Justiça Notícias

Câmara votará hoje 2ª denúncia contra Temer, Eliseu Padilha e Moreira Franco

O plenário da Câmara dos Deputados vota, nesta quarta-feira (25), a denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral), acusados de organização criminosa e de obstrução de Justiça.

Os deputados debaterão o parecer da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), cujo relator foi o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que recomenda a rejeição da denúncia. Na última quarta-feira (18), a CCJ aprovou por 39 votos a 26 o relatório favorável a Temer. Para o relator, a denúncia não comprova os crimes de obstrução de Justiça. Andrada alega existir uma “criminalização da política” no conteúdo da denúncia, pois ações como nomeação de ministros foi apontada como prova de ilícito.

Para autorizar o STF (Supremo Tribunal Federal) a prosseguir com o processo contra Temer e seus dois ministros é necessário que, ao menos, 342 deputados (dois terços da Casa) votem contra o parecer de Andrada (por meio do voto “não”).

Caso esse patamar não seja atingido, a denúncia é interrompida e arquivada até o final do mandato do presidente — quando Temer deixar o Planalto, será retomada. A sessão na Casa só poderá ser aberta com 51 deputados na Câmara. O relator Bonifácio de Andrada e os advogados de Temer, Padilha e Moreira Franco têm até 25 minutos cada um para falar. Cada parlamentar inscrito poderá falar por até 5 minutos. Geralmente, as falas são alternadas entre os favoráveis e os contrários ao parecer.

Após quatro oradores falarem, dois contrários e dois favoráveis ao afastamento, poderá ser apresentado requerimento de encerramento de discussão, uma vez que, no mínimo, 257 parlamentares tenham registrado presença.

A votação, por sua vez, só será iniciada quando tiver a presença de 342 deputados. Eles serão chamados para a votação em ordem alfabética, por Estado, alternando do Norte para o Sul e vice-versa.

Parlamentares da base aliada de Temer dizem acreditar que o peemedebista deverá ter “entre 260 e 270 votos”. Nesta segunda-feira (23), o presidente recebeu 13 deputados e três ministros em um jantar no Palácio da Alvorada, em Brasília, para analisar detalhadamente os prováveis votos de cada parlamentar.

Relembre a denúncia

Em setembro deste ano, o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou uma denúncia em que acusa Temer e seus ministros por formação de quadrilha e obstrução de Justiça.

De acordo com relatório do MPF (Ministério Público Federal), os integrantes do PMDB arrecadaram propinas, estimadas em R$ 587 milhões. O Palácio do Planalto, por sua vez, nega todas as acusações.

No total, nove pessoas foram denunciadas por Janot: Temer, Padilha e Moreira Franco, que têm foro privilegiado; os ex-deputados Eduardo Cunha, Geddel Vieira Lima, Henrique Eduardo Alves e Rodrigo da Rocha Loures; o empresário Joesley Batista e o executivo Ricardo Saud, ambos da J&F.

FacebookGlobo Expresso.Com TwitterGlobo Expresso.Com