimentação por meio de conteúdos relevantes que estão baseados nas interações.
Esta ação faz com que o cliente retorne ao local mais vezes, reveja os conteúdos colocados e muitos outros.
A empresa que utiliza este recurso deve prestar atenção às “Call-To-Action” que é uma forma de chamada que direciona o cliente a fazer algo, por exemplo, “venha conhecer a nossa consultoria fiscal empresarial”.
Este chamamento é trabalhado por região, aspecto demográfico e por tipo de serviço.
Dentre as vantagens do e-mail marketing, inclui sua rapidez, disponibilização métricas (de abertura clique e de erros), não interrompe o usuário, é de baixo custo, é neutro de segmentação e personalização, sendo uma ferramenta eficaz.
Importância do uso
Por meio dele é possível contato entre os colaboradores, com fornecedores, clientes e outros públicos. Ações e decisões aperfeiçoam o trabalho, tornando a comunicação mais rápida, eficaz e registra quais as ações e decisões tomadas pela equipe.
Entrar em contato por e-mail com empresas de portaria e controlador de acesso é rápido e economiza dinheiro em uma tarefa simples, que merece destaque na utilização deste processo.
Ele atrai novos contatos, potencializa as vendas, gerando lucros, e consegue fidelizar clientes.
Com o aumento da popularidade do uso da internet, as empresas começaram a utilizar este tipo de divulgação.
Entretanto, anteriormente os critérios não eram importantes e as mensagens recebidas nem sempre eram de locais conhecidos. O recebimento das mensagens deixava as caixas de entrada lotadas.
Surgindo assim o spam identificador de mensagens que não constavam na lista de contato e com a criação de filtros pelos provedores, as pessoas ficaram isentas de receber coisas que não queriam.
O cliente tem interesses específicos e recebe informações sobre curso coaching PNL online caso queira, se não há interesse no assunto o email se tornará desgastante.
Para desenvolver um e-mail marketing criativo, é preciso:
- Estudar o assunto do e-mail;
- Usar o potencial do preview text;
- Criar datas especiais e ações;
- Ser bem humorado;
- Fazer campanhas para segmentos específicos.
O preview text é um pequeno texto que resume o e-mail, e fica logo abaixo da caixa de entrada, após a linha do assunto.
Essa pré-visualização do texto está disponível em campanhas padrão, campanhas RSS e Auto-respostas Simples.
O RSS ou Really Simple Syndication é um recurso que distribui o conteúdo em tempo real, na linguagem XML. Ela permite que os usuários de um blog ou canal de notícias acompanhem as atualizações por meio de um software, website ou browser agregador.
Auto-respostas Simples ou autoresponder no e-mail marketing é toda mensagem enviada automaticamente depois que ocorre alguma interação no contato ou por regra determinada por meio de mecanismos para automação de marketing.
O exemplo mais comum e usado é de boas-vindas, na lavanderia para vestido de noiva.
Ele alcança milhares de clientes em potencial, com custo baixo, se comparado com outras publicidades em sites, Adwords, banners ou patrocínio nas redes sociais.
Adwords é uma plataforma de anúncio do Google, antigamente chamada de Google Adwords, hoje conhecida como Google Ads.
Os links que aparecem nos resultados de pesquisa feitas pelo Google, os banners, os anúncios nas páginas de site e os anúncios que aparecem antes e durante os vídeos do YouTube são feitos através dele.
Quando é necessário obter informação de como instalar tela proteção piscina um recurso é procurar algo no YouTube.
Os anúncios que aparecem antes e durante do que é visto é um exemplo deste tipo de marketing que a empresa realiza por meio do Google.
São usadas palavras-chave para atingir o objetivo da propaganda que são acionadas durante a pesquisa.
O Google Ads divulga produtos e serviços na internet, com rapidez e eficiência.
Ele realiza o pagamento a partir do momento em que as pessoas clicam para fazerem as visitas, visualizam o conteúdo ou ligam para a empresa de assistência técnica de celular próximo a mim, por exemplo.
