brinde de volta às aulas
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Brinde de volta às aulas: por que aderir essa técnica?

Um dos aspectos mais importantes da atualidade é o fato de que o marketing tem se tornado cada vez mais relevante, seja qual for o segmento. Um exemplo disso é o do recurso de brinde de volta às aulas, que é relativamente uma novidade.

Lembrando que sempre houve escolas particulares e demais instituições de ensino querendo atender bem seus alunos, e de certo modo, seus responsáveis, que são os pagantes e os verdadeiros clientes da instituição, no sentido comercial do termo.

Mas, acontece que muitos anos e décadas atrás a concorrência não era tão grande quanto a atual, o que aliás não se limita às escolas. 

Para confirmar isso, é só entrar no Google e pesquisar por algo como higienização de cadeiras de escritório.

Em poucos segundos surgem centenas ou mesmo milhares de resultados. Se você pesquisar pelo celular ou smartphone, ainda vão aparecer as opções mais próximas de você, com recurso de mapa e de GPS para levá-lo até lá.

No caso das instituições de ensino, vale a mesma regra, já que em geral elas são um tipo de serviço que exige a presença física, ou seja, o estabelecimento no sentido clássico do termo. Já existe o Ensino a Distância (EaD) no Brasil, mas ainda é a minoria.

De qualquer modo, mesmo que estivéssemos falando do EaD, a concorrência nesse modelo de negócio também é consideravelmente grande, por conta do universo digital. É justamente aí que entra o diferencial do brinde de volta às aulas.

Trata-se de uma estratégia de marketing, lembrando que as escolas também precisam pensar nesse tipo de tática. 

Afinal, todo negócio que lida com caixa e com entrada e saída de importâncias, precisa pagar suas contas, o que depende de clientes.

Lembrando que há uma diferença intrínseca entre falar de uma empresa que faz limpeza de cadeiras estofadas e outra que alfabetiza e educa crianças. 

Mas, isso impacta apenas a missão, a visão e os valores do negócio, ou mesmo sua filosofia de trabalho.

Já em termos práticos, ambos os negócios são igualmente importantes, e por isso mesmo precisam pensar em recursos por meio dos quais captar mais clientes, e lógico, fidelizá-los também, de maneira a tornar o negócio sólido e sustentável.

Inclusive, hoje qualquer empresa precisa pensar em termos de sustentabilidade e até de escala, que é o que permite que aquele negócio cresça e seja replicado. Uma escola, por exemplo, pode virar uma rede e contar com várias unidades.

Tanto que se você pretende fazer isso com ajuda de um banco credor ou de um fundo de investimento, vai precisar comprovar por meio de fluxos de caixa e de um plano de negócios que você é capaz de fidelizar seus alunos e trazer novos clientes.

Nesse sentido, os brindes de volta às aulas podem ir desde algo simples como um caderno ou uma agenda, até objetos mais elaborados como uma bolsa ecobag personalizada. Tudo depende do ticket médio que a escola aplica, como veremos abaixo.

Também é por isso que decidimos elaborar este texto, mostrando em detalhes como uma estratégia relativamente simples e relativamente nova pode mudar radicalmente a realidade de uma escola, melhorando e muito seus resultados.

Sendo assim, se o seu interesse enquanto leitor é compreender de uma vez por todas esses elementos, e já começar a desenhar suas próximas estratégias de curto e longo prazo ligadas a brinde, então basta seguir até a última linha do texto.

Os brindes e a customização

Todo mundo que tem empresa, ou que trabalhou na área de comunicação e marketing, já deve ter ouvido falar na frase que afirma que “quem não é visto, não é lembrado”.

Isso tem a ver com uma grande verdade que é a de que é preciso causar boas lembranças no seu público ou clientela

Tanto que hoje em dia as empresas nem falam mais em soluções como a simples venda de um produto ou prestação de um serviço.

Pelo contrário, o que elas buscam é gerar uma experiência positiva, permitindo que cada um se sinta único e tenha algo realmente customizado para si mesmo.

Portanto, customização é a palavra da vez, como sinônimo de personalização e de tudo aquilo que torna a compra ou contratação da pessoa algo único, irreplicável.

Alguns ainda podem se perguntar sobre quando se trata de um serviço, que realmente é o que mais causa dúvidas e desafios, como uma empresa de lavagem a seco ou no próprio caso das escolas e instituições de ensino, que entram na mesma classificação.

