Certidão de casamento
Uncategorized

Certidão de casamento: confira os diferentes tipos e suas particularidades

Oficializar a união civil é o primeiro passo em todo o processo do casamento. Para mudar o seu estado civil, é necessário produzir a certidão de casamento no cartório devido. Contudo, não existe apenas um tipo de certidão.

O modelo que mais conhecemos é a certidão simplificada, que traz as principais informações da união. Porém, existe também a certidão de inteiro teor, a averbada e até mesmo a negativa.

Por isso, prossiga com a leitura do artigo e entenda um pouco mais sobre os diferentes tipos desse documento civil!

Antes de tudo, o que é a certidão de casamento como conhecemos?

“A certidão de registro civil é o principal documento utilizado para comprovar a sua união matrimonial em situações jurídicas.”

A certidão de casamento é um documento civil, produzido num Cartório de Registro Civil, que oficializa a união matrimonial. Nela, são registradas informações como:

  • Dados dos noivos;
  • Filiação;
  • Data da celebração;
  • Possíveis anotações e averbações.

Dessa forma, essa certidão de registro civil é usada em diferentes processos jurídicos que precisam da confirmação do seu estado civil.

E para que serve a certidão de casamento?

A certidão de casamento tem como objetivo primordial comprovar a oficialização do casamento civil. Como comprovante do seu estado, ela é utilizada em processos jurídicos como:

  • Aquisição de imóvel;
  • Venda de bens;
  • Registro de recém-nascido;
  • Entre outras questões civis.

Dessa maneira, a certidão de casamento tem diversas funcionalidades e benefícios em seu uso. Portanto, existem alguns tipos que precisam ser conhecidos. 

Quais são os tipos de certidão de casamento?

Entendido o que é e para que serve a certidão, vamos finalmente conhecer os seus diferentes tipos. Eles são 4:

Desse modo, conheça de uma maneira aprofundada um pouco mais sobre cada um dos tipos de certidão de casamento. 

Certidão de casamento simplificada

A certidão simplificada é o modelo padrão utilizado na impressão de certidões no Cartório de Registro Civil. Nela, consta uma versão resumida das informações registradas no livro de registros do cartório.

Certidão de casamento de inteiro teor

A certidão de inteiro teor trata-se de um modelo que carrega todas as informações presentes no livro de registros, sendo então uma reprodução integral. Ela pode ser uma cópia reprográfica ou digitada.

A cópia reprográfica trata-se de uma xerox do livro de registros, sendo então uma reprodução direta das informações. Já a digitada trata-se de uma reprodução realizada em uma nova folha, com todas as informações digitadas.

Certidão de casamento averbada

Averbação é o ato de modificar alguma informação presente no livro de registros do cartório. Por exemplo, o divórcio é uma alteração no estado civil que deve ser averbada na certidão de casamento.

Dessa forma, a certidão de casamento averbada é um documento emitido após a alteração (ou averbação) no cartório. Ela é um papel autenticado que pode ser utilizado para comprovar o seu novo estado civil, regime de bens ou outra alteração.

Certidão negativa de casamento

A certidão negativa de casamento é um documento que demonstra que nada consta na busca dos arquivos em cartório, ou seja, não há pendências matrimoniais.

Como tirar a certidão de casamento de forma simples?

Para começar, você deve solicitar a habilitação de casamento civil, que leva à emissão da certidão. Ambos são solicitados no Cartório de Registro Civil, sendo necessário apresentar os seguintes documentos:

Para solteiros: certidão de nascimento, comprovante de residência, duas testemunhas e RG. Para divorciados: certidão do casamento anterior e averbação do divórcio. 

Para viúvos: certidão de casamento e certidão de óbito do cônjuge. Para estrangeiros: certidão consular ou de nascimento original, que deve ser carimbada por autoridades do consulado no Brasil. Também é possível solicitar a certidão de casamento digital em plataformas online!

Conclusão

Agora que conhece os diferentes tipos de certidão de casamento, não vai mais ficar confuso na emissão. Entendendo a funcionalidade de cada um, você sempre saberá qual solicitar para a sua situação jurídica!