Brasil perdeu para a China no dramático tie-break pela Copa dos Campeões
Em uma partida sensacional e cheia de alternâncias, a seleção brasileira feminina de vôlei acabou derrotada pela China por 3 a 2 (20/25, 12/25, 25/20, 25/23 e 17/19) nesta quarta-feira em Tóquio, abrindo a segunda rodada da Copa dos Campeões de Vôlei. Depois de um início irreconhecível, o time comandado por José Roberto Guimarães se recuperou das quedas nos dois primeiros sets e levou o duelo para o tie-break. As meninas chegaram a ter dois macht points nas mãos (16/15 e 17/16)), porém perderam a parcial decisiva por 19/17.
Com folga na quarta-feira, a competição disputada no Japão volta com tudo na quinta. Em busca da reabilitação de sua segunda vitória (estreou batendo as russas), o Brasil duela com as anfitriãs a partir das 07h15 (horário de Brasília), encerrando a jornada que terá também EUA x Rússia e China x Coreia do Sul.
Também vencedoras na rodada inaugural (superaram os Estados Unidos igualmente por 3 a 1), as chinesas mostraram sua força já no início do embate desta quarta. Muito equilibrado e com a tradicionalmente forte defesa, o selecionado oriental dominou as ações e fechou a primeira parcial por 25/20. O segundo set, então, foi um vareio chinês. Com a seleção do Brasil sem conseguir se encontrar em quadra, a China massacrou, liquidando a fatura em impensáveis 25/12 (mesmo placar de uma das parciais do triunfo brasileiro sobre as russas na estreia. Sob o risco de uma acachapante derrota, as meninas retornaram com tudo para o embate e reagiram de forma contundente. Mais ligadas, partiram para cima e se impuseram, fazendo 25/20 e voltando para o jogo em Tóquio.
Parecendo se reencontrar, o Brasil aumentou a pressão e começou melhor o quarto set. Aos poucos, porém, o ótimo time chinês igualou as ações e passou à frente (7/5 e depois 12/9). Seguindo na briga, a seleção nacional não deixava as rivais abrirem. Buscou o empate em 16/16, virou para 20/19 e venceu de forma sensacional a parcial por 25/23, levando a disputa para o tie-break.
As brasileiras iniciaram melhor a parcial decisiva, chegando a abrir distância. As orientais, entretanto, foram buscar, tornando o final emocionante. A China fez 15/14 e ficou a um ponto de fechar a partida. As meninas de Zé Roberto, no entanto, deram o troco, conseguiram 16/15 e 17/16, chegarando a dois match points, mas não conseguiram matar o jogo e acabaram perdendo o set por 19/17 e o duelo para as fortíssimas chinesas. O Brasil começou com Roberta, Gabi, Bia, Natália, Tandara e Carol, além da líbero Gabi. Assim como no triunfo sobre a Rússia, Tandara foi a melhor anotadora brasileira (23 pontos). Pelos lados da China, destaque maior para a espetacular Ting Zhu e seus 33 pontos assinalados.