Como criar conteúdo para cada etapa do funil de vendas
O funil de vendas é um conceito importante para qualquer negócio que deseje crescer, seja no ramo de máquina de embalar ou até mesmo de cosméticos. Afinal, representa o processo pelo qual um lead se torna um cliente e, eventualmente, um promotor da marca.
Embora o funil de vendas seja formado por várias etapas, é importante ter em mente que nem todos os clientes passarão por todas elas. Algumas pessoas podem estar no topo do funil, enquanto outras estarão no meio ou no fundo. Por isso, é fundamental criar conteúdos específicos para cada etapa do funil de vendas.
Neste artigo, vamos mostrar como criar conteúdo relevante para cada uma dessas três etapas do funil de vendas: atrair clientes em potencial (topo do funil), converter prospects em leads qualificados (meio do funil) e converter leads em clientes (final do funil). Continue lendo!
O que é o funil de vendas?
O funil de vendas é um modelo usado para descrever as etapas pelas quais um cliente passa do início ao fim da jornada de compra. No topo do funil estão usuários desconhecidos, que ainda não demonstraram interesse pelo seu produto, como um copo de papel biodegradável, por exemplo.
As pessoas percorrem o funil à medida que aprendem sobre sua empresa, se familiarizam com seu conteúdo e demonstram interesse em seus produtos. Além disso, criar conteúdo para cada etapa do funil de vendas é um processo essencial para elaborar uma estratégia de marketing eficaz.
Também é importante usar blogs e guias que forneçam informações básicas para que os usuários possam aprender sobre sua empresa e passar para ideias mais avançadas, até mesmo produtos.
A criação de conteúdo para cada etapa do funil permitirá personalizar as mensagens e adequar as ações de marketing às necessidades de cada cliente. Para criá-los, você deve identificar as necessidades e dúvidas do seu consumidor ideal. Por exemplo, no topo do funil, tente criar um conteúdo que prenda a atenção do seu usuário e, posteriormente, o converta em um lead.
Para a próxima etapa do funil, use conteúdos como webinars, white papers ou vídeos informativos que ajudem a captar o interesse do seu público. Por fim, para as etapas finais do funil, quando o cliente já conhece seu produto ou serviço, conteúdos mais direcionados, como histórias de sucesso e ofertas, ajudarão a aumentar as chances de conversão.
Como você pode ver, criar conteúdo para cada etapa do funil de vendas é fundamental para atrair, converter e reter clientes. Com um conteúdo bem estruturado, você conseguirá aproveitar todas as etapas do funil para criar uma jornada de compra eficaz.
Topo do funil: atrair o público-alvo é despertar o interesse
Para atrair o público-alvo certo e despertar o interesse na sua empresa, é importante elaborar conteúdo de qualidade. No topo do funil de vendas, o objetivo é criar conteúdo que seja atrativo para o seu público-alvo e que responda às suas principais dúvidas, oferecendo informações relevantes sobre o seu negócio de barras de pulverizador, por exemplo.
Mas para isso você precisa entender seu público-alvo e criar personas é uma boa forma de começar. Além disso, você também pode pesquisar as principais palavras-chave para descobrir as perguntas que seu público-alvo está fazendo e, com base nisso, criar conteúdos informativos, interessantes e úteis para atraí-lo.
Por fim, para um bom ranqueamento de SEO, inclua as keywords no conteúdo. Todo esse trabalho resultará em pessoas interessadas que serão mais propensas a comprar o seu produto quando estiverem no fundo do funil.
Meio do Funil: conquistar a confiança do público-alvo
Quando se trata de criar conteúdo para meio do funil de vendas, é importante estabelecer uma conexão com o público-alvo que demonstre confiança. Esta conexão é alcançada através de conteúdo que seja altamente relevante para o seu público-alvo.
Dessa forma, você pode produzir conteúdo envolvente e de qualidade em formatos como vídeos tutoriais, webinars ao vivo, podcasts, artigos de blog, e-books, cases studies e muito mais. Esses tipos de conteúdo podem ajudar na geração de leads, fornecendo ao seu público-alvo as informações necessárias para oferecer soluções para seus problemas.
Além disso, você também pode aumentar suas chances de gerar leads por meio de conteúdo de SEO otimizado para as palavras-chave relevantes. Ao usar essa estratégia, é possível aumentar o tráfego orgânico para o seu site e estabelecer uma presença online tão forte quanto uma polia de ferro.
Fundo do Funil: fazer a oferta e fechar a venda
Se você está procurando maneiras de fechar mais vendas para seu produto ou serviço, criar conteúdo para cada etapa do funil de vendas é uma ótima maneira de alcançar essa meta. No fundo do funil, você já tem leads qualificados que estão considerando sua oferta.
Aqui, é importante fornecer conteúdo específico para ajudá-los a tomarem uma decisão final sobre comprar seu produto ou serviço. Por exemplo, você pode criar conteúdo que apresente todas as vantagens de sua oferta ou dê detalhes sobre a forma de pagamento e as maneiras de receber a mercadoria.
Ao criar conteúdo de fundo de funil, você fornece aos leads todas as informações necessárias para fazer a oferta e fechar a venda. Agora que você já entendeu o que é conteúdo e como ele impacta nas etapas do funil de vendas, é hora de botar a mão na massa.
Comece a produzir conteúdo para atrair leads no topo do funil, mantê-los engajados no funil e fechar vendas no fundo do funil. Seguindo essas dicas, você estará no caminho certo para criar conteúdo que gere resultados para o seu negócio.