Ao estudar o assunto que irá acompanhar o envio da mensagem, sendo bem humorado e divulgando o produto por meio de campanhas no segmento específico, o uso do e-mail marketing facilita o recebimento de informações procuradas pelo cliente.
Realizado o contato por mensagem a empresa recebe rapidamente a auto-resposta deste cliente. Normalmente os dizeres utilizados são agradecimento pelo contato, e o horário de disponibilidade do negócio.
Além de conter uma mensagem que indicará que a pessoa retornará o contato após o retorno, nesse caso até uma empresa de adesivo para embalagem personalizado pode receber este retorno.
Dito isso, dentre os motivos para realizar e-mail marketing, temos:
- Alcançar mais pessoas pelo uso comum;
- Segmentação;
- Personalização;
- Automação;
- Teste A/B;
- Análise de métricas/ROI;
- Aumento de Vendas;
- Fidelização;
- Relacionamento.
O ROI é uma técnica usada para detectar quanto a empresa ganhou financeiramente nas ações aplicadas na área de marketing. Em inglês, é a sigla para Return on Investment, traduzido como “Retorno Sobre o Investimento”.
A fórmula para calcular o ROI é: (Receita gerada – Custos e investimentos) / Custos e investimentos.
Segmentação do email marketing
A segmentação de marketing é uma pesquisa que mostra como a organização cria subconjuntos de um mercado com base em:
- Dados demográficos;
- Necessidades;
- Prioridades;
- Interesses comuns;
- Critérios psicográficos ou comportamentais.
A importância da segmentação é que ela permite que uma empresa atinja o consumidor com precisão detectando as necessidades e os desejos específicos. Beneficia porque usa dos recursos corporativos eficientemente as estratégias utilizadas ficam melhores.
Segmentação Demográfica
Ela divide uma população com base em variáveis, como idade, sexo, tamanho da família, renda, ocupação, religião, raça, e nacionalidade.
Segmentação Comportamental
Ela divide a população com base em seu comportamento, uso e padrão de tomada de decisão.
Por exemplo, pessoas com estilo de vida mais saudável procuram opções de comida natural, alimentos orgânicos, entre outros.
Outro exemplo são as pessoas que são alérgicas a produtos como glúten, lactose, entre outros. Os alimentos precisam de preparação específica, é desta forma que o produto é comercializado.
Segmentação Psicográfica
Ela usa o estilo de vida das pessoas e as atividades realizadas, e visa os aspectos psicológicos, posição social, interesses e opiniões.
Segmentação Geográfica
Ela é baseada na geografia, no local onde as pessoas são localizadas. Seja na zona rural, ou na zona urbana, considerando a temperatura do local (mais quente ou mais frio).
Ela é de grande alcance e pode ser utilizada para expandir os negócios em áreas mais determinadas ou até em territórios internacionais.
Considerações finais
Portanto, o uso do e-mail marketing é sucesso garantido no mercado, tendo em mãos os dados dos compradores, o retorno financeiro é certeiro.
Ele ajuda pequenas e médias empresas a elaborarem melhores ações na comunicação e atender com mais eficiência e excelência.
O objetivo é conhecer melhor o cliente, os desejos, as necessidades e a compatibilidade com o produto ou serviço. Fazer ajustes necessários também se aplica na hora da testagem de novos públicos.
O aumento na taxa de conversão de clientes que possam estar fora da estratégia de segmentação, por exemplo, pode indicar o início de uma nova oportunidade para trabalhar com este público.
Se o time de marketing detecta novas oportunidades de negócio, pode ser hora de rever os os dados. Investigue e analise este público, percebendo a forma como ele tem interagido com o mercado.
Desta forma o time saberá como o produto ou o serviço da empresa pode ajudar o cliente. Qualquer que seja o produto, o serviço prestado ou a empresa, o e-mail marketing alavanca as vendas e impulsiona o negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.