É verdade que se trata de algo mais desafiador do que simplesmente vender um produto, que o cliente geralmente compra, paga e vai embora, para não voltar mais (a não ser que surja algum problema ligado à solução prestada, é claro).

Porém, mesmo que mais desafiador, trata-se de algo perfeitamente possível de ser feito, e inclusive algo muito importante e que pode fazer toda diferença. 

O maior exemplo de customização de serviço deve ser o de agenda em termos de horários.

Portanto, se você der ao cliente opções de escolher o horário em que ele quer desfrutar das aulas, com certeza vai conseguir mais clientes. 

Quem faz muito isso são as escolas de inglês, pois hoje em dia todos estão na correria e deixam de estudar por isso.

O mesmo vale para as seguintes instituições de ensino:

  • Escola de línguas;
  • Faculdades;
  • Cursos técnicos;
  • Escolas comuns;
  • Cursos livres;
  • Cursos a Distância.

Enfim, são várias as modalidades que têm pensado cada vez mais nisso, tornando as agendas mais flexíveis com horários personalizados ou turnos mais diversificados.

É nesse mesmo sentido que os brindes de volta às aulas podem fazer toda diferença, pois eles também podem ser customizados, e com isso, conseguirem mais aprovação dos alunos e clientes em geral.

Mais vantagens e benefícios

Além da customização e do modo como isso atrai os alunos e clientes, podemos falar de outros benefícios que os brindes de volta às aulas incluem, reforçando mais ainda a questão sobre por que aderir essa técnica.

Um dos principais é da propaganda gratuita que isso gera, pois a pessoa tende a ostentar o que ganhou para todos que ela conhece, e isso funciona exatamente como uma indicação.

De fato, quando uma loja de aluguel impressora laser colorida dá um chaveiro com o logotipo da sua própria marca, e depois a pessoa mostra para alguém, é como se ela estivesse dizendo “Compre nesta loja, pois eu confio neles”.

Esse é o efeito mais prático e mais profundo que esse tipo de estratégia causa. Outro gatilho que os brindes ativam é o da reciprocidade, pois os alunos ficam gratos e, com isso, se sentem devedores, querendo fazer um bem também para a instituição.

Os brindes tradicionais

Quando o assunto é colocar a mão na massa, um brinde de volta às aulas que não pode faltar é o de agenda e marcador de páginas, que tem tudo a ver com os estudos.

De fato, assim como a recepcionista de uma loja de aluguel de maquina de xerox precisa de uma agenda para não se perder, um aluno também precisa organizar suas matérias do semestre, os dias de prova, os livros a serem lidos e daí em diante.

Essa pode ser a diferença entre tirar um bom proveito dos meses e aulas que se seguirão, ou ficar de lado. 

O marca página vai na mesma linha, pois também estimula e até lembra a necessidade da leitura, algo básico no universo escolar.

Os squeezes personalizados

Um artigo que se popularizou bastante nos últimos anos é o squeeze, que remete a uma garrafa de água, só que bem mais estilizada.

Inclusive, algumas são térmicas e permitem colocar várias bebidas, não apenas a água. 

Por isso, uma empresa que faz brindes, sejam calendários, chaveiros ou troféu de acrílico personalizado, precisa fazer também esse artigo diferenciado.

Quando a escola presenteia com ele logo no retorno às aulas, já pode estabelecer uma relação diferenciada no começo do ano letivo, reforçando os laços pelo resto do período.

Bônus: questão de higiene

Por fim, um último tema que queremos trazer é o da questão da higienização pessoal, que depois da crise da pandemia de 2021 ganhou muita importância.

Tanto que todas as empresas precisaram trabalhar com máscara e seguir protocolos, como uma firma de  aluguel de compressor na hora de entregar o item para seus clientes.

No caso das escolas, é possível pensar, por exemplo, no álcool em gel. Hoje existem soluções em versão mini, que permitem presentear como brindes de volta às aulas.

Além de criar toda a conexão descrita acima, neste caso você ainda mostra uma preocupação maior no tocante à própria saúde e integridade física dos alunos.

Considerações finais

Portanto, hoje em dia qualquer empresa precisa agradar e beneficiar seus clientes, ou vai acabar perdendo eles para a concorrência, seja uma indústria ou uma escola.

No segundo caso, a entrega de brindes de volta às aulas é algo que pode fazer toda diferença, por isso, acima aprofundamos os motivos por que aderir a essa estratégia, dando dicas de como fazer isso na prática do dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.