Comércio on-line: o papel dos motores de busca na era digital
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Comércio on-line: o papel dos motores de busca na era digital

Se por um lado, a internet possibilitou e facilitou a criação de vários negócios online; por outro, ela também aumentou consideravelmente a competição pela atenção dos clientes. Em um ambiente tão competitivo, em que se destacar é essencial para conseguir vender, os motores de busca se tornaram as principais ferramentas dos profissionais de marketing.

Isso porque ter a melhor hospedagem de site é importante, mas não basta para atrair os clientes. É preciso entender como funcionam esses motores e quais são os critérios utilizados por eles para que o rastreio do site fique mais fácil, permitindo que um produto ou serviço seja mais fácil de encontrar. Abaixo, entenda melhor o papel que eles desempenham para negócios online.

O que são motores de busca e como eles funcionam?

Basicamente, o motor de busca (Search Engine, no inglês) é um mecanismo de pesquisa automático que auxilia o usuário a encontrar dados e informações na internet. Para isso, ele utiliza algoritmos que consideram diversos fatores de ranqueamento, variando desde o termo de pesquisa utilizado até dados comportamentais do usuário.

Assim, ao fazer uma pesquisa na internet, o usuário pede para que o motor de busca (também chamado de mecanismo de busca ou somente buscadores) faça uma varredura na web. A intenção é que ele indique os melhores resultados correspondentes aos termos e à intenção de busca do usuário.

Esses buscadores evoluíram muito desde o seu surgimento. No começo, eles consideravam apenas o termo que era colocado na barra de pesquisa. Com isso, mapeavam e mostravam os resultados de todas as páginas que utilizavam a palavra-chave posta pelo usuário.

À medida que a tecnologia avançou, as pesquisas ficaram mais refinadas e ajustadas ao gosto do usuário. Isso também foi importante porque a internet cresceu muito nas últimas décadas, tornando-se mais acessível, o que resultou na criação de milhões de páginas. Por ser um número tão grande de resultados, tornou-se ainda mais importante que os diferentes buscadores definissem critérios de avaliação para entregar os melhores resultados a uma pesquisa.

Esses critérios, que são utilizados para definir o ranqueamento da busca (ou seja, quais resultados irão aparecer primeiro), levam em conta vários fatores. A intenção da busca, a experiência que a página proporciona ao usuário, a qualidade do conteúdo e os backlinks que a página utiliza como referência são alguns deles, mas existem muitos outros.

Quais os principais motores de busca?

Existem vários motores de busca que você certamente já conhece ou precisou utilizar em algum momento. Cada um tem suas características próprias, assim como uma base para entregar os resultados.

O maior motor de busca do mundo, claro, é o Google. Segundo dados de 2022 da Statista, ele é utilizado por 85,55% dos usuários do planeta. Seu uso é tão massivo que quando se fala em “otimização para mecanismos de busca”, geralmente quer dizer otimização para usar o Google. Justamente por seu alcance, ele acaba sendo o principal aliado dos profissionais de venda e marketing online.

O levantamento da Statista mostra que, em segundo lugar, o motor de busca mais utilizado é o Bing, da Microsoft, que é a preferência de 7,61% dos usuários. Fechando o pódio está o Yahoo!, que é o principal motor de busca para 2,85% dos usuários da internet.

Qual a importância dos buscadores para o marketing do comércio online?

Mas por que os buscadores são tão importantes para o comércio online? Porque eles são a principal forma de gerar tráfego para qualquer página na internet. Uma pesquisa de 2022 mostra que 93% das visitas na web surgem a partir de buscas realizadas neles.

Atrair visitantes é fundamental para gerar novos negócios. Assim, um bom posicionamento nos resultados de pesquisa é um diferencial importantíssimo, pois coloca determinado empreendimento em um local de destaque.

Um melhor posicionamento pode ser conquistado a partir de técnicas utilizadas por profissionais de marketing para atender aos critérios dos algoritmos dos buscadores. Essas técnicas recebem o nome de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca) e procuram atrair visitantes para convertê-los em potenciais clientes. Nesse aspecto, as estratégias de conteúdo também desempenham um papel importante, pois são por elas que se tira as dúvidas do usuário, forma-se laços e os converte em clientes leais.