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chatbots : O que são e como eles podem mudar o seu negócio

Renovar, inovar e modernizar. Esses são alguns lemas do mundo corporativo, empresarial e comercial. É preciso investir em novas tecnologias para conseguir soluções. Os chatbots são um exemplo dessas inovações e da modernização, merecendo um destaque especial. 

Entenda o que são chatbots e sua importância.

O que são chatbots?

Você provavelmente já ouviu falar em chatbots ou então já esteve em contato com um. De modo geral, chatbots nada mais é do que uma inteligência artificial, programada para simular uma conversa com as pessoas que entram em contato com uma plataforma.

Essa definição vai de encontro com uma tradução simples da expressão “chatbots”. Dividindo essa expressão em duas partes, temos chat (bate-papo) e bot (robô). 

Dessa maneira, os chatbots funcionam como um bate-papo robótico, programado para responder questões automaticamente através do contato nas plataformas em que estão instalados.

Muitas empresas vêm utilizando essa ferramenta para agilizar o processo de atendimento e facilitar o contato entre clientes e a empresa, sem que o consumidor tenha que ficar esperando muito tempo para receber certas respostas. 

Em redes sociais, essa utilização é cada vez mais comum. Muitas empresas possuem páginas no Facebook, por exemplo, automatizando o bate-papo com chatbots. O mesmo funciona para o whatsapp e outras redes sociais importantes nos dias atuais.

Qual a importância dos chatbots?

O uso de chatbots são estratégias muito utilizadas por empresas de diferentes portes, fazendo parte do plano de marketing digital e de crm plano

Essa tecnologia ajuda as empresas a melhorar sua comunicação e o atendimento com os seus clientes, estreitando o relacionamento entre cliente e empresa.

Essa, assim como outras soluções, são fundamentais para que as corporações consigam melhorar seus diferentes canais de atendimento, qualificando a relação com os seus clientes. 

Consequentemente, isso ajuda a manter os clientes conectados com a empresa, aumentando as chances desses consumidores seguem comprando.

Essa ideia de melhorar a relação e o atendimento dos clientes está totalmente conectado com planos e estratégias de crm (Gestão de relacionamento com o cliente). 

Como os chatbots funcionam?

Agora que você sabe o que é e a importância dos chatbots, você deve estar se perguntando: mas como eles funcionam? Bom, a resposta está na tecnologia.

Quando você entra em contato com uma empresa, por meio de seus sites ou redes sociais, por exemplo, você espera uma resposta rápida. Os chatbots trabalham com essa solução. 

Logo após você entrar em contato com o chat dessa empresa, você receberá respostas automáticas e programadas, que são exatamente os chatbots.

Esse mecanismo é capaz de reconhecer uma série de aspectos a respeito da pessoa que está falando, tais como:

 

  • Nome; 
  • Dados pessoais;
  • Documentações;
  • Estado emocional;
  • Outros.

Nesse sentido, assim como uma estratégia e um software crm grátis, que é capaz de registrar os dados dos clientes, qualificando o atendimento, os chatbots funcionam de maneira semelhante.

 

Conheça os benefícios dos chatbots

Vale também destacar quais são os principais benefícios dessa ferramenta. Algumas destas vantagens incluem:

  1. Agilidade no atendimento

Com uso dos chatbots o atendimento é agilizado. Assim que uma pessoa entra em contato, as respostas automáticas permitem que o usuário tenha algum parecer imediato, sem a necessidade de esperar muito tempo pela resposta de algum atendente.

  1. Integração com CRM

Como falamos, o comercial crm e os chatbots possuem semelhanças entre si, e também podem funcionar conjuntamente. 

Uma das principais funções do sistema de gestão de relacionamento com o cliente é ajudar na gestão dos consumidores, mediante aos dados registrados no software. 

Com esse sistema, todas as informações sobre os clientes são registradas, permitindo um atendimento personalizado. Com o trabalho em conjunto com os chatbots, aumentam as informações e os registros, capacitando ainda mais as estratégias de crm online gratis.

  1. Vendas

 

Os chatbots podem impactar diretamente nas vendas. 

Isso ocorre pois, como o atendimento é agilizado e personalizado, aumentam as chances dos clientes se sentirem confortáveis e acolhidos. Com isso, eles acabam se interessando ainda mais pela empresa e podem consumir cada vez mais produtos.

  1. Menos custos

Apesar de ser uma importante tecnologia, os custos desse software não são necessariamente expressivos. 

Além disso, os chatbots acabam diminuindo os custos com outros canais de atendimento, como SAC, telefones, manutenção, quantidade de profissionais, entre outros custos que podem ser reduzidos consideravelmente. 